Como criar um modelo de negócio com o Canvas?

Como criar um modelo de negócio com o Canvas

O conceito de modelo de negócio nasceu com o auge das empresas de internet, também conhecidas como startups. Nele, não era necessário gastar muito tempo na criação de um plano de negócios e responder com profundidade perguntas a respeito do público-alvo, mercado, produto ou serviço e até em como gerar renda.

Mas afinal, o que é um modelo de negócio e qual a sua importância?

Um modelo de negócio nada mais é do que uma ferramenta utilizada para pensar e apresentar um protótipo do produto ou serviço que se deseja vai oferecer ao mercado. Pode ser feita de forma colaborativa e em um espaço de tempo muito mais curto do que de um plano de negócio tradicional.

Trata-se de uma ferramenta de extrema importância, já que possibilita a tomada de decisão de forma muito mais rápida e a apresentação da empresa em um curto período para possíveis investidores. Praticamente toda startup moderna tem como seu primeiro passo, a criação de um destes.

Mas empresas que já estão em operação há algum tempo, também podem usufruir dos benefícios que o exercício de criar um modelo de negócios oferece, já que traz uma visão mais direta e ampla da empresa, permite rápida prototipagem de diferentes estratégias, o que facilita a inovação.

Modelo de negócio Canvas

O tipo de modelo de negócios mais utilizado no mundo todo é o canvas. O modelo de negócios canvas é o quadro no qual sua empresa deverá inserir todas as informações do negócio. Ele permite a criação de forma mais versátil, possibilitando visualizar todos os aspectos fundamentais para o negócio de uma só vez, em apenas uma página ou slide.

Ele é visualmente separado em nove blocos que cobrem as principais áreas para qualquer tipo de negócio, como o segmento de clientes, a oferta de valor, os canais e etc. O modelo de negócios canvas é dividido em 9 partes:

  • Segmentos de Clientes
  • Oferta de Valor
  • Canais
  • Relacionamento
  • Fluxos de Receita
  • Recursos chave
  • Atividades chave
  • Parcerias chave
  • Custos

As informações colocadas em cada quadro devem ser diretas e responder às perguntas de forma muito objetiva. As ideias colocadas em todo o quadro, indicam o panorama geral de uma empresa e qual é o conceito de seu negócio.

De forma muito simples, este quadro é capaz de fornecer respostas como sua empresa irá operar no mercado, que diferencial pretende entregar para os clientes e como irá fazê-lo.

Quais as desvantagens de não criar um modelo de negócios canvas?

A desvantagem está principalmente na perda de agilidade, e isso em um mercado tão competitivo como o que temos nos dias de hoje, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. O modelo de negócios canvas possibilita uma ação mais rápida e um desenvolvimento mais estratégico.

Como criar um canvas de sucesso

Para ter sucesso na criação de um modelo de negócios canvas, basta inserir as informações de forma mais verdadeira e direta possível. A melhor forma de garantir que tudo está realmente como o esperado, é realizar o processo em equipe, diversas vezes, até que fique totalmente perfeito.

Só é importante lembrar, que o modelo de negócios canvas, não é um substituto do plano de negócios completo, mas sim o primeiro passo para a estruturação de um negócio.

Se quiser entendê-lo mais a fundo, baixe gratuitamente o meu livro O Analista de Modelos de Negócios.

Resumo
Como criar um modelo de negócio com o Canvas?
Nome do Artigo
Como criar um modelo de negócio com o Canvas?
Descrição
O conceito de modelo de negócio nasceu com o auge das empresas voltadas para a internet. Neles, não era necessário gastar muito tempo na criação de um...
Autor
Nome do editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!