Tipos de Modelos de Negócios

Modelo de Marketing de Afiliados

Modelo de Marketing de Afiliados

O Modelo de Marketing de Afiliados funciona ao criar uma rede de websites que indicam produtos ou serviços de outros websites em troca de um percentual do valor da venda.

O modelo normalmente possui três diferentes atores:

  • o vendedor – produtor ou loja virtual / ecommerce)
  • o afiliado – o website que possui potencial para ser um indicador / vendedor
  • a rede de afiliados (ou plataforma de afiliação) – que possui afiliados e produtores associados com um sistema de pagamento online).

O modelo é muito famoso na indústria de infoprodutos, que vendem produtos intangíveis que podem ser distribuídos digitalmente como cursos online, ebooks e etc.

Por serem produtos digitais, os infoprodutos não possuem custo de fabricação unitária ou distribuição, e portanto permitem que produtores oferecem altos percentuais de comissão (por exemplo 50%) para afiliados.

O Modelo Canvas do Marketing de Afiliados

O Business Model Canvas do Marketing de Afiliados possui o seguinte padrão

Modelo Marketing de Afiliados - Modelo Canvas

Como o Modelo de Marketing de Afiliados Ganha Dinheiro

O Modelo de Marketing de Afiliados ganha dinheiro cobrando um percentual da venda concretizada.

Quando um visitante clica em um link no site de um afiliado, esse link possui uma tag (marcação) capaz de monitorar se uma venda foi concluída a partir daquele afiliado ou não.

Diferente do Modelo de Lead Generation, que ganha dinheiro pela indicação (CPC), o Marketing de Afiliados só ganha dinheiro quando uma venda é concretizada (CPV – custo por venda ou CPS – custo per sale).

Apesar de alguns blogs dizerem que o modelo de marketing de afiliados também ganha dinheiro com outras formas de publicidade de performance (como CPM, CPC, CPF e etc.), eu sinceramente não encontrei no mercado de afiliados ninguém praticando isso.

Forças e Fraquezas do Modelo de Marketing de Afiliados

Forças – Por ser um tipo de marketing de performance baseado no sucesso de vendas é amplamente aceito e desejado por produtores e e-commerces.

Fraquezas – É um tanto quanto difícil controlar afiliados que usam de estratégias anti-éticas como spam, cliques forçados, propaganda enganosa e etc.

Como obter Sucesso com o Modelo de Marketing de Afiliados

Para obter sucesso com o modelo de Marketing de Afiliados é importante focar nos afiliados que realmente dão resultados.

Apesar de possuírem milhões de afiliados cadastrados, apenas uma pequena parte deles será responsável pelo sucesso das vendas. Ou seja, trata-se de encontrar os bons afiliados.

Caso de Sucesso do Modelo de Marketing de Afiliados

Criado há mais de 17 anos, o Clickbank é a maior rede de afiliados no mundo. São 6 milhões de produtos cadastrados e mais de 200 milhões de clientes atendidos em todo o mundo.

No fundo, o Clickbank, assim como outras redes de afiliados, é uma plataforma multilateral de produtos digitais privada.

Enquanto plataforma, ele funciona como uma conexão entre criadores de produtos digitais (produtores) e afiliados que então promovem os produtos para consumidores.

Essa conexão é facilitada por uma série de funcionalidades que tem o meio de pagamento com elo principal.

Com crescimento de 30% em 2015, o Clickbank vêm investindo em funcionalidades que ajudem sua rede a vender na plataforma mobile.

O mercado estima que o Clickbank fature cerca de 5 bilhões de dólares anualmente.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Marketing de Afiliados

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Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Affiliate_marketing
https://en.wikipedia.org/wiki/Performance-based_advertising
http://culttt.com/2013/04/03/the-right-way-to-build-an-online-affiliate-based-business-model/
http://mthink.com/top-20-affiliate-networks-2016/
Resumo
Modelo de Marketing de Afiliados
Nome do Artigo
Modelo de Marketing de Afiliados
Descrição
O Modelo de Marketing de Afiliados funciona ao criar uma rede de websites que indicam produtos ou serviços de outros websites em troca de um percentual...
Autor
Editor
O Analista de Modelos de Negócios
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Daniel Pereira
Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios
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