Modelo de Negócio de Micro-Franquia

Modelo de Negocio de Micro-Franquia

O modelo de negócio de Micro-Franquia funciona aplicando os fundamentos tradicionais do franchising aos negócios de baixo investimento inicial e custos de operação, geralmente baseados em casa e/ou geridos por autônomos.

As microfranquias têm baixo custo inicial e podem ser oferecidas e administradas por indivíduos com baixa renda ou capacidade de investimento. É um tipo muito comum de franquias em países em desenvolvimento, mas também entre pais e mães que decidem ficar em casa cuidando de seus filhos, mas querem ter uma ocupação e renda capaz de ser realizada de casa.

Como no modelo de franquias, as micro-franquias também tem dois atores: o franqueado e o franqueador.

Para o franqueado, é uma maneira mais segura de iniciar e operar o seu próprio negócio, pois será capaz de abrir negócios idênticos de marca e modelo de negócios comprovados.

Para o franqueador, o modelo é uma ótima estratégia de crescimento e distribuição sem altos investimentos / desembolsos.

No caso da micro-franquia o ganha vem em forma da venda de franquias de baixo custo em alta escala.

Alguns exemplos famosos e bem sucedidos de micro-franquias no Brasil incluem franquias para cuidadores de idosos, professores particulares, manutenção de piscinas e jardins, lavagem de carros, entre outros.

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio de Micro-Franquia

O business model canvas das Micro-Franquias possui a seguinte estrutura

Micro-Franquia - Business Model Canvas

Como o Modelo de Negócio de Micro-Franquia Ganha Dinheiro

O modelo de negócio de microfranquia ganha dinheiro de foram um pouco diferente do franchising tradicional.

Enquanto as grandes franquias ganham dinheiro com taxa de franquia, mensalidade pelos royalties do uso da marca (e de publicidade) e um percentual das vendas mensais, nas micro-franquias os ganhos estão concentrados na taxa de franquia inicial (de valor baixo, porém vendida em altíssimo volume já que as exigências de ponto comercial não existem e a seleção dos franqueados é bem menos rígida) e em alguns casos um valor fixo mensal para manutenção do nome do franqueado no site oficial e suporte a operação e esforços de vendas.

Não existe qualquer tipo de custo variável baseado em percentuais de vendas.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio de Micro-Franquia

Forças – É um modelo acessível para a maioria das pessoas e é uma ótima maneira de oferecer serviços de forma mais profissional e com uma marca reconhecida.

Fraquezas – O modelo é limitado principalmente à internet, serviços e empresas de venda ou prestação de serviços. Há vários segmentos em que a microfranquia simplesmente não funcionaria.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Micro-Franquia

Para ter sucesso com o modelo de negócio de microfranqueamento, a maioria das empresas torna simples e fácil gerenciar as empresas. Sistemas complexos e rígidos podem gerar uma grande taxa de fracasso. Também é importante entender que esse é um modelo de alto volume (como o atacado) e exige uma ótima estratégia de distribuição.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Negócio de Micro-Franquia

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Microfranchising
http://www.forbes.com/sites/allbusiness/2013/11/27/small-business-ownership-start-out-small-with-a-microfranchise/
http://www.entrepreneursdumonde.org/energie/en/index.php/our-approach/business-models/distribution-through-microfranchising
https://www.portaldofranchising.com.br/microfranquias/
Resumo
Modelo de Negócio de Micro-Franquia
Nome do Artigo
Modelo de Negócio de Micro-Franquia
Descrição
O modelo de negócio de Micro-Franquia funciona aplicando os fundamentos tradicionais do franchising aos negócios de baixo investimento inicial e custos de operação, geralmente baseados em casa e/ou geridos por autônomos.
Autor
Nome do editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!