O Canvas em PPT para Preencher é uma apresentação em powerpoint desenvolvida pelo Analista de Modelos de Negócios com base no Business Model Canvas criado por Alexander Osterwalder que revolucionou a maneira como os empreendedores visualizam e organizam seus novos negócios ou novos produtos em empresas vigentes.
O Canvas em PPT se baseia no modelo canvas, apresentado no livro Business Model Generation, é, basicamente, uma tela de gráfico simples, dividida em nove blocos de construção para o negócio. O objetivo é, portanto, permitir enxergar em um único canvas todos os aspectos inerentes à sua empresa e como eles se relacionam uns com os outros.
Observe quais são os nove blocos do Business Model Canvas e quais as informações com que você deve preencher cada um deles:
1. Segmento de Clientes: este deve ser o primeiro bloco a ser preenchido. Informe aqui qual é seu nicho de clientes. Lembre-se que “quem vende para todo mundo, não vende para ninguém”. Todo o seu canvas – o seu negócio – será construído sobre o segmento de clientes definido primeiramente.
2. Oferta de Valor: explicite neste bloco quais os benefícios que seu produto e/ou serviço oferece ao seu segmento de clientes. Isso também servirá para você entender o seu diferencial, o que fará com que seus clientes escolham você em detrimento dos concorrentes.
3. Canais: determine aqui todos os meios e caminhos através dos quais sua empresa alcança e entrega valor ao seu cliente. Podem ser canais de comunicação, vendas e/ou distribuição. Isto é, engloba tudo aquilo que proporcionar interação com o público.
4. Relacionamento: insira neste bloco todas as estratégias de atendimento e relacionamento que serão usadas para retenção de seu segmento de clientes, ou seja, tudo de que você fará uso para evitar perder seu consumidor para a concorrência.
5. Fontes de Renda: este é o bloco que apresenta a maneira como o cliente pagará pela proposta de valor entregue (por exemplo, venda, assinatura, aluguel, licença etc.). Você pode ter mais de uma fonte de renda, inclusive.
6. Recursos-Chave: especifique aqui todo e qualquer ativo fundamental para que seu negócio funcione. Mas restrinja-se apenas ao que for FUNDAMENTAL, o que realmente importa, sem os quais a sua empresa não entrega o produto/serviço. Por exemplo: maquinário, recursos humanos, propriedade intelectual, entre outros.
7. Atividades-Chave: este bloco está diretamente ligado ao anterior. Você deve preenchê-lo com as atividades primordiais, as quais não podem deixar de existir sem comprometer o funcionamento da empresa. Por exemplo, manutenção de maquinário, produção, resolução de problema, vendas, desenvolvimento de produto, entre outras.
8. Parcerias-Chave: determine todos os parceiros com os quais a sua empresa conta para entregar sua proposta de valor. Envolvem fornecedores, terceirizadas e prestadores de serviço, por exemplo.
9. Estrutura de Custos: descreva todos os custos inerentes a seu negócio, fixos ou variáveis. Observe todas as despesas envolvidas nos blocos de recursos, atividades e parcerias, para não esquecer nada.
Esta versão em PPT é ideal para apresentações de slides e para projetos cuja equipe está separada em diferentes locais, facilitando o compartilhamento de informações. Se você busca uma versão para impressão, o Business Model Canvas em PDF deve ser mais interessante para seu caso.
Wagner Ivanildo Dos Santos –
Ótimo conteúdo
Clara –
Bacana
Bruno Santos –
Show de bola
Luciana –
Me ajudou bastante num trabalho do MBA. Muito obrigada.
Fernando Toledo –
muito bom
Denise Nucci –
Achei excelente.
Murilo Gomide –
Bem útil, vai me ajudar tirar as idéias da cabeça.
Luciana Martins Porto –
Ótimo
Mayara Costa –
Muito prático e bem ilustrado
Rafaela P. –
Muito bom, ponto para utilizar!
DANIELLE SOARES PEREIRA –
Excepcional..Me salvou em um trabalho de faculdade e pretendo recorrer sempre que necessário a Ele.
jENNIFR –
TÁ MASSA
Natália Cavalini de Souza –
Simples, dinâmico, colorido.
Haroldo Peon –
muito bom
gabriel jesus –
Muito bom !!
Estéfany Moura –
Achei uma ferramenta super sensacional principalmente porque com os postites eu posso mudar a qualquer momento alguma informação sobre a minha empresa achei super prático
Anderson Benetti Scopel –
Parabéns! Foi um dos canvas mais fáceis de preencher que encontrei na internet. Ótimo trabalho!
Elaine –
Ótimo layout, limpo e fácil de utilizar
Laryssa –
Excelente
Soraia Monteiro –
A ferramenta em power point é amigável e fácil de mexer, uma vez que conheço os recursos do PPT.
O e-Book também foi de grande valia pois ajuda nos conceitos de aplicação da metodologia Canvas.
O material como um todo é excelente!
Cleber –
Achei bem simples e interessante a ferramenta, podendo ser personalizada… parabéns!
Fabiano Brassioli –
Me ajudou bastante
Francisco Moreira –
Clean e fácil de usar
Elsa –
Bacana, muito bom!!!
Elsa –
Ótimo!
Nayara –
Muito prática e completa
Fernando Vargas –
Ótima diagramação
Thereza Christina Sousa Pires –
Muito prática.
Thereza Christina Sousa Pires –
Achei pratica e com informaçoes importantes.
Alaor Jr –
Perfeito para a explicação de modedlos de negócios
Gabriela de Jesus –
Ferramenta muito eficiente.
Claudineia Pereira –
Muito prático e ótimo de usar, tinha tudo que precisava
Vanessa –
Muito bom!
Alessandro –
Muito bom, valeu pela ajuda!!!
Sandro V. –
Material excelente! Permite fazer o canvas do jeito que quiser, mudar cores, colocar quantos post-its precisar, tudo à vontade. Recomendo!
CLEUBER PACHECO DA SILVA –
Realmente muito didático e prático
Gracileide Ferreira do Nascimento –
5 estrelas. Muito bom
Andressa K. –
Fácil de fazer, e uma ferramenta excelente para ter uma visão macro do negócio.
DENISE Brilmann –
Obrigada por disponibilizar canvasm, explicações otimas
Andressa –
Foi essencial o material pro desenvolvimento dos meus objetivos.
rosalia –
muito bom