Modelo de Negócio da Udemy

Modelo de Negocio da Udemy

O Modelo de Negócio da Udemy é do tipo Crowd-Learning, pois conecta produtores de cursos online (instrutores) com alunos que desejam se aprofundar nos mais diversos assuntos gerando ensino em larga escala.

A Udemy funciona como um platafoma que permite que instrutores criem cursos online nos tópicos desejados. Usando as ferramentas oferecidas pela Udemy’s é possível fazer upload de conteúdo em vídeo, apresentações em powerpoint, PDFs, áudios, arquivos zipados e aulas ao vivo para criar os cursos. Instrutores podem também criar e participar de fóruns de discussão com seus alunos.

Cursos são oferecidos através de uma grande variedade de categorias, incluindo negócios e empreendedorismo, artes, saúde e beleza, línguas, música e tecnologia. A maioria das aulas são assuntos práticos sobre Como usar VBA no Excel ou Como Usar um iPhone.

A Udemy também oferece o Udemy para Negócios, sua oferta B2B, permitindo que empresas contratem mais de 2.000 cursos online para seus funcionários utilizarem como e quando quiserem. A oferta permite até mesmo que empresas criem portais de ensino próprios usando ferramentas oferecidas pela Udemy.

A Udemy também é responsável por fazer o marketing dos cursos e para isso utiliza de uma estratégia de preços agressivas, fazendo promoções constantemente para aumentar o volume de compras. De forma complementar, a Udemy possui um programa de afiliados para ajudar em suas vendas.

A empresa foi criada em 2007, Udemy por Eren Bali enquanto morava na Turquia. Mas foi em 2010, morando no Vale do Silício, que ele se juntou com novos sócios e tentou buscar investimento para a recém criada startup.

Depois de ser rejeitado mais de 30 vezes por investidores, os fundadores decidiram lançar a empresa bootstraped, ou seja, com dinheiro do próprio bolso. Em poucos meses a empresa já tinha 1.000 instrutores, 2.000 cursos cadastrados e quase 10.000 alunos registrados.

A Udemy é hoje uma das maiores platformas de ensino do mundo com números impressionantes:

  • 96 milhões de cursos realizados
  • 17 milhões de estudantes
  • 9 milhões de minutos de vídeos
  • 55 mil cursos
  • 20 mil instrutores
  • 60 línguas diferentes

O Business Model Canvas da Udemy

O Modelo Canvas preenchido da Udemy é exemplificado assim:

Modelo de Negócio da Udemy - Business Model Canvas

Como a Udemy Ganha Dinheiro

O Modelo de Negócio da Udemy ganha dinheiro retendo uma parte do valor pago por cada curso realizado em sua plataforma. O modelo de compensação varia conforme a responsabilidade do marketing. Se o professor / instrutor for responsável por atrair alunos, ele pode ficar com até 97% do valor das vendas. Mas se a Udemy for a responsável pelo marketing, ela retém 50% do valor do curso. Em caso de vendas através do marketing de afiliados, o instrutor fica com apenas 25% das vendas.

Mas é importante dizer que os percentuais menores costumam compensar pelo grande aumento do volume de vendas. Em 2015, os top 10 instrutores da Udemy ganharam mis de 17 milhões de dólares. Nada mal, não é?

Outras Empresas com o mesmo Modelo de Negócio da Udemy

Fontes:
https://www.quora.com/What-is-more-profitable-business-model-Udemy-or-Lynda-buy-courses-vs-subscription
https://en.wikipedia.org/wiki/Udemy
https://about.udemy.com/blog/
Resumo
Modelo de Negócio da Udemy
Nome do Artigo
Modelo de Negócio da Udemy
Descrição
O Modelo de Negócio da Udemy é do tipo Plataforma Multilateral, pois conecta produtores de cursos online com alunos que desejam aprender e se aprofundar.
Autor
Nome do editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!