Conceitos

O que é o Lean Canvas

O que e o Lean Canvas

O Lean Canvas é uma ferramenta criada por Ash Maurya com base no Business Model Canvas, porém substituindo 4 dos 9 blocos originais para trabalhar aspectos de maior risco na criação de Startups.

Maurya diz que foi exposto pela primeira vez ao Business Model Canvas pelo livro de Alex Osterwalder: “Business Model Generation”. Apesar de ter gostado muito do livro, ele considerou a abordagem do canvas como “muito simples” para empresas nascentes.

Muitos dos exemplos do livro ilustram modelos de negócios de empresas bem sucedidas como a Apple e o Skype. Mas Maurya estava interessado no “aprendizado” que levou essas empresas até o seus respectivos modelos de sucesso e não no modelo final atingido.

Graças ao contato com o conceito teste de hipóteses descrito por Steve Blank em seu livro “Do Sonho a Realização em 4 passos“, Maurya criou o chamado Lean Canvas e que mais tarde deu origem ao seu livro Running Lean.

O que é o Lean Canvas

O Lean Canvas é uma ferramenta baseada no Business Model Canvas que tem maior ênfase em hipóteses que precisam ser validadas cedo na vida de uma startup. Um dos exemplo dessa ênfase é a necessidade de encontrar o encaixa entre problema de mercado e solução oferecida pela startup ao invés de se preocupar com relacionamento ou parcerias.

Veja abaixo como é o quadro do Lean Canvas:

Lean Canvas em Portugues

Como Funciona o Lean Canvas

O Lean Canvas funciona com os seguintes blocos

  • Problema: Uma descrição breve sobre os top 3 problemas que sua startup quer resolver.
  • Segmento de Clientes: Quem são os clientes da sua startup? Eles podem ser melhor segmentados? Se você tiver mais de um tipo de cliente, o autor recomenda que você crie um lean canvas para cada um deles.
  • Proposta de Valor Única: Qual é o slogan do seu produto ou a principal característica que torna o seu produto diferente e merecedor do dinheiro dos clientes?
  • Solução: Qualé o menor conjunto de funcionalidades (MVP) que entrega a proposta de valor única descrita acima?
  • Métricas-Chave: Descreva as principais ações e métricas que suportam a geração de receitas ou retenção de clientes.
  • Canais: Faça uma lista de canais gratuitos e pagos que sua startup usa para atingir seus clientes.
  • Estrutura de Custos: Faça uma lista de todos os custos fixos e variáveis que sua startup possui.
  • Fluxos de Receita: Identifique o seu tipo de modelo de receita – assinatura, anúncios, freemium, e determine as premissas para indicadores como Life time value, margem bruta, break-even point, etc.
  • Vantagem Injusta: Esse item é o último por ser considerado o mais difícil de preencher. Uma vantagem injusta é algo que não pode ser copiado ou comprado. Você talvez comece o seu lean canvas sem preencher esse bloco, mas ele estará aqui para que você se cobre a preencher com algo realmente diferente do que existe no mercado.

Qual a diferença entre o Business Model Canvas e o Lean Canvas?

A principal diferença entre os dois esta em dois pontos:

  1. Aplicação – O Business Model Canvas é mais indicado para empresas já estabelecidas que querem enxergar oportunidades de inovação. Já o Lean Canvas é indicado para Startups que ainda não definiram seu modelo de negócios e não testaram suas hipóteses.
  2. 4 blocos – Problema no lugar de parcerias-chave, Solução no lugar de atividades-chave, Métricas-chave no lugar de Recursos-Chave, Vantagem Injusta no lugar de Relacionamento.

Como a ferramenta ajuda a sua startup

A ferramenta Lean Canvas ajuda colocando em evidência as hipóteses mais importantes a serem validadas na criação de sua startup. Assim empreendedores evitam perder tempo em questões que podem ser trabalhadas mais a frente no desenvolvimento de suas empresas.

Baixe o Lean Canvas em PDF e Português

Você pode baixar o Lean Canvas em PDF clicando aqui

Resumo
O que é o Lean Canvas
Nome do Artigo
O que é o Lean Canvas
Descrição
O Lean Canvas é uma ferramenta criada por Ash Maurya com base no Business Model Canvas, porém substituindo 4 dos 9 blocos para considerar aspectos de maior risco comuns na criação de Startups.
Autor
Editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo
Daniel Pereira
Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios
Você também pode gostar...
Mapa da Empatia O que é
Mapa de Empatia: O que é
Modelo de Negocio é Estrategia
O que é um Modelo de Negócio
4 Comentários
  • Andrielle de Paula set 29,2017 em 21:58

    Excelente! Ao modelar no BMC canvas ficaram 3 buracos exatamente nos 3 pontos que diferenciam o BMC do Lean Canvas. Achei um luz! Gratidão!

  • Josias Brasil jul 22,2017 em 19:51

    Muito útil, meu caro! Sucesso!

    • Daniel Pereira jul 24,2017 em 13:05

      Muito obrigado, Josias! Fico feliz que tenha curtido. ;-)

Deixe o seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Site

Erro: Por favor, informe um endereço de e-mail válido.

Erro: Email Inválido

Erro: Por favor, Informe seu nome.

Erro: Por favor, Informe seu sobrenome.

Erro: Por favor, digite seu nome de usuário.

Erro: Por favor, Informe sua senha.

Erro: Confirmar Senha

Erro: As senhas informadas não são as mesmas.