Qual a diferença entre modelo de negócio e plano de negócio?

Qual a diferença entre modelo de negócio e plano de negócio?

É fácil confundir modelo de negócio com plano de negócio. Mas a verdade é que a semelhança está mais na nomenclatura mesmo do que na função de cada uma das ferramentas, que são complementares.

Enquanto o modelo de negócio é a base, a ideia original de sua empresa, o plano é a sua estrutura, a descrição geral de como sua empresa funciona. O plano de negócio é um documento escrito, que contém tudo sobre a empresa – inclusive o detalhamento do modelo de negócios.

Curso Business Model Canvas

Mas vamos separar as coisas, para ficar mais claro!

Modelo de Negócio

modelo-de-negocio-ou-plano-de-negocio

O modelo de negócio de sua empresa determina a forma como ela ganha dinheiro, bem como a maneira como você deve administrá-la. Uma franquia é um modelo de negócio. Uma loja online de casa, mesa e banho é outro modelo de negócio. Um restaurante vegano, um provedor de serviços de internet banda larga, uma empresa de gestão de documentos, uma escola de música. Cada um desses é um modelo de negócio, com suas peculiaridades.

O que confundimos com o plano de negócio é, na verdade, a ferramenta modelo de negócio. E essa ferramenta é a base para a criação de uma empresa sustentável. É através da modelagem de seu negócio, que você consegue identificar quem é seu público, quais suas expectativas e qual a melhor forma de gerar valor para essas pessoas. E como você entrega esse valor ao seu segmento de clientes também define o seu modelo de negócio.

Por meio do modelo de negócios, você também consegue identificar quais são os recursos necessários para que seu negócio seja bem-sucedido – humanos ou não –, quais as atividades que sua empresa precisa desempenhar, com quem ela precisa interagir e inclusive através de que canais ela deve interagir com quem.

O modelo de negócio é, portanto, uma ferramenta para ser aplicada sob o ponto de vista interno da organização, é a forma mais eficaz para você compreender a sua empresa e sua relação com o mercado em que ela se insere. Trata-se de uma estrutura, geralmente de uma única página, que permite entender o seu negócio sob várias perspectivas diferentes.

Dependendo tipo de negócio que você quer montar, convém dar uma olhada em opções de modelagem de negócios distintas, tais como: Business Model Canvas, Canvas da Proposta de Valor, Lean Startup Canvas, entre outros.

Cada ferramenta dessas serve a diferentes propósitos. Por exemplo, para um negócio novo, o Business Model Canvas é o mais apropriado. Para uma expansão, o Lean Canvas é mais adequado. Para pivotar seu produto, observe a Proposta de Valor.

De fato, se você quer entender melhor o seu negócio, internamente, ou fazer projeções para o crescimento de sua empresa, então você precisa mesmo trabalhar com o modelo de negócios, não com o plano.

Plano de Negócio

modelo-de-negocio-ou-plano-de-negocio

Um plano de negócios explica por que você está nesse negócio e como ele funciona. Ele foca no modelo de negócio, de forma a demonstrar o equipamento e equipe necessários para atender a esse modelo, a estratégia de marketing que será abordada e como ela atrairá – e reterá – os clientes, e até mesmo como sua empresa precisará lidar com a concorrência.

Então, o plano de negócio vai além, explanando a estabilidade financeira de sua empresa, bem como a projeção dos números para o futuro. O plano, em resumo, dá suporte ao modelo de negócio, explicitando as etapas necessárias para atingir os objetivos e metas do negócio.

O plano de negócios, em geral, apresenta uma capa, um resumo executivo, descrições do negócio, do produto e do serviço, análise do mercado e da concorrência, plano operacional e de gerenciamento e plano financeiro.

O foco do plano de negócio, de fato, é fornecer a executivos, investidores e outras partes interessadas um panorama abrangente e detalhado sobre a situação do negócio. É um documento de suma importância para buscar empréstimos, fontes de financiamento e investimentos. Trata-se da melhor maneira de demonstrar que seu negócio merece confiança – e crédito!

O plano de negócio é, portanto, ao contrário do modelo de negócio, uma ferramenta para ser aplicada sob o ponto de vista externo. Serve para mostrar o quão atraente é a sua empresa e qual sua ótica do futuro da companhia.

Interdependência

modelo-de-negocio-ou-plano-de-negocio

O plano de negócio é, pois, completamente dependente do modelo de negócio. Por exemplo, o modelo vai definir o fluxo de receita, enquanto o plano mostra a estrutura necessária para capacitar esse fluxo. Ou seja, se você alterar o modelo de negócio, você precisará mexer também no plano.

E, embora um plano de negócios também ajude a entender melhor seu próprio negócio, internamente, e o modelo de negócio seja parte do plano de negócio, a verdade é que o plano de negócio foca em demonstrar para pessoas “de fora” como sua empresa estará no futuro.

Em suma, o modelo de negócio é a ideia de como você pretende ganhar dinheiro. O plano de negócio é exatamente – como o nome já diz – como você planeja fazer isso.

Vale lembrar, por fim, que ambas as ferramentas são dinâmicas. Portanto, você deve revisar tanto seu modelo quanto seu plano de negócio com regularidade e periodicidade.

Aqui vai um bom resumo sobre as diferenças entre modelo de negócio vs plano de negócio

Diferença entre modelo de negócio e plano de negócio

Curso Business Model Canvas

One thought on “Qual a diferença entre modelo de negócio e plano de negócio?

  1. ANA LUISA DE CAMPOS E SOUZA says:

    muito útil e simplificado, ótimo para descrever e esclarecer pequenas diferenças entre os conceitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

 
Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!