O que é um Modelo de Negócio

O que é um modelo de Negócio?

Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse alguns segundo nisso. É provavél que você tenha pensando que modelo de negócio é a forma como uma empresa faz dinheiro.

E tudo bem se você pensou assim, cerca de 80 a 90% das pessoas pensam desta mesma maneira. Este artigo vai lhe mostrar que um Modelo de Negócio não é o modelo de receita. É muito mais do que isso.

Curso Business Model Canvas

O que é um Modelo de Negócio?

De forma resumida, um Modelo de Negócio descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor de uma organização. Vamos entender que nessa frase existem três aspectos fundamentais de um modelo de negócio.

O que é um modelo de negócio?

Esses três aspectos são atividades-chave de qualquer modelo de negócio: criação, entrega e captura de valor. Esses três elementos fazem parte de um modelo de negócios conceitual. Se olharmos para a indústria de mídia impressa no início do século vinte, como isso era feito? Como essas empresas de mídia criavam valor?

Eles tinham jornalistas que escreviam artigos e produziam jornais. Como elas entregavam esse valor? Eles imprimiam jornais fisicamente e tinham uma rede de entregas até os leitores. E como elas capturavam valor? Eles tinham empresas que anunciavam em espaços publicitários nos jornais

O que é um modelo de negócio?

E como empresas no século 21 fazem isso nos dias de hoje?

Podemos ver que é a mesma estrutura de modelo de negócio, criar, entregar e capturar valor. Porém é feito de uma forma diferente. Ao invés de ter repórteres criando valor, nós, usuários criamos valor, nós criamos contéudo. Esse valor é entregue via redes sociais que fucionam como o veículo de distribuição. E o valor é capturado via anúncios ou a oferta de espaço publicitários e seus cliques.

O que é um modelo de negócio?

O processo é o mesmo, mas obviamente foi atualizado e inovado para se encaixar com a tecnologia e comportamento do século 21.

70% de Desconto no Super Combo do Analista

Se olharmos agora para o exemplo de um mercado no século 20, ele criava valor por acumular produtos de diferentes produtores em um único lugar.

Eles entregavam valor ao permitir que indivíduos e famílias comprassem os produtos neste local em quantidades menores, mais adequadas às suas necessidades de consumo. E eles capturavam valor no caixa.

O que é um modelo de negócio?

Hoje em dia, no século 21, continua sendo o mesmo processo, mas empresas como a Cheftime estão revolucionando a forma como você faz compras e como prepara suas refeições em casa. A Cheftime cria valor ao pensar no seu cardápio semanal, com alimentos balanceados, incluindo as receitas detalhadas e os insumos necessários. Eles entregam valor ao entregar em sua casa tudo isso organizado dentro de uma caixa. E capturam valor online através de seu cartão de crédito em um modelo de assinatura.

O que é um modelo de negócio?

Novamente, o processo é o mesmo, criar, entregar e capturar valor, mas é a forma como ele é feito é que mudou. E é disso que a inovação em modelos de negócios trata e nós vamos aprender ao longo do curso.

Então, para realmente enfatizar, tudo gira em torno de valor. Não é dinheiro, é valor. Como nós criamos, entregamos e capturamos valor.

O que é um modelo de negócio?

Quando se trata de modelagem de negócios, essa equação aqui é fundamental. Nós temos que criar mais valor do que nós capturamos, temos que capturar mais valor do que nos custa para entregar esse valor. Um modelo de negócios só vai ser sustentável se essa equação for verdadeira.

O que é um modelo de negócio?

E o interessante é que quando olhamos o tema inovação em modelos de negócios, nós podemos inovar em cada um desses quesitos. Apesar de muitas pessoas pensarem apenas no modelo de receitas.

Alexander Osterwalder bem observou em sua tese:

“Hoje, inúmeros modelos de negócios inovadores estão surgindo. Indústrias inteiramente novas estão se formando enquanto as antigas se desintegram.”

O que é um modelo de negócio?

Modelo de Negócio = Sucesso ou Fracasso

Existe uma tendência de achar que casos de sucesso são exemplos do que funciona. Então basta copiá-los.

Mas fazer isso sem pensar é dar um grande tiro no pé. É equivalente a deixar de investir tempo no principal motivo pelo qual empresas se tornam bem sucedidas. E também o principal motivo pelos quais elas morrem.

Um estudo recente levantou em 193 posts os principais motivos pelo quais startups morrem. Esses posts foram escritos pelas próprias empresas ou por seus fundadores listando o que levaram sua startup ao fracasso.

Advinha o motivo número 1 para o fracasso?

Porque Startups Fracassam

Modelo de Negócio inviável foi a principal resposta.

Por isso, enquanto empreendedor, sempre me preocupei em investir muito tempo nas estratégias que formariam o modelo das minhas empresas.

Mas como fazer isso?

Modelo de Negócio = Arte

Modelo de Negócio é Arte

No livro The New New Thing, o autor Michael Lewis define Modelo de Negócio como “um termo da arte”.

E como a arte em si, Modelo de Negócio é uma dessas coisas que muitas pessoas dizem saber do que se trata, mas não sabem definir muito bem o que é.

Já para Joan Magretta, autor do famoso artigo da Harvard Business Review conhecido como “Porque Modelos de Negócios são Importantes“, diz que um Modelo de Negócio é uma história que empresas e empreendedores contam.

Ambos autores deixam claro que um modelo é fruto de inspiração e criatividade.

Mas, assim como o lado direito do cérebro, ele esta sujeito a muita subjetividade e má interpretação.

Modelo de Negócio = Business Model Canvas

Foi por isso que o Business Model Canvas, criado por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur se tornou a maior referência quando se trata de Modelo de Negócio.

O próprio termo “canvas” que, em português, significa “tela” faz uma excelente referência ao que mencionei logo acima.

Porém, ao adotar os nove blocos e organizar a tela, o Business Model Canvas trouxe para equação as características do lado analítico do cérebro, mais científico e objetivo.

lado esquerdo lado direito do cerebro

E foi por causa do Business Model Canvas que comecei a analisar modelos de negócios e acabei me viciando, conforme conto aqui! 😉

E é dessa análise que surgem novas idéias, que estratégias aplicadas em um setor inspiram outros, que são mixadas e combinadas de outras formas.

Não deixe de conferir todos os modelos analisados até agora clicando aqui.

Mas e para você? O que é um modelo de negócio? Comente comigo.

Curso Business Model Canvas
-38%
R$79 R$49
-14%
R$150 R$129
-34%
R$149 R$99

14 thoughts on “O que é um Modelo de Negócio

  1. Bruna says:

    Olá, adorei o texto e espero poder acompanhar mais suas postagens.
    Realmente, o Business Model Canvas é uma forma mais compacta e criativa de projetar um modelo de negócio.

  2. Geilson says:

    Olá Daniel, acompanho o site desde 2018 e tem sido um grande inspiração. Uma pergunta: uma empresa que vende cartas de consórcio contempladas se enquadra em qual modelo? Obrigado!

    • Daniel Pereira says:

      Oi Geilson, tudo bem? Muito obrigado! Para eu conseguir te responder isso preciso saber mais detalhes da operação do negócio. Como funciona uma empresa assim? De quem ela compra as cartas contempladas? Abraços!

  3. Luciano Gadelha says:

    Daniel! Parabéns pela “sacada”… De fato, você consegue transmitir bastante conhecimento e esclarecimento, tanto para quem deseja iniciar um empreendimento, como para quem já empreende há muito tempo. Visto que, todas essas nomenclaturas que fazem parte do universo das startups são simplificadas de forma fantástica aqui no seu site. Pois, como você mencionou, a gente sempre ouve esses termos, mas não temos consciência do seus verdadeiros significados. Estou iniciando uma segunda startup e o conteúdo disponibilizado aqui está ajudando-me de forma extraordinária!! Mais uma vez… PARABÉNS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.