Tipos de Modelos de Negócios

Modelo de Negócio de Crowd-Learning

Modelo de Negócio de Crowd-Learning

O Modelo de Negócio de Crowd-Learning funciona permitindo que pessoas aprendam com a experiência e conhecimento de outras pessoas. Ao conectar uma grande variedade de instrutores e professores com alunos, o modelo também pode ser considerado uma variação do modelo P2P, além de plataforma multilateral e/ou cauda longa.

Crowd-Learning significa aprender através da oferta de conhecimento das massas, além dos limites da sala de aula de instituições tradicionais de ensino. As plataformas de crowd-learning são baseadas na web, mas adotam conceitos de redes sociais para agregar valor e expandir organicamente.

O Crowd-learning mostra que o conhecimento não é apenas algo alimentado de forma hierarquizada, de cima para baixo, por aqueles que detém diplomas acadêmicos. As plataformas de aprendizagem em massa estimulam a interação e promovem boas idéias, independente de quem esteja ensinando.

O importante é que se conheça bem o assunto e se tenha uma boa didática. Quem ensina bem sucede com boa pontuação de seus cursos e quem não sabe ensinar, desaparece.

As plataformas de Crowd-Learning tiveram seu boom por volta do ano de 2010 com o surgimento das denominadas MOOCs (Mass Online Open Courses) aproveitando a onda da Web 2.0 e aplicando a área de educação.

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio de Crowd-Learning

O business model canvas do Crowd-Learning possui a seguinte estrutura

Modelo de Negocio Crowd-Learning - Business Model Canvas

Como o Modelo de Negócio de Crowd-Learning Ganha Dinheiro

Plataformas de Crowd-Learning ganham dinheiro com três formas distintas:

  1. Valor por curso – É o caso da Udemy que achou seu sucesso fazendo promoções massivas e constantes com preços de cursos a R$ 20,00.
  2. Assinatura – É caso de plataformas como a EduK ou Skillshare que cobra um valor mensal para você ter acesso a todos os cursos, num modelo conhecido como All You Can Eat.
  3. Serviço Premium – É o caso de sites como Udacity e Coursera que lançaram os chamados Mini-Diplomas, que contam com acompanhamento de professores (com horas de atendimento 1 a 1), projetos entre participantes da mesma classe e certificados emitidos em parceria com renomadas empresas. Neste tipo de empresa, a estratégia não foi de adotar o modelo de plataforma multi-lateral, nem Cauda Longa, mas sim prestar um serviço com equipe própria e parcerias.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio de Crowd-Learning

Forças – Por se tratar de uma plataforma multi-lateral, possui uma grande capacidade de escalar e de aproveitar todos os benefícios da cauda longa.

Fraquezas – O setor de educação ainda é muito tradicional também por parte dos consumidores. Ainda existe o pensamento de que curso bom é aquele feito em instituição tradicional, de renome, com professores, sala de aula e diploma. O setor empresarial também participa disso contratando funcionários com base em diplomas reconhecidos. Ainda é um longo caminho a ser vencido.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Crowd-Learning

O modelo de negócio de crowd-learning ainda esta tentando encontrar qual o seu modelo de receitas ideal e oferta de valor ideal. Eu particularmente acredito que a transição para uma educação baseada no crowd-sourcing deve ainda misturar elementos tradicionais da sala de aula, como trabalhos em grupo e acesso direto ao professor para aconselhamento e dúvidas, com as tecnologias do mundo web, como vídeos sob-demanda, fóruns, etc., para que alunos (e empresas) se sintam cada vez mais à vontade para adotarem esse novo modelo de ensino.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Negócio de Crowd-Learning

Fontes
https://frankounl.wordpress.com/2014/07/11/the-crowd-and-open-education-resilience-and-sustainability-2/
https://en.wikipedia.org/wiki/Peer_learning
https://pt.wikipedia.org/wiki/MOOC
Resumo
Modelo de Negócio de Crowd-Learning
Nome do Artigo
Modelo de Negócio de Crowd-Learning
Descrição
O Modelo de Negócio de Crowd-Learning funciona permitindo que as pessoas aprendam com a experiência e conhecimento de outras pessoas. Ao conectar uma grande variedade de instrutores e professores com alunos o modelo possui grande poder de escalabilidade.
Autor
Editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo
Daniel Pereira
Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios
Você também pode gostar...
Modelo de Negócio Direct-to-Consumer (D2C)
Modelo de Negócio Direct-to-Consumer (D2C)
Modelo de Negócio O2O
Modelo de Negócio O2O (Online-to-Offline)

Deixe o seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Site