Sobre Daniel Pereira – o Analista de Modelos de Negócios

Quem é o Analista

Daniel Pereira - O Analista de Modelos de Negócios

Olá, meu nome é Daniel Pereira. E aqui estou, mais uma vez. São nove horas da noite, meu filho esta dormindo e minha mulher assistindo novela no sofá ao meu lado, enquanto eu analiso mais um modelo de negócio no meu laptop.

Estou com mais de uma dúzia de janelas abertas no meu navegador, com sites que variam entre wikipedia, quora, blogs desconhecidos a até mesmo artigos do Wall Street Journal.

Tudo na tentativa de entender todos os detalhes de como funciona mais um modelo de negócio que tenho em minha lista.

Assim como eu, você provavelmente já ouviu falar sobre diferentes nomes / tipos de modelos de negócios e talvez até tenha uma idéia de como eles funcionam. Mas será que você sabe mesmo?

Eu mesmo sempre me faço essa pergunta. O processo de análise de modelos de negócios é muito divertido e, apesar de exigir várias horas de pesquisa, é algo pelo qual sou apaixonado já fazem muitos anos.

Tudo começou em 2005 quando eu trabalhava na IBM e tive acesso a um estudo recentemente publicado pela divisão de consultoria da empresa.

O estudo feito com base na entrevista dos principais CEOs do mundo apontava que inovação em modelo de negócios era a principal prioridade da maioria deles.

Meu emprego anterior foi como consultor de plano de negócios na incubadora de uma universidade do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Analisar e planejar negócios já era uma paixão antiga, meu trabalho como consultor na incubadora começou em 2002 e ao longo de 2 anos me fez ajudar mais de 300 negócios a serem planejados.

Mas o termo Modelos de Negócios era comumente usado durante o desenvolvimento destes planos de forma vaga e com aplicações diferentes. Sua definição correta sempre me intrigou.

Então eu fiz exatamente o que muitos fariam depois de ler sobre a prioridade dos maiores CEOs do mundo: eu pesquisei sobre modelos de negócios no google.

Infelizmente, em português não encontrei nada interessante. Mas ao pesquisar o termo em inglês (business model) me deparei com um blog interessante, mas relativamente recente, de um consultor suíço chamado Alexander Osterwalder.

Na época, Alex escrevia sobre a evolução de sua pesquisa de doutorado em que se propôs a criar uma descrição e formato único para Modelos de Negócios.

Modelo Canvas Antigo em Powerpoint

Usando a plataforma blogger e desenhando os primeiras versões do canvas usando a ferramenta de organograma do powerpoint. Bem, você já deve saber onde esse simples blog foi parar alguns anos mais tarde. E se não souber, aconselho que você comece lendo o livro Business Model Generation, disponível em português nas principais livrarias.

Sobre o Blog

Ou seja, são mais de 10 anos brincando com business model canvas para analisar modelos de negócios por diversão e normalmente apenas para mim mesmo.

Então eu achei que era hora de parar de postergar e finalmente colocar o blog O Analista de Modelos de Negócios no ar e compartilhar as minhas mais de 300 análises (e crescendo). Espero que você goste!

Minha Experiência

Com mais de 10 anos de experiência no mercado de startups e incubadoras, sou um especialista em modelos de negócios, mentor e empreendedor persistente. Entre minhas empresas e projetos:

Me adicione no Linkedin 

Erro: Por favor, informe um endereço de e-mail válido.

Erro: Email Inválido

Erro: Por favor, Informe seu nome.

Erro: Por favor, Informe seu sobrenome.

Erro: Por favor, digite seu nome de usuário.

Erro: Por favor, Informe sua senha.

Erro: Confirmar Senha

Erro: As senhas informadas não são as mesmas.