O Lean Canvas em PDF é uma ferramenta que foi criada com base no Business Model Canvas, porém substituindo 4 dos 9 blocos originais para trabalhar aspectos de maior risco na criação de Startups. Ele foi criado por Ash Maurya e descrito em seu livro Running Lean.
Maurya diz que foi exposto pela primeira vez ao Business Model Canvas pelo livro de Alex Osterwalder: “Business Model Generation”. Apesar de ter gostado muito do livro, ele considerou a abordagem do canvas como “muito simples” para empresas nascentes.
Muitos dos exemplos do livro ilustram modelos de negócios de empresas bem sucedidas como a Apple e o Skype. Mas Maurya estava interessado no “aprendizado” que levou essas empresas até o seus respectivos modelos de sucesso e não no modelo final atingido.
Graças ao contato com o conceito teste de hipóteses descrito por Steve Blank em seu livro “Do Sonho a Realização em 4 passos“, e o Lean Startup, criado por Eric Ries, Maurya criou o chamado Lean Canvas e que mais tarde deu origem ao seu livro Running Lean.
Ele transformou o Business Model Canvas no Lean Canvas, para responder melhor às necessidades dessas startups. Para tanto, ele mudou alguns blocos de construção do modelo de negócios inicial.
O Business Model Canvas é composto por nove blocos. Desses nove, quatro são diferentes no Lean Canvas, de forma a enxergar e contrapor com mais eficácia os riscos e problemas enfrentados pelas startups.
Observe quais são os nove blocos que compõem o Lean Canvas, portanto, e com que informações devem ser preenchidos:
Sugere-se, por fim, que o Lean Canvas seja impresso e preenchido com notas adesivas removíveis, para que você possa fazer alterações em qualquer bloco sempre que precisar.
Você pode ler mais sobre o Lean Canvas clicando aqui.
Você pode fazer um Curso sobre o Lean Canvas clicando aqui.