Modelo de Franchising

Modelo de Franchising

O Modelo de Franchising funciona ao oferecer o direito de uso da marca e modelo de operação de uma empresa por um período determinado.

Existem dois tipos de atores importantes no modelo de negócio do franchising: o franqueador e o franqueado.

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Para o franqueado é uma forma mais segura de começar e operar o seu próprio negócio, com maior taxa de sucesso desde o início de operação, já que ele poderá abrir um negócio idêntico ao de uma marca estabelecida com modelo de negócio comprovado.

Para o franqueador, trata-se de uma excelente estratégia de crescimento e distribuição (canais) sem grandes investimentos / desembolsos.

O Modelo Canvas de Franchising

O Business Model Canvas de Franchising segue o seguinte padrão

Modelo de Franchising - Modelo Canvas

Como o Modelo de Franchising Ganha Dinheiro

O modelo de Franchising ganha dinheiro de múltiplas maneiras. Existe a cobrança de uma taxa inicial pela venda dos direitos de franquia (chamada de taxa de franquia), uma mensalidade pelos royalties do uso da marca (e de publicidade) e um percentual das vendas mensais.

Algumas franquias podem também cobrar uma taxa fixa mensal (mais comum em micro-franquias) ao invés de um percentual das vendas mensais.

Outras franquias também ganham dinheiro vendendo suprimentos / insumos aos franqueados (com um contrato de fornecimento exclusivo).

Forças e Fraquezas do Modelo de Franchising

Forças – É uma das formas mais bem sucedidas e comprovadas de expansão nacional ou internacional sem grandes investimentos.

Fraquezas – Primeiro, é extremamente difícil de encontrar bons franqueados. Com menor controle sobre o seu negócio isso pode ser um grande problema. Segundo, um franqueado pode abrir um clone da empresa após o encerramento do contrato (principalmente, se este não estiver satisfeito com a franquia).

Como obter Sucesso com o Modelo de Franchising

O sucesso do modelo de franchising esta diretamente relacionado às habilidades de gestão/administração de empresas do franqueado selecionado.

Dito isso, para obter sucesso com o modelo de franquia é fundamental ter um processo de seleção e treinamento bem estruturado.

Um manual operacional com processos detalhados, treinamento de implantação, software de gestão e automação, e um bom suporte são itens fundamentais para o sucesso e satisfação do franqueado.

Caso de Sucesso do Modelo de Concorrência Criativa

O McDonald’s é a maior rede de restaurantes fast food, servindo cerca de 68 milhões de clientes diariamente em 119 países através das suas 36.538 lojas.

Fundado nos Estados Unidos em 1940, a empresa começou como um restaurante churrascaria operado pelos irmãos Richard e Mauric McDonald. Em 1948, eles se reorganizaram como uma hamburgueria usando princípios de linha de produção.

O empresário Ray Krock, entrou na empresa em 1955 como um consultor de franquias e acabou a comprando após vislumbrar oportunidades de expansão internacionais para o negócio.

80% dos restaurantes do McDonald’s são operados por franqueados. A empresa atualmente é considerada a franquia número 1 segundo a Times Magazine. Cada loja sua fatura em média 2,6 milhões de dólares por ano nos Estados Unidos.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Concorrência Criativa

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