O que é o Lean Canvas

O que e o Lean Canvas

O Lean Canvas é uma ferramenta criada por Ash Maurya com base no Business Model Canvas, porém substituindo 4 dos 9 blocos originais para trabalhar aspectos de maior risco na criação de Startups.

Maurya diz que foi exposto pela primeira vez ao Business Model Canvas pelo livro de Alex Osterwalder: “Business Model Generation”. Apesar de ter gostado muito do livro, ele considerou a abordagem do canvas como “muito simples” para empresas nascentes.

Curso Business Model Canvas

Muitos dos exemplos do livro ilustram modelos de negócios de empresas bem sucedidas como a Apple e o Skype. Mas Maurya estava interessado no “aprendizado” que levou essas empresas até os seus respectivos modelos de sucesso e não no modelo final atingido.

Graças ao contato com o conceito teste de hipóteses descrito por Steve Blank em seu livro “Do Sonho a Realização em 4 passos“, e o Lean Startup, criado por Eric Ries, Maurya criou o chamado Lean Canvas e que mais tarde deu origem ao seu livro Running Lean.

O que é o Lean Canvas

O Lean Canvas é uma ferramenta baseada no Business Model Canvas que tem maior ênfase em hipóteses que precisam ser validadas cedo na vida de uma startup. Um dos exemplo dessa ênfase é a necessidade de encontrar o encaixe entre o problema de um mercado e a solução oferecida pela startup, ao invés de se preocupar com estratégias de relacionamento ou de parcerias.

Veja abaixo como é o quadro do Lean Canvas:

Lean Canvas em Portugues

Como Funciona o Lean Canvas

O Lean Canvas funciona com os seguintes blocos

  • Problema: Uma descrição breve sobre os top 3 problemas que sua startup quer resolver.
  • Segmento de Clientes: Quem são os clientes da sua startup? Eles podem ser melhor segmentados? Se você tiver mais de um tipo de cliente, o autor recomenda que você crie um lean canvas para cada um deles.
  • Proposta de Valor Única: Qual é o slogan do seu produto ou a principal característica que torna o seu produto diferente e merecedor do dinheiro dos clientes?
  • Solução: Qualé o menor conjunto de funcionalidades (MVP) que entrega a proposta de valor única descrita acima?
  • Métricas-Chave: Descreva as principais ações e métricas que suportam a geração de receitas ou retenção de clientes.
  • Canais: Faça uma lista de canais gratuitos e pagos que sua startup usa para atingir seus clientes.
  • Estrutura de Custos: Faça uma lista de todos os custos fixos e variáveis que sua startup possui.
  • Fluxos de Receita: Identifique o seu tipo de modelo de receita – assinatura, anúncios, freemium, e determine as premissas para indicadores como Life time value, margem bruta, break-even point, etc.
  • Vantagem Injusta: Esse item é o último por ser considerado o mais difícil de preencher. Uma vantagem injusta é algo que não pode ser copiado ou comprado. Você talvez comece o seu lean canvas sem preencher esse bloco, mas ele estará aqui para que você se cobre a preencher com algo realmente diferente do que existe no mercado.

Qual a diferença entre o Business Model Canvas e o Lean Canvas?

A principal diferença entre os dois esta em dois pontos:

  1. Aplicação – O Business Model Canvas é mais indicado para empresas já estabelecidas que querem enxergar oportunidades de inovação. Já o Lean Canvas é indicado para Startups que ainda não definiram seu modelo de negócios e não testaram suas hipóteses.
  2. 4 blocos – Problema no lugar de parcerias-chave, Solução no lugar de atividades-chave, Métricas-chave no lugar de Recursos-Chave, Vantagem Injusta no lugar de Relacionamento.

Como a ferramenta ajuda a sua startup

A ferramenta Lean Canvas ajuda colocando em evidência as hipóteses mais importantes a serem validadas na criação de sua startup. Assim empreendedores evitam perder tempo em questões que podem ser trabalhadas mais a frente no desenvolvimento de suas empresas.

Baixe e Estude o Lean Canvas em PDF e Português

Faça o Curso sobre o Lean Canvas clicando aqui.

Baixe o Lean Canvas em PDF, um canvas inspirado no Lean Startup.

-18%

Cursos

Crash Course sobre Lean Canvas

R$120 R$99
Curso Business Model Canvas

15 thoughts on “O que é o Lean Canvas

      • Martha says:

        Daniel ja te elogiei em outro momento, agora vou te dar uma sugestão…grava um vídeo ensinando a construir o modelo nesta plataformas UDEMY SAIBALA que tenho certeza que eu e vários compraremos tua aula! <3
        um abração bom trabalho
        Martha

      • Martha says:

        Daniel ja te elogiei em outro momento, agora vou te dar uma sugestão…grava um vídeo ensinando a construir o modelo nesta plataformas UDEMY SAIBALA que tenho certeza que eu e vários compraremos tua aula! <3
        um abração bom trabalho
        Martha

  1. Andrielle de Paula says:

    Excelente! Ao modelar no BMC canvas ficaram 3 buracos exatamente nos 3 pontos que diferenciam o BMC do Lean Canvas. Achei um luz! Gratidão!

  2. Gabriel says:

    Grande Daniel!
    Cara essa publicação me levou a várias outras publicações do teu site e mano, que site maravilhoso!
    Sério, se eu pudesse dar um feedback melhor eu dava pq mano merece muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

 
Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!