Modelo de Negócio da OLX

OLX - O Analista de Modelo de Negócio

O Modelo de Negócio da OLX é do tipo plataforma multilateral e funciona ao conectar vendedores e compradores de produtos novos e usados para fazerem negócios entre si.

No fundo, é como uma espécie de classificados moderno com grande foco na plataforma mobile, que representa mais de 60% do seu uso.

Curso Business Model Canvas

O grande diferencial do OLX está no foco em pessoas físicas, uma oportunidade de mercado deixada pelo líder neste segmento, o Mercado Livre, que resolveu focar em facilitar a vida dos pequenos varejistas que queriam vender online no modelo de marketplace.

a OLX apostou em baixar as barreiras para compra e venda de itens usados ao permitir anúncios gratuitos e grande facilidade de cadastro e postagem de fotos dos itens, bem como comunicação via chat entre comprador e vendedor, tudo isso via um aplicativo mobile muito fácil de usar.

Muitos dizem que o grande sucesso da empresa foi fruto do enorme investimento em publicidade televisiva, a famosa campanha do “Desapega”, que no Brasil contou com personagens populares como Compadre Washington do É o Tchan.

Em 2014, a empresa fundiu suas operações com a Bom Negócio, sua principal concorrente no mercado nacional, com quem travava uma batalha pesada nas propagandas de tv.

A OLX foi criada em 2006 e hoje, mais de 10 anos depois, opera em 45 países e fatura mais de 80 bilhões de dólares por ano (número de 2016). A empresa que hoje faz parte da holding Sul-Africana Naspers foi criada por Fabrice Grinda e Alec Oxenford como uma alternativa ao Craiglist para mercados fora dos Estados Unidos.

Business Model Canvas da OLX

O modelo canvas da OLX tem o seguinte desenho

Modelo de Negócio da OLX - modelo canvas

Como a OLX Ganha Dinheiro

A OLX ganha dinheiro oferecendo a opção de colocar o seu anúncio em destaque, o que significa que ele aparece entre os primeiros lugares da busca ou listagem de anúncios, aumentando as chances de vender o item mais rapidamente.

A empresa também ganha dinheiro oferecendo espaços publicitários através da rede de display do Google e pretende no futuro ganhar dinheiro facilitando pagamentos entre seus usuários.

Outras Empresa que Adotam o Mesmo Modelo de Negócio da OLX

Fontes
http://exame.abril.com.br/revista-exame/guerra-classificados-online-531206/
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20140704/desapegar-bom-negocio/169119
http://utilweb.com.br/como-a-olx-ganha-dinheiro-ou-lucra-com-a-internet.aspx
https://www.quora.com/Whats-the-business-model-of-OLX
http://exame.abril.com.br/pme/olx-e-bomnegocio-com-fecham-acordo-e-terao-site-unico/
http://exame.abril.com.br/negocios/olx-movimenta-r819-bi-em-compras-e-vendas-em-2016/
https://en.wikipedia.org/wiki/OLX
Curso Business Model Canvas

12 thoughts on “Modelo de Negócio da OLX

  1. Anderson Santiago says:

    Daniel, gostei muito da sua analise, estou estudando o modelo canvas e sua analise de diferentes perfis de empresas me ajudou muito, parabéns pelo seu trabalho.

  2. MAGNOLIA OLIMPIA DE JESUS says:

    Pô, Daniel! Muiiiiiiito bom! Ajuda muito, sobretudo, estudantes e empreendedores. Compartilhar conhecimento é sempre relevante e gera excelentes frutos!

  3. Diego negrete says:

    ola tudo bem parabens pelo conteudo sou aluno novato na area de T.i qual definição de projeto de ARQUITETURA software aplicada na olx???

  4. Dário Newton says:

    Olá Daniel a sua informação foi muito útil, e agradeço-o por ela gostaria de contacto-lo para mais informações sobre este ramo de negócios este o meu WhatsApp +244923614420

  5. Marcelo says:

    Bacana. Mas quando foi lançado aki no Brasil. A OLX NÃO TINHA A OPÇÃO DE “DESTAQUE ” .SERA QUE ELES GANHAVAM APENAS COM PROPAGANDA?

    • Daniel Pereira says:

      Oi Marcelo, tudo bem? A OLX, assim como outras várias startups, operou um bom tempo sem receita, apenas gastando dinheiro de capital de risco para conquistar mercado. A monetização só veio mais a frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

 
Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!