Se o componente imediatamente anterior do Modelo de Negócios são os Recursos-Chave, que preveem os insumos mais importantes para dar vida a seu empreendimento, as Atividades-Chave incluem as ações imprescindíveis para que o negócio funcione.
Trata-se, basicamente, das tarefas essenciais que a empresa precisa executar para atingir seu objetivo comercial, isto é, atender a Proposta de Valor, alcançar seus Segmentos de Clientes, sustentar um Relacionamento com os Clientes, para, por fim, criar Fontes de Receita de longo prazo.
As Atividades-Chave variam de acordo com o Modelo de Negócios da organização. Uma empresa voltada para o produto, por exemplo, inclui a pesquisa entre as atividades soberanas. Já uma companhia cuja renda se baseia em contratos de terceiros precisa priorizar o gerenciamento de canais.
Mas como definir as Atividades-Chave de seu Modelo de Negócios de maneira funcional e bem-sucedida?
Índice
Categorias das Atividades-Chave
- Produção: abrange todas as ações relacionadas a desenvolvimento, fabricação e entrega de produtos. Geralmente, envolve quantidades significativas de um produto. Trata-se da atividade preponderante nos Modelos de Negócios voltados à manufatura.
- Resolução de Problemas: é a atividade principal de organizações que buscam soluções exclusivas para problemas específicos. Hospitais, consultorias e boa parte das prestadoras de serviço são bons exemplos. Trata-se de empreendimentos que envolvem bastante gerenciamento de conhecimento, além de foco na aprendizagem e treinamento contínuos.
- Plataforma/rede: Redes, plataformas de combinação, softwares e marcas podem funcionar como plataformas. A empresa desenvolve a plataforma e trabalha continuamente para mantê-la em funcionamento, por meio da gestão e promoção da plataforma, além do fornecimento de serviços de acordo.
Atividades típicas
O foco do bloco Atividades-Chave é, no fim das contas, criar uma ponte entre as Propostas de Valor e as necessidades dos Segmentos de Clientes. Observe algumas das atividade-chave típicas praticadas pela maioria das organizações:
Pesquisa e desenvolvimento
Colabora com todas as outras áreas a empresa, de produção a vendas, passando pelo marketing. Dentre suas funções típicas estão:
- Pesquisa de novos produtos: antes que um produto entre em linha de produção, ele passa pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento, o qual irá avaliar design, custos e tempo de produção.
- Desenvolvimento de novos produtos: a primeira fase, de pesquisa, conduz ao desenvolvimento do novo produto, de acordo com os resultados alcançados na avaliação inicial.
- Atualizações de produtos existentes: além dos produtos novos, também é importante que se faça um exame dos produtos já existentes e como está o seu alinhamento com as necessidades do mercado. Novas exigências do público ou alterações no âmbito industrial podem surtir a necessidade de atualização dos produtos correntes. Além disso, também podem aparecer falhas que precisam ser resolvidas.
- Verificações de qualidade: o departamento de pesquisa e desenvolvimento também é incumbido de fazer auditorias e checagem da qualidade, a fim de certificar-se de que o produto esteja de acordo com os padrões estabelecidos pela companhia.
- Inovação: por fim, o departamento também é responsável por observar e perceber inovações e tendências no mercado, de forma a garantir que a empresa e os produtos estejam em conformidade com os cenários.
Produção
Trata-se de uma das áreas mais abrangentes e, portanto, envolve inúmeras atividades típicas que podem vir a se tornarem Atividades-Chave. Tais como:
- Seleção de produto e design: para começar, precisa-se escolher um produto a ser comercializado, bem como o design do mesmo. Essa combinação faz parte da Proposta de Valor da empresa e pode ser responsável pelo sucesso ou ruína do empreendimento.
- Seleção do Processo de Produção: decidido o produto, é necessário eleger o processo de produção que a organização utilizará, incluindo tecnologia, maquinário e sistemas adequados.
- Seleção da capacidade de produção correta: é necessário que a organização tenha conhecimento da demanda esperada do produto, a fim de determinar a capacidade de produção de acordo.
Tanto a escassez quanto o excedente do produto pode causar problemas. A análise do ponto de equilíbrio é a ferramenta mais popular dentre os gerentes de produção para prever a capacidade. - Planejamento da produção: o objetivo aqui é criar um fluxo saudável, sustentável e econômico. Inclui um agendamento, com calendário específico das atividades, dentro de horários pré-estabelecidos.
- Controle de Produção: trata-se da responsabilidade em monitorar e controlar todos os processos da produção, corrigindo eventuais desvios para garantir a produção planejada.
- Qualidade e controle de custos: envolve melhorar continuamente o produto ao mesmo tempo em que se tenta reduzir os custos, para alcançar um preço competitivo no mercado.
- Controle de estoque: o controle de estoque é fundamental para um negócio impulsionado pela produção. O foco é evitar tanto o overstocking, ou seja, um excesso de materiais que acabarão sendo desperdiçados, quanto o understocking, que pode atrasar a produção e resultar em atrasos nas entregas.
- Manutenção e Substituição de Máquinas: inclui tudo que diz respeito a manter equipamentos e maquinário funcionando em perfeitas condições, para que não haja interrupções na cadeia produtiva.
Marketing
É o departamento responsável pelo crescimento e pelas Propostas de Valor da empresa. Dentre suas funções, que podem se tornar Atividades-Chave, estão:
- Estratégia: abrange a elaboração e implementação das estratégias de marketing baseadas nas metas e missões da organização.
- Pesquisa de mercado: objetiva conhecer plenamente o mercado, bem como pontos fortes e fracos do produto, observando público-alvo e concorrentes em potencial.
- Desenvolvimento de produtos: aqui o marketing trabalha junto com a equipe de desenvolvimento. Nesse caso, há a identificação de lacunas no mercado que poderão ser preenchidas com a criação de um novo produto que atenda essa necessidade.
- Comunicações: engloba toda a comunicação referente ao produto no mercado, incluindo comunicados de imprensa, anúncios, e-mails etc.
- Suporte de vendas: é quando o marketing trabalha junto da equipe de vendas, fornecendo leads de clientes e materiais promocionais.
- Eventos: envolve a organização e execução de eventos, tais como seminários, lançamentos de produtos, exposições, entre outros, para os quais são convidados os clientes-chave e/ou potenciais.
Vendas e Atendimento ao Cliente
Vendas e atendimento têm papel preponderante na experiência do cliente. São os grandes responsáveis pela fidelização do consumidor, que se tornará um defensor e divulgador da sua marca.
Além de serem a equipe “de frente” da empresa, também são eles que atendem às reclamações dos clientes e têm o poder e as ferramentas para contornar a situação e buscar a satisfação do consumidor.
Ainda, podem executar algumas tarefas consideradas administrativas tais como registro e controle de contas de clientes, com inclusão de novos e alterações de antigos.
Para estabelecer as Atividades-Chave de seu negócio, é importante que você faça um exame dos componentes relacionados, sendo capaz de apontas que atividades são fundamentais para entregar as propostas de valor, para manter um bom relacionamento com o cliente, para aproveitar os canais de distribuição e para gerar fontes de receita.
E, claro, trata-se de um bloco que precisa ser constantemente revisado, pois, à medida que o negócio evolui, pode haver necessidade de incluir outras ações entre as Atividades-Chave.
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Parabéns pelo site, ele e resumindo e super didático.
Me ajudou muito! Obrigada!
Que bom, Cléo!
Bom dia, Daniel!
Primeiramente obrigado por compartilhar o seu conhecimento neste excelente texto!
Seria possível eu lhe passar um canvas p/ você analisar e auxiliar na construção deste? Sou bem iniciante no uso desta ferramenta…
Oi Frederico, tudo bem? Me manda por e-mail e se for algo simples eu te ajudo, ok?
Muito bom!
precisava de ajuda para fazer um modelo CANVAS para uma ciclovias na minha Autarquia .pode ajudar-me por favor?
Oi Teresa, tudo bem? Me manda um e-mail, por favor.
Estou encantada! Não consigo parar de ler. Muitos parabens. É um MBA em Direcção Geral, bem “straigh to the point”. Gostei muito!
Dão certificações?
oi Katiza, tudo bem? Sim, nosso cursos dão certificado de conclusão ao final: https://analistamodelosdenegocios.com.br/product-category/cursos/
Oi preciso de ajuda para fazer uma proposta de valor para meu negócio.