Modelo de Negócio de Crowd-Learning

Modelo de Negócio de Crowd-Learning

O Modelo de Negócio de Crowd-Learning funciona permitindo que pessoas aprendam com a experiência e conhecimento de outras pessoas. Ao conectar uma grande variedade de instrutores e professores com alunos, o modelo também pode ser considerado uma variação do modelo P2P, além de plataforma multilateral e/ou cauda longa.

Crowd-Learning significa aprender através da oferta de conhecimento das massas, além dos limites da sala de aula de instituições tradicionais de ensino. As plataformas de crowd-learning são baseadas na web, mas adotam conceitos de redes sociais para agregar valor e expandir organicamente.

Curso Business Model Canvas

O Crowd-learning mostra que o conhecimento não é apenas algo alimentado de forma hierarquizada, de cima para baixo, por aqueles que detém diplomas acadêmicos. As plataformas de aprendizagem em massa estimulam a interação e promovem boas idéias, independente de quem esteja ensinando.

O importante é que se conheça bem o assunto e se tenha uma boa didática. Quem ensina bem sucede com boa pontuação de seus cursos e quem não sabe ensinar, desaparece.

As plataformas de Crowd-Learning tiveram seu boom por volta do ano de 2010 com o surgimento das denominadas MOOCs (Mass Online Open Courses) aproveitando a onda da Web 2.0 e aplicando a área de educação.

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio de Crowd-Learning

O business model canvas do Crowd-Learning possui a seguinte estrutura

Modelo de Negocio Crowd-Learning - Business Model Canvas

Como o Modelo de Negócio de Crowd-Learning Ganha Dinheiro

Plataformas de Crowd-Learning ganham dinheiro com três formas distintas:

  1. Valor por curso – É o caso da Udemy que achou seu sucesso fazendo promoções massivas e constantes com preços de cursos a R$ 20,00.
  2. Assinatura – É caso de plataformas como a EduK ou Skillshare que cobra um valor mensal para você ter acesso a todos os cursos, num modelo conhecido como All You Can Eat.
  3. Serviço Premium – É o caso de sites como Udacity e Coursera que lançaram os chamados Mini-Diplomas, que contam com acompanhamento de professores (com horas de atendimento 1 a 1), projetos entre participantes da mesma classe e certificados emitidos em parceria com renomadas empresas. Neste tipo de empresa, a estratégia não foi de adotar o modelo de plataforma multi-lateral, nem Cauda Longa, mas sim prestar um serviço com equipe própria e parcerias.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio de Crowd-Learning

Forças – Por se tratar de uma plataforma multi-lateral, possui uma grande capacidade de escalar e de aproveitar todos os benefícios da cauda longa.

Fraquezas – O setor de educação ainda é muito tradicional também por parte dos consumidores. Ainda existe o pensamento de que curso bom é aquele feito em instituição tradicional, de renome, com professores, sala de aula e diploma. O setor empresarial também participa disso contratando funcionários com base em diplomas reconhecidos. Ainda é um longo caminho a ser vencido.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Crowd-Learning

O modelo de negócio de crowd-learning ainda esta tentando encontrar qual o seu modelo de receitas ideal e oferta de valor ideal. Eu particularmente acredito que a transição para uma educação baseada no crowd-sourcing deve ainda misturar elementos tradicionais da sala de aula, como trabalhos em grupo e acesso direto ao professor para aconselhamento e dúvidas, com as tecnologias do mundo web, como vídeos sob-demanda, fóruns, etc., para que alunos (e empresas) se sintam cada vez mais à vontade para adotarem esse novo modelo de ensino.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Negócio de Crowd-Learning

Fontes
https://frankounl.wordpress.com/2014/07/11/the-crowd-and-open-education-resilience-and-sustainability-2/
https://en.wikipedia.org/wiki/Peer_learning
https://pt.wikipedia.org/wiki/MOOC
Curso Business Model Canvas

One thought on “Modelo de Negócio de Crowd-Learning

  1. Juçara Costa says:

    claro que no brasil o modelo de ensino presencial ainda é forte, mas vemos mudanças rápidas para o ensino ead

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!