O Lean Canvas em PDF é uma ferramenta que foi criada com base no Business Model Canvas, porém substituindo 4 dos 9 blocos originais para trabalhar aspectos de maior risco na criação de Startups. Ele foi criado por Ash Maurya e descrito em seu livro Running Lean.
Maurya diz que foi exposto pela primeira vez ao Business Model Canvas pelo livro de Alex Osterwalder: “Business Model Generation”. Apesar de ter gostado muito do livro, ele considerou a abordagem do canvas como “muito simples” para empresas nascentes.
Muitos dos exemplos do livro ilustram modelos de negócios de empresas bem sucedidas como a Apple e o Skype. Mas Maurya estava interessado no “aprendizado” que levou essas empresas até o seus respectivos modelos de sucesso e não no modelo final atingido.
Graças ao contato com o conceito teste de hipóteses descrito por Steve Blank em seu livro “Do Sonho a Realização em 4 passos“, e o Lean Startup, criado por Eric Ries, Maurya criou o chamado Lean Canvas e que mais tarde deu origem ao seu livro Running Lean.
Ele transformou o Business Model Canvas no Lean Canvas, para responder melhor às necessidades dessas startups. Para tanto, ele mudou alguns blocos de construção do modelo de negócios inicial.
O Business Model Canvas é composto por nove blocos. Desses nove, quatro são diferentes no Lean Canvas, de forma a enxergar e contrapor com mais eficácia os riscos e problemas enfrentados pelas startups.
Observe quais são os nove blocos que compõem o Lean Canvas, portanto, e com que informações devem ser preenchidos:
- Problema: aqui você deve definir os três problemas principais que a sua startup está enfrentando – ou imagina enfrentar – com uma breve descrição de cada um.
- Segmento de Clientes: determine quem é o cliente-alvo da sua empresa, a partir de um processo de segmentação específico. Se houver mais de um tipo de cliente, faça um novo Lean Canvas para cada um.
- Proposta de Valor Única: insira aqui a característica que difere o seu produto de todos os demais concorrentes no mercado, aquilo que faz/fará com que os clientes escolhem o seu em detrimento dos outros.
- Solução: informe qual é o conjunto mínimo de funcionalidades e recursos (MVP) que permite que você entregue a proposta de valor destacada no bloco anterior.
- Métricas-Chave: especifique e faça uma breve descrição das ações e métricas que serão capazes de gerar receita e/ou reter clientes para seu negócio.
- Canais: insira aqui todos dos canais a sua startup pretende se utilizar para alcançar seu segmento de clientes, sejam eles pagos ou gratuitos.
- Estrutura de Custos: inclua neste bloco TODOS os custos que a sua empresa possui, sejam eles fixos ou variáveis.
- Fluxos de Receita: identifique o seu modelo de receita (por exemplo, assinatura, anúncios, freemium etc.) e determine as premissas para indicadores como Life time value, margem bruta, break-even point, entre outros.
- Vantagem Injusta: trata-se de uma vantagem que o seu produto tem e que não pode ser comprada ou copiada. Talvez você precise começar o seu Lean Canvas sem preencher este bloco, pois, às vezes, é algo que você realmente não possui de início. Mas ele fica aqui como um lembrete de um objetivo a ser buscado.
Sugere-se, por fim, que o Lean Canvas seja impresso e preenchido com notas adesivas removíveis, para que você possa fazer alterações em qualquer bloco sempre que precisar.
Você pode ler mais sobre o Lean Canvas clicando aqui.
Você pode fazer um Curso sobre o Lean Canvas clicando aqui.
Pedro Camargo –
Esse canvas é perfeito para Startups! Muito melhor do que o Business Model Canvas na minha opinião
Olavo Bevilaqua –
Incrível
Bruno Santos –
Muitoooo bacana
Jean Silva –
😉
Fernando Toledo –
muito bom
Adão Sá –
Excelente
EVELYN CRISTINA –
EXCELENTE
Rafaela P. –
Muito bom, ponto para utilizar!
Fernando Vargas –
Ótima diagramação
horacio neto –
Bem interativo! Parabéns!
ALISSON SANTOS –
otimo! explicativo muito ultil
Jean Júnio da Silva Lobo –
otimo
William Maenishi –
Muito bom, me ajudou bastante.
Fernando raimundo –
Material muito bom, me ajudou muito a construir um negócio e a identificar cada etapa do mesmo negócio.
Erika Schneider –
Ótimo conteúdo!
Andressa –
Foi essencial o material pro desenvolvimento dos meus objetivos.