Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos autores o mencionavam sem explicitar do que exatamente falavam. E foi exatamente pensando nisso que o consultor suíço Alexander Osterwalder começou a desenvolver sua tese de doutorado que daria origem ao Business Model Canvas.
Alexander percebeu que definir o termo não seria suficiente. Era necessário criar algo que incentivasse a inovação, a prototipação e co-criação (criação colaborativa).
Utilizando-se, assim, de conceitos de design thinking, Alexander começou com um simples gráfico feito em powerpoint que anos mais tarde se tornaria uma bela tela (canvas) separada em nove blocos.
Esta tela foi responsável por criar uma revolução na maneira como empreendedores e empresas passaram a pensar em novos negócios ou novos produtos.
Seu próprio livro se intitulou Business Model Generation (Geração Modelo de Negócios). E, de fato, criou toda uma nova geração de empreendedores!
Índice
O Business Model Canvas
À primeira vista o Business Model Canvas parece um simples diagrama. A facilidade de análise que ele traz só passa a ser realmente compreendida à medida que começarmos a visualizar exemplos e a utilizá-lo em nosso dia-a-dia.
Considero imprescindível dizer que o canvas foi desenvolvido em conjunto com mais de 200 consultores de todo o mundo. Sim, o processo de criação do canvas em si foi colaborativo!
Alexander Osterwalder aproveitou a tendência de co-criação das redes sociais, criou engajamento ao redor de uma nova teoria de administração e chamou outros respeitados consultores e empresários do mercado para se sentirem donos e ajudarem a espalhar o canvas.
Um Business Model Canvas permite que todo o negócio seja visualizado em uma única página (ou slide).
Isso significa que não é mais necessário percorrer um documento cheio de texto e alguns números, passando página por página para compreender as diferentes estratégias definidas.
Outro excelente aspecto é que o Business Model Canvas permite que você visualize o “encaixe estratégico” que existe entre diferentes áreas. Documentos textuais não permitem esse tipo de análise.
Com menos texto, criar em conjunto com outras pessoas se torna um processo divertido e intuitivo. Basta pegar uma caneta e post-its para sair rabiscando e jogando suas idéias no canvas.
É esta facilidade de prototipação que permite que novos negócios sejam analisados mais rapidamente e em várias versões diferentes.
Os Blocos do Business Model Canvas
Vamos agora compreender cada um dos nove blocos.
Segmento de Clientes
O primeiro passo do preenchimento do Business Model Canvas é o bloco de segmentos de clientes. Precisamos destacar dois aspectos importantes que justificam isso:
1) A palavra “segmento” possui implícita que se trata da escolha de uma fatia do mercado. Em outras palavras, é necessário que você defina um nicho de clientes. A famosa afirmativa “quem vende para todo mundo, não vende para ninguém” é levada a sério no Business Model Canvas.
2) Um negócio deve ser desenvolvido a partir da perspectiva do cliente. Percebeu que o bonequinho olha para o canvas? Pois é, de nada adianta ter uma boa idéia se você não enxerga por meio dos olhos de quem vai pagar pelo produto / serviço que você irá entregar.
Oferta de Valor
O segundo passo é definir a oferta de valor do seu negócio. Entenda que “valor” neste caso significa “benefício”. Portanto, é fundamental que você saiba explicitar quais são estes benefícios que seus produtos (ou serviços) entregam para os seus clientes.
Por exemplo, se o seu produto é um sistema financeiro, sua oferta de valor deverá ser “seu financeiro redondo em apenas 30 minutos por semana”. É claro que isso vai depender de seu sistema. Você pode ter inúmeros benefícios, mas tente resumi-lo em uma única frase.
Essa reflexão também é fundamental para que você analise seus diferenciais frente a seus concorrentes.
Canais
Canais descrevem quais os caminhos pelos quais a empresa comunica e entrega valor para o cliente. Podemos dizer que pela perspectiva do antigo marketing (os 4 Ps), canais representa o “P” de Praça e o “P” de Promoção.
Os canais podem ser de comunicação, vendas e distribuição do produto. Ou seja, qualquer tipo de interface da empresa com o cliente. Servem para que o segmento definido possa tomar conhecimento e avaliar a proposição de valor do produto, efetuar a compra e uso do mesmo.
É muito importante verificar que este bloco demonstra graficamente a importância do encaixe estratégico em um Business Model Canvas.
Relacionamento
O bloco do relacionamento descreve estratégias que evitam que seus clientes corram para o concorrente por questões como “preço mais baixo”. Definir boas estratégias de relacionamento é difícil, porém fundamental para a retenção de clientes.
Muitas empresas start-ups adotam um relacionamento baseado em “auto-atendimento”, pelo qual o cliente resolve quase tudo sozinho. No entanto, algumas empresas já perceberam que investir num alto nível de atendimento garante destaque e maior lucratividade.
Fontes de Renda
Para fechar o lado direito do Business Model Canvas, as fontes de renda é o bloco que determina a maneira como o cliente pagará pelos benefícios recebidos.
Há uma série de modelos de receita que podem ser adotados. Alguns exemplos são: venda de produtos, assinatura, aluguel, licença, leilão, etc. Para uma lista completa, veja esse post sobre 12 Formas de Ganhar Dinheiro.
O fluxo de receitas é atualmente uma das grandes fontes de inovação. Por exemplo, inúmeras empresas estão transformando seus mercados ao cobrar por assinatura ao invés de por diária e alguns restaurantes passaram a cobrar por tempo de permanência ao invés de cobrar por prato ou por quilo.
Recursos-Chave
O primeiro bloco do lado esquerdo é o de recursos-chave, que são os ativos fundamentais para fazer o negócio funcionar. Aliás, todo o lado esquerdo está relacionado à parte operacional do negócio.
Esse bloco deve ser limitado a descrever o que realmente importa dentro dos ativos de sua empresa. Por exemplo, em uma siderúrgica os recursos-chave são o forno (caldeira) e o laminador.
Alguns exemplos de recursos são: ativos físicos, como máquinas ou instalações, intelectuais, como patentes, recursos humanos, como equipe de programadores ou atendimento, etc.
Atividades-Chave
De forma complementar ao recursos-chave, as atividades-chave devem tratar das atividades mais importantes que a empresa deve fazer de forma constante para que o negócio funcione corretamente. Se uma empresa possui uma plataforma web como recurso-chave, muito provavelmente terá como atividade-chave a manutenção desta plataforma.
Alguns exemplos de atividades são: Produção de Bens, Resolução de Problemas, Gestão de Plataformas, Vendas Consultivas, Desenvolvimento de Produtos, etc.
Parcerias-Chave
Parceiros-chave no Business Model Canvas refere-se primordialmente a terceirizações (fornecedores). Como dito anteriormente, o lado esquerdo trata de quesitos operacionais, portanto o bloco parcerias lista outras empresas que ajudam seu negócio a entregar a oferta de valor.
Qualquer tipo de tarefa ou matéria-prima essencial fornecida por outra empresa e que garante o funcionamento do negócio deve ser listada neste bloco.
Estrutura de Custos
O último bloco do modelo descreve todos os principais custos que têm peso no financeiro e são derivados da operacionalização do negócio.
Eles serão provavelmente oriundos dos blocos de recursos, atividades e parcerias-chave. Porém, também será possível que custos de canais sejam considerados como, por exemplo, comissão de vendedores.
Vamos aproveitar agora e responder algumas das perguntas mais frequentes sobre o Business Model Canvas
Canvas como montar
Para montar um canvas é preciso seguir o passo a passo de desenvolvimento dos 9 blocos de construção do Business Model Canvas descritos acima seguindo uma ordem do seguinte gráfico:
Canvas como fazer
Para fazer o Canvas é importante reunir profissionais de diferentes perfis em um workshop que utilize o canvas impresso e usando post-its para que a geração de idéias não seja limitada. Veja um posto completo sobre isso aqui: canvas como fazer
Canvas como funciona
O Canvas é uma ferramenta visual que funciona através da prototipação de idéias e ajuda como base para testar hipóteses que podem levar a modelos de negócios disruptivos.
Canvas como usar
Você deve usar o canvas para prototipar novos negócios e buscar oportunidades de inovação. Ele pode ser também alguma boa ferramenta para ajudar na elaboração de planos de negócios.
Conclusão
O Business Model Canvas é uma ferramenta que rapidamente conquistou o mundo empresarial pela sua simplicidade e praticidade. Qualquer um consegue rapidamente compreendê-lo e utilizá-lo na prototipação de suas idéias, projetos e/ou negócios.
Curso sobre Business Model Canvas
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Download do Business Model Canvas
Aqui no Blog você pode baixar gratuitamente as ferramentas abaixo para criar o seu próprio Business Model Canvas agora mesmo.
Você pode também se interessar pelo Canvas da Proposta de Valor, que é uma ferramenta complementar ao Business Model Canvas.
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gostaria de aprender como usar o canvas
oi Maria Elisabete, tudo bem? Esta nos meus planos criar um curso. Lhe aviso quando lançá-lo!
Elizabeth, lançamos o curso! https://analistamodelosdenegocios.com.br/downloads/curso-desenvolvendo-modelos-de-negocios-com-o-business-model-canvas/
Boa tarde. Eu também tenho interesse no curso.
Obrigada.
Oi Gláucia, legal! Vou lhe avisar quando ficar pronto também. Não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro.
Daniel, Parabéns pelo material, estou me atualizando sobre Business Plan (atividade que fazia há 10 anos) e gostaria de ser informado sobre algum novo material. Forte Abs !!!
oi Key, tudo bem? Muito obrigado. Olha, a melhor maneira de ficar por dentro dos novos materiais é assinando a newsletter do blog, ok? Qualquer dúvida estou a disposição. Abraços!
Daniel, eu também tenho interesse em aprender de como usar o Canvas.
Oi Dayse, você pode aprender tudo sobre o Canvas nesse meu curso aqui: https://analistamodelosdenegocios.com.br/downloads/curso-desenvolvendo-modelos-de-negocios-com-o-business-model-canvas/
foi muito útil este modelo e o material está bem organizado.
Que bom lhe foi útil, Isaías!
ola, gostei muito é um assunto que me interessa muito quero me inteirar nele.
Excelente material, parabéns!
Valeu, Rodrigo!
A facilidade de usa o canvas e diferencial muito bom parabéns.!
Obrigado, Wesley!
GOSTEI DO SEU RESUMO SOBRE BUSSINESS MODEL CANVAS
Que bom, Nilson! Valeu!
Daniel, explicação muito boa, sucinta, direta e objetiva. Parabéns.
Valeu, Paulo!
Parabéns pela forma que foi explicado. Tirou todas as minhas dúvidas de forma fácil e de rápida leitura.
Valeu, Luiz!
Achei muito bom seu material, parabéns
Valeu, Luiz!
Obrigado foi muito útil esse canvas, está perfeito o entendimento.
Valeu, Celia!
Super útil! Usei pela primeira vez na vida e não sou da área de “business” e consegui preencher todos os campos. Muito obrigada por compartilhar esse material.
Oi Daniela, fico feliz em saber que consegui ajudá-la no processo de preenchimento do Business Model Canvas!
Olá, Bom dia.
Muito oportuno o Modelo de Negócios Canvas,
Gostaria de saber mais.
Obrigado. Abraço.
Oi Dimas! Tudo bem? O que mais você gostaria de saber?
Parabéns!!!
Obrigado, Adilson!
Temho uma Mei no ramo de alimentos (temperos) , eate metodo, pois estou com uma idéia de parceria na minha região de entregas.
bom dia gostei muito da explicacao,gostaria de saber se nao tem video de um exemplo qualquer para eu entender melhor.
compts
Oi Madalena, vou preparar um vídeo e eu te mando quando ficar pronto, ok? Abraços!
seja a areá que estiver cursando,sempre é valido o conhecimento em empreender e novos negócios , tanto para abrir , ter estratégias , uma visão diferente e futurista de sua areá de atuação.
Isso mesmo, Igor!
Daniel
Muito original, empático e sem “visitas” irritantes donde apetece fugir imediatamente
Teresa
Oi Teresa, muito obrigado!
Nosso me ajudou muito, ótima explicação.
Valeu, Francisco!
Parabéns pelo artigo, muito bem organizado!
Oi! Gostaria das refências que foram usadas para escrever o texto. Seria possível me passarem? Grato!
Oi Nícolas, tudo bem? A maior parte delas veio do Business Model Generation!
Na primeira foto, a qual contém o modelo canvas, o símbolo do fluxo de receita está igual ao de segmento de clientes. Acho que passou despercebido. Espero que seja corrigido.
Oi Gabriel, obrigado pelo feedback. Imagem corrigida!
Olá Daniel
Estou começando um negocio de soluções em design para pequenas empresas.
Seu exemplo foi de grande auxilio.
Que bom, Edso! Boa sorte!
Adorei o post e todos os blocos relacionados a cada etapa do BMC, ajudou muito! Obrigada!!
ho ho ho papai noel cheg-ou
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