Modelo de Negócio B2B

Modelo de Negócio B2B - Canvas Negocios

O modelo de negócio B2B (Business to Business) é baseado na relação comercial, de compra e venda, de produtos ou serviços, entre empresas.

Diferente do modelo B2C (business to consumer), a venda B2B não envolve pessoas físicas, apenas pessoas jurídicas. Os exemplos mais clássicos de modelo B2B são entre um fabricante e um atacadista, ou entre um atacadista e um varejista revendedor.

Uma cadeia de valor típica envolve múltiplas transações de negócios entre empresas, já que as empresas adquirem componentes e produtos, como outras matérias-primas para uso nos processos de fabricação. Os produtos acabados podem então ser vendidos a particulares através de transações de empresas para consumidores (B2C).

As vendas entre empresas costumam significar vendas mais complexas (por tratarem de valores maiores e hierarquias de decisões) e maiores valores de vendas por causa do volume de produtos ou serviços adquiridos.

No fundo, o modelo B2B não tem nada de especial, além da relação de uma empresa com outra empresa. Existem milhares de possibilidades de canais, fontes de receita, relacionamento e etc.

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio B2B

O Modelo Canvas do B2B tem apenas dois itens como padrão: a oferta de um produto ou serviço ao segmento de empresas

Modelo de Negócio B2B - Modelo Canvas e Modelo de Negocio

Como o Modelo de Negócio B2B Ganha Dinheiro

O modelo B2B ganha dinheiro normalmente de duas formas: vendas de produtos em alto volume (para revenda ou beneficiamento) ou venda de serviços complexos de alto valor agregado.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio B2B

Para obter sucesso com o modelo B2B é muito importante ser um profundo conhecedor do mercado em que o cliente atua, compreendendo suas dores financeiras e produtivas.

Uma venda B2B é acima de tudo uma venda que deve ajudar nos resultados que a empresa cliente pretende alcançar. Não se trata de uma venda comportamental como costuma acontecer no mercado B2C.

Em outra palavras, é necessário vender redução de custo ou aumento de resultados financeiros.

Outros Tipos de Modelos de Negócios B2B

Existem alguns modelos de negócios que são comumente B2B e que já foram descritos aqui nesse blog, entre eles:

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Business-to-business
http://www.investopedia.com/terms/b/btob.asp
https://pt.wikipedia.org/wiki/Business-to-business

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!