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Um plano de negócios é um documento escrito, que contém os objetivos operacionais da empresa, a estratégia de vendas e marketing, bem como o contexto financeiro, com orçamento detalhado e projeção de ganhos e perdas da organização.

Ele serve como uma espécie de roteiro que orienta a empresa no planejamento de seu futuro, reduzindo a chance de falhas e imprevistos. E é um documento ainda muito importante nos dias de hoje caso você esteja buscando parceiros ou investidores.

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Ainda que possa demandar bastante tempo para ser produzido, um plano de negócios apurado, completo e preciso é de grande importância para empresas estabelecidas e, por isso mesmo, deve ser mantido atualizado. Em geral, um plano de negócios possui os seguintes componentes:

Capa e sumário

O plano de negócios deve ser apresentado como um único volume impresso, em uma pasta, por exemplo. Deve possuir uma capa, com nome da empresa e dos diretores, endereço, telefone, e-mail, site e a data do plano. Também pode incluir a logomarca da companhia. Após, a primeira página deve vir um sumário, explicitando tudo aquilo que o plano de negócios contém, seus títulos e páginas correspondentes.

Resumo executivo

Trata-se, sucintamente, da declaração de objetivo, ou seja, por que um plano de negócios está sendo produzido e registrado. Esse resumo não deve passar de meia página, mas precisa incluir o seguinte:

  • conceito, produto, mercado alvo e vantagem competitiva;
  • recursos financeiros, como vendas e lucros;
  • requisitos financeiros (capital necessários para fundação ou expansão, por exemplo);
  • tipo de operação, data de fundação, proprietários;
  • patentes, protótipos, contratos principais, entre outros.

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Descrição do negócio

A descrição do negócio parte inicialmente da descrição do setor em que ele está inserido. Inclui a realidade atual do setor, bem como as perspectivas de futuro. Baseia-se em fatos, com citações de fonte no rodapé.

Então, passa à descrição do negócio em si, informando área de atuação, se é novo ou já estabelecido, quem são os sócios e diretores da empresa e qual a função de cada um, quais são os clientes e o mercado, e como o produto/serviço é distribuído e comercializado.

Descrição do produto ou serviço

A descrição do produto ou serviço prevê explicar como os consumidores utilizam seu produto ou serviço e que fatores o diferenciam dos concorrentes no mercado. Também inclui a forma em que se obtém uma vantagem competitiva sobre os demais.

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Análise de mercado

Uma análise apurada do mercado permite conhecer seus clientes em potencial para, então, determinar uma estratégia de preços, distribuição e publicidade. Primeiro, defina o tamanho, perfil demográfico, tendências socioeconômicas e perspectivas de crescimento desse mercado.

Em seguida, calcule quanto de seus produtos ou serviços serão comprados anualmente, de forma a descobrir qual é a sua participação nesse mercado. Em cima dessa referência, você poderá fazer seu planejamento. Descreva, então, sua estratégia de posicionamento. Observe o diferencial de seu produto ou serviço, o nicho que pretende alcançar, como você chegará até esse mercado alvo e quem é a sua concorrência.

Ainda, informe o preço de seu produto ou serviço, de acordo com o método de precificação que você acreditar mais viável para seu negócio. Além disso, determine o processo de logística e distribuição do produto até o consumidor final, observando os canais que a concorrência utiliza – um canal diferente pode ser uma vantagem estratégica. Por fim, crie sua estratégia de promoção abrangendo comunicação, publicidade, design e vendas.

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Analise competitiva

Faz-se uma análise competitiva com o intuito de conhecer os pontos fortes e fracos de seus concorrentes no mercado (inclusive vislumbrando como explorar esses pontos fracos), as estratégias que lhe possibilitam uma vantagem sobre eles e as barreiras que você impõe para evitar a entrada ou a expansão da concorrência no mercado. Lembre-se de que, ao observar a concorrência, é importante analisar também a concorrência indireta, tanto hoje como no futuro.

Plano operacional e de gerenciamento

Essa parte do plano projeta como o seu negócio funciona continuamente. Isso porque o plano operacional descreve toda sua estrutura, instalações, equipamentos, inventário, suprimentos, bem como toda a logística e supply chain da operação.

Já o gerenciamento envolve as responsabilidades de cada equipe, as tarefas de cada divisão, os conhecimentos necessários e específicos de cada função. Inclui, portanto, uma estratégia para encontrar e contratar pessoal qualificado.

Plano financeiro

Seu plano financeiro precisa conter demonstração de resultados, fluxo de caixa e balanço. E, se o seu negócio está só começando, então você precisa informar de onde virá o financiamento inicial (crédito bancário, investimento externo, bootstrapping etc.).

A demonstração de resultados relata a capacidade de geração de receita da empresa, pois mostra quanto o negócio ganha e perde ao longo do ano, ao subtrair os custos e despesas da renda gerada, chegando ao lucro ou prejuízo.

O fluxo de caixa, por sua vez, informa quanto dinheiro você precisa para cumprir suas obrigações e de onde essa receita virá. Idealmente, uma demonstração de fluxo de caixa deve ser feita mensalmente durante o primeiro ano, trimestralmente no segundo e anualmente após isso.

O balanço patrimonial mede ativos contra passivos, de forma a calcular o patrimônio líquido da companhia. O plano de um negócio existente deve incluir o balanço do último período. Já o plano de um novo negócio precisa projetar que patrimônio poderá vir a acumular.

Documentos de apoio

Aqui é a seção para colocar quaisquer outros documentos que você julgue de suma importância para avaliação de seu negócio, mas que não podem ser incluídos nas seções anteriores. Por exemplo: currículos, contratos com fornecedores, contratos com clientes, documentos legais e fiscais etc.

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Por que fazer um plano de negócios

A importância do plano de negócios reside no fato de que ele é capaz de analisar a viabilidade de um negócio e ajudar no planejamento de futuro. Você também consegue visualizar pontos fracos a serem reparados, bem como pontos fortes a serem potencializados.

Além disso, se você estiver buscando uma parceria ou um investidor, você provavelmente precisará ter um plano de negócios pronto e bem específico para demonstrar a rentabilidade a seus investidores e/ou parceiros potenciais.

Por fim, não esqueça que o plano de negócios é um documento vivo. Ele possui projeções e relatórios detalhados e, portanto, precisa ser revisto regularmente e atualizado sempre que necessário.

Obs.: se você quiser uma ajudinha para criar seu plano de negócios, a revista Forbes reuniu algumas perguntas que podem ajudá-lo a desenvolver cada componente!

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