Atividades-Chave

Atividades-Chave

Se o componente imediatamente anterior do Modelo de Negócios são os Recursos-Chave, que preveem os insumos mais importantes para dar vida a seu empreendimento, as Atividades-Chave incluem as ações imprescindíveis para que o negócio funcione.

Trata-se, basicamente, das tarefas essenciais que a empresa precisa executar para atingir seu objetivo comercial, isto é, atender a Proposta de Valor, alcançar seus Segmentos de Clientes, sustentar um Relacionamento com os Clientes, para, por fim, criar Fontes de Receita de longo prazo.

Curso Business Model Canvas

As Atividades-Chave variam de acordo com o Modelo de Negócios da organização. Uma empresa voltada para o produto, por exemplo, inclui a pesquisa entre as atividades soberanas. Já uma companhia cuja renda se baseia em contratos de terceiros precisa priorizar o gerenciamento de canais.

Mas como definir as Atividades-Chave de seu Modelo de Negócios de maneira funcional e bem-sucedida?

Atividades-Chave

Categorias das Atividades-Chave

  • Produção: abrange todas as ações relacionadas a desenvolvimento, fabricação e entrega de produtos. Geralmente, envolve quantidades significativas de um produto. Trata-se da atividade preponderante nos Modelos de Negócios voltados à manufatura.
  • Resolução de Problemas: é a atividade principal de organizações que buscam soluções exclusivas para problemas específicos. Hospitais, consultorias e boa parte das prestadoras de serviço são bons exemplos. Trata-se de empreendimentos que envolvem bastante gerenciamento de conhecimento, além de foco na aprendizagem e treinamento contínuos.
  • Plataforma/rede: Redes, plataformas de combinação, softwares e marcas podem funcionar como plataformas. A empresa desenvolve a plataforma e trabalha continuamente para mantê-la em funcionamento, por meio da gestão e promoção da plataforma, além do fornecimento de serviços de acordo.

Atividades típicas

O foco do bloco Atividades-Chave é, no fim das contas, criar uma ponte entre as Propostas de Valor e as necessidades dos Segmentos de Clientes. Observe algumas das atividade-chave típicas praticadas pela maioria das organizações:

Atividades-Chave

Pesquisa e desenvolvimento

Colabora com todas as outras áreas a empresa, de produção a vendas, passando pelo marketing. Dentre suas funções típicas estão:

  • Pesquisa de novos produtos: antes que um produto entre em linha de produção, ele passa pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento, o qual irá avaliar design, custos e tempo de produção.
  • Desenvolvimento de novos produtos: a primeira fase, de pesquisa, conduz ao desenvolvimento do novo produto, de acordo com os resultados alcançados na avaliação inicial.
  • Atualizações de produtos existentes: além dos produtos novos, também é importante que se faça um exame dos produtos já existentes e como está o seu alinhamento com as necessidades do mercado. Novas exigências do público ou alterações no âmbito industrial podem surtir a necessidade de atualização dos produtos correntes. Além disso, também podem aparecer falhas que precisam ser resolvidas.
  • Verificações de qualidade: o departamento de pesquisa e desenvolvimento também é incumbido de fazer auditorias e checagem da qualidade, a fim de certificar-se de que o produto esteja de acordo com os padrões estabelecidos pela companhia.
  • Inovação: por fim, o departamento também é responsável por observar e perceber inovações e tendências no mercado, de forma a garantir que a empresa e os produtos estejam em conformidade com os cenários.

Produção

Trata-se de uma das áreas mais abrangentes e, portanto, envolve inúmeras atividades típicas que podem vir a se tornarem Atividades-Chave. Tais como:

  • Seleção de produto e design: para começar, precisa-se escolher um produto a ser comercializado, bem como o design do mesmo. Essa combinação faz parte da Proposta de Valor da empresa e pode ser responsável pelo sucesso ou ruína do empreendimento.
  • Seleção do Processo de Produção: decidido o produto, é necessário eleger o processo de produção que a organização utilizará, incluindo tecnologia, maquinário e sistemas adequados.
  • Seleção da capacidade de produção correta: é necessário que a organização tenha conhecimento da demanda esperada do produto, a fim de determinar a capacidade de produção de acordo.
    Tanto a escassez quanto o excedente do produto pode causar problemas. A análise do ponto de equilíbrio é a ferramenta mais popular dentre os gerentes de produção para prever a capacidade.
  • Planejamento da produção: o objetivo aqui é criar um fluxo saudável, sustentável e econômico. Inclui um agendamento, com calendário específico das atividades, dentro de horários pré-estabelecidos.
  • Controle de Produção: trata-se da responsabilidade em monitorar e controlar todos os processos da produção, corrigindo eventuais desvios para garantir a produção planejada.
  • Qualidade e controle de custos: envolve melhorar continuamente o produto ao mesmo tempo em que se tenta reduzir os custos, para alcançar um preço competitivo no mercado.
  • Controle de estoque: o controle de estoque é fundamental para um negócio impulsionado pela produção. O foco é evitar tanto o overstocking, ou seja, um excesso de materiais que acabarão sendo desperdiçados, quanto o understocking, que pode atrasar a produção e resultar em atrasos nas entregas.
  • Manutenção e Substituição de Máquinas: inclui tudo que diz respeito a manter equipamentos e maquinário funcionando em perfeitas condições, para que não haja interrupções na cadeia produtiva.

Atividades-Chave

Marketing

É o departamento responsável pelo crescimento e pelas Propostas de Valor da empresa. Dentre suas funções, que podem se tornar Atividades-Chave, estão:

  • Estratégia: abrange a elaboração e implementação das estratégias de marketing baseadas nas metas e missões da organização.
  • Pesquisa de mercado: objetiva conhecer plenamente o mercado, bem como pontos fortes e fracos do produto, observando público-alvo e concorrentes em potencial.
  • Desenvolvimento de produtos: aqui o marketing trabalha junto com a equipe de desenvolvimento. Nesse caso, há a identificação de lacunas no mercado que poderão ser preenchidas com a criação de um novo produto que atenda essa necessidade.
  • Comunicações: engloba toda a comunicação referente ao produto no mercado, incluindo comunicados de imprensa, anúncios, e-mails etc.
  • Suporte de vendas: é quando o marketing trabalha junto da equipe de vendas, fornecendo leads de clientes e materiais promocionais.
  • Eventos: envolve a organização e execução de eventos, tais como seminários, lançamentos de produtos, exposições, entre outros, para os quais são convidados os clientes-chave e/ou potenciais.

Atividades-Chave

Vendas e Atendimento ao Cliente

Vendas e atendimento têm papel preponderante na experiência do cliente. São os grandes responsáveis pela fidelização do consumidor, que se tornará um defensor e divulgador da sua marca.

Além de serem a equipe “de frente” da empresa, também são eles que atendem às reclamações dos clientes e têm o poder e as ferramentas para contornar a situação e buscar a satisfação do consumidor.

Ainda, podem executar algumas tarefas consideradas administrativas tais como registro e controle de contas de clientes, com inclusão de novos e alterações de antigos.

Para estabelecer as Atividades-Chave de seu negócio, é importante que você faça um exame dos componentes relacionados, sendo capaz de apontas que atividades são fundamentais para entregar as propostas de valor, para manter um bom relacionamento com o cliente, para aproveitar os canais de distribuição e para gerar fontes de receita.

E, claro, trata-se de um bloco que precisa ser constantemente revisado, pois, à medida que o negócio evolui, pode haver necessidade de incluir outras ações entre as Atividades-Chave.

Curso Business Model Canvas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!