Modelo de SaaS (Software as a Service)

SaaS - O Analista de Modelos de Negocios

O Modelo de SaaS (Software as a Service) funciona ao oferecer serviços de acesso, suporte e manutenção de um software específico via internet cobrando uma assinatura mensal.

Trata-se de um modelo de licenciamento e entrega de software, onde a empresa fornecedora é responsável pela infraestrutura necessária (servidores, conectividade, segurança, atualizações, etc.).

O modelo é uma evolução do modelo de licenciamento tradicional onde clientes pagavam uma licença única ou anual para poder usá-lo em seus próprios computadores (ou servidores).

Desta forma, os clientes eram responsáveis pelo correto funcionamento, manutenção e atualização da infraestrutura necessária para rodar o software.

Por isso, o termo “as a service” (software enquanto serviço) faz sentido, uma vez que uma série de serviços foram agregados visando reduzir a dor de cabeça do cliente e permitindo o se preocupar apenas com o correto uso do mesmo.

O Modelo Canvas do SaaS

O Business Model Canvas do Software as a Service segue o seguinte padrão

Modelo de SaaS - Modelo Canvas

Como o Modelo de SaaS Ganha Dinheiro

O modelo de SaaS ganha dinheiro cobrando uma taxa fixa mensal por mês. Também é comum a oferta do pagamento semestral ou anual com desconto.

O modelo se tornou um grande objetivo entre as produtoras de software já que possui receitas recorrentes e portanto maior previsibilidade de receitas.

Forças e Fraquezas do Modelo de SaaS

Forças – O SaaS gera maior número de benefícios (e menos dor de cabeça) para seus clientes bem como receitas recorrentes para empresas que o adotam.

Fraquezas – O modelo exige acesso a internet de banda larga de seus clientes e possui custos elevados de serviços de infraestrutura na nuvem.

Como obter Sucesso com o Modelo de SaaS

Para obter sucesso no modelo SaaS é importante oferecer um sistema otimizado para uso via internet e browsers.

Isso significa ter grande preocupação com velocidade de carregamento, peso dos elementos gráficos e interface que preze facilidade de uso.

Caso de Sucesso do Modelo de SaaS

Fundada em 1999, a Salesforce é uma empresa americana de software na nuvem que oferece um sistema de CRM (Customer Relationship Management de mesmo nome.

A empresa é considerada uma das empresas que criaram o modelo de software as a service. Se não for a inventora é, sem dúvidas, uma das mais bem sucedidas.

A empresa A companhia está presente em mais de 23 países e fatura anualmente em média US$ 3 bilhões.

Em 2016, seu valor de mercado atingiu 55 bilhões de dólares.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de SaaS

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Resumo
Modelo de SaaS
Nome do Artigo
Modelo de SaaS
Descrição
O Modelo de SaaS (Software as a Service) funciona ao oferecer serviços de acesso, suporte e manutenção de um software específico via internet...
Autor
Nome do editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo

One thought on “Modelo de SaaS (Software as a Service)

  1. Pingback: Modelo de Negócio da Apple - O Analista de Modelos de Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!