Atividades-Chave

Atividades-Chave

Se o componente imediatamente anterior do Modelo de Negócios são os Recursos-Chave, que preveem os insumos mais importantes para dar vida a seu empreendimento, as Atividades-Chave incluem as ações imprescindíveis para que o negócio funcione.

Trata-se, basicamente, das tarefas essenciais que a empresa precisa executar para atingir seu objetivo comercial, isto é, atender a Proposta de Valor, alcançar seus Segmentos de Clientes, sustentar um Relacionamento com os Clientes, para, por fim, criar Fontes de Receita de longo prazo.

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As Atividades-Chave variam de acordo com o Modelo de Negócios da organização. Uma empresa voltada para o produto, por exemplo, inclui a pesquisa entre as atividades soberanas. Já uma companhia cuja renda se baseia em contratos de terceiros precisa priorizar o gerenciamento de canais.

Mas como definir as Atividades-Chave de seu Modelo de Negócios de maneira funcional e bem-sucedida?

Atividades-Chave

Categorias das Atividades-Chave

  • Produção: abrange todas as ações relacionadas a desenvolvimento, fabricação e entrega de produtos. Geralmente, envolve quantidades significativas de um produto. Trata-se da atividade preponderante nos Modelos de Negócios voltados à manufatura.
  • Resolução de Problemas: é a atividade principal de organizações que buscam soluções exclusivas para problemas específicos. Hospitais, consultorias e boa parte das prestadoras de serviço são bons exemplos. Trata-se de empreendimentos que envolvem bastante gerenciamento de conhecimento, além de foco na aprendizagem e treinamento contínuos.
  • Plataforma/rede: Redes, plataformas de combinação, softwares e marcas podem funcionar como plataformas. A empresa desenvolve a plataforma e trabalha continuamente para mantê-la em funcionamento, por meio da gestão e promoção da plataforma, além do fornecimento de serviços de acordo.

Atividades típicas

O foco do bloco Atividades-Chave é, no fim das contas, criar uma ponte entre as Propostas de Valor e as necessidades dos Segmentos de Clientes. Observe algumas das atividade-chave típicas praticadas pela maioria das organizações:

Atividades-Chave

Pesquisa e desenvolvimento

Colabora com todas as outras áreas a empresa, de produção a vendas, passando pelo marketing. Dentre suas funções típicas estão:

  • Pesquisa de novos produtos: antes que um produto entre em linha de produção, ele passa pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento, o qual irá avaliar design, custos e tempo de produção.
  • Desenvolvimento de novos produtos: a primeira fase, de pesquisa, conduz ao desenvolvimento do novo produto, de acordo com os resultados alcançados na avaliação inicial.
  • Atualizações de produtos existentes: além dos produtos novos, também é importante que se faça um exame dos produtos já existentes e como está o seu alinhamento com as necessidades do mercado. Novas exigências do público ou alterações no âmbito industrial podem surtir a necessidade de atualização dos produtos correntes. Além disso, também podem aparecer falhas que precisam ser resolvidas.
  • Verificações de qualidade: o departamento de pesquisa e desenvolvimento também é incumbido de fazer auditorias e checagem da qualidade, a fim de certificar-se de que o produto esteja de acordo com os padrões estabelecidos pela companhia.
  • Inovação: por fim, o departamento também é responsável por observar e perceber inovações e tendências no mercado, de forma a garantir que a empresa e os produtos estejam em conformidade com os cenários.

Produção

Trata-se de uma das áreas mais abrangentes e, portanto, envolve inúmeras atividades típicas que podem vir a se tornarem Atividades-Chave. Tais como:

  • Seleção de produto e design: para começar, precisa-se escolher um produto a ser comercializado, bem como o design do mesmo. Essa combinação faz parte da Proposta de Valor da empresa e pode ser responsável pelo sucesso ou ruína do empreendimento.
  • Seleção do Processo de Produção: decidido o produto, é necessário eleger o processo de produção que a organização utilizará, incluindo tecnologia, maquinário e sistemas adequados.
  • Seleção da capacidade de produção correta: é necessário que a organização tenha conhecimento da demanda esperada do produto, a fim de determinar a capacidade de produção de acordo.
    Tanto a escassez quanto o excedente do produto pode causar problemas. A análise do ponto de equilíbrio é a ferramenta mais popular dentre os gerentes de produção para prever a capacidade.
  • Planejamento da produção: o objetivo aqui é criar um fluxo saudável, sustentável e econômico. Inclui um agendamento, com calendário específico das atividades, dentro de horários pré-estabelecidos.
  • Controle de Produção: trata-se da responsabilidade em monitorar e controlar todos os processos da produção, corrigindo eventuais desvios para garantir a produção planejada.
  • Qualidade e controle de custos: envolve melhorar continuamente o produto ao mesmo tempo em que se tenta reduzir os custos, para alcançar um preço competitivo no mercado.
  • Controle de estoque: o controle de estoque é fundamental para um negócio impulsionado pela produção. O foco é evitar tanto o overstocking, ou seja, um excesso de materiais que acabarão sendo desperdiçados, quanto o understocking, que pode atrasar a produção e resultar em atrasos nas entregas.
  • Manutenção e Substituição de Máquinas: inclui tudo que diz respeito a manter equipamentos e maquinário funcionando em perfeitas condições, para que não haja interrupções na cadeia produtiva.

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Marketing

É o departamento responsável pelo crescimento e pelas Propostas de Valor da empresa. Dentre suas funções, que podem se tornar Atividades-Chave, estão:

  • Estratégia: abrange a elaboração e implementação das estratégias de marketing baseadas nas metas e missões da organização.
  • Pesquisa de mercado: objetiva conhecer plenamente o mercado, bem como pontos fortes e fracos do produto, observando público-alvo e concorrentes em potencial.
  • Desenvolvimento de produtos: aqui o marketing trabalha junto com a equipe de desenvolvimento. Nesse caso, há a identificação de lacunas no mercado que poderão ser preenchidas com a criação de um novo produto que atenda essa necessidade.
  • Comunicações: engloba toda a comunicação referente ao produto no mercado, incluindo comunicados de imprensa, anúncios, e-mails etc.
  • Suporte de vendas: é quando o marketing trabalha junto da equipe de vendas, fornecendo leads de clientes e materiais promocionais.
  • Eventos: envolve a organização e execução de eventos, tais como seminários, lançamentos de produtos, exposições, entre outros, para os quais são convidados os clientes-chave e/ou potenciais.

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Vendas e Atendimento ao Cliente

Vendas e atendimento têm papel preponderante na experiência do cliente. São os grandes responsáveis pela fidelização do consumidor, que se tornará um defensor e divulgador da sua marca.

Além de serem a equipe “de frente” da empresa, também são eles que atendem às reclamações dos clientes e têm o poder e as ferramentas para contornar a situação e buscar a satisfação do consumidor.

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Ainda, podem executar algumas tarefas consideradas administrativas tais como registro e controle de contas de clientes, com inclusão de novos e alterações de antigos.

Para estabelecer as Atividades-Chave de seu negócio, é importante que você faça um exame dos componentes relacionados, sendo capaz de apontas que atividades são fundamentais para entregar as propostas de valor, para manter um bom relacionamento com o cliente, para aproveitar os canais de distribuição e para gerar fontes de receita.

E, claro, trata-se de um bloco que precisa ser constantemente revisado, pois, à medida que o negócio evolui, pode haver necessidade de incluir outras ações entre as Atividades-Chave.

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