Economize mais de R$200 Hoje!

MODELOS DE NEGÓCIOS DE EMPRESAS

Modelo de negócio da SpaceX

Modelo de Negocio da Spacex

A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos por iniciativa de Elon Musk, famoso por ser cofundador da Tesla e do PayPal e um dos homens mais ricos do mundo, com patrimônio avaliado em cerca de 23 bilhões de dólares.

Segundo a página “About SpaceX” do próprio site da companhia, “a SpaceX projeta, fabrica e lança foguetes e naves espaciais avançados. A empresa foi fundada em 2002 para revolucionar a tecnologia espacial, com o objetivo final de permitir que as pessoas vivessem em outros planetas.”

Portanto, ainda que hoje a SpaceX tenha seu modelo de negócio baseado na fabricação e lançamento de foguetes na órbita da Terra, o foco inicial de Musk sempre foi o de superar os limites atuais da logística espacial, de forma a reduzir despesas e permitir o futuro trânsito de pessoas para fora do planeta.

Qual é o produto da SpaceX

SpaceX

A SpaceX foi a primeira – e por enquanto única – empresa privada a desenvolver espaçonaves para órbita terrestre.

O primeiro foguete foi lançado em 2009, levando um satélite. Já em 2010, a empresa fez história ao trazer pela primeira vez de volta para dentro da Terra um foguete comercial.

Dois anos depois, a SpaceX lançava sua primeira sonda comercial com a missão de entregar e buscar carga na Estação Espacial Internacional.

Desde 2017, a SpaceX lança foguetes privados regularmente na órbita terrestre e, desde o ano passado, em 2018, começou a lançar o Falcon Heavy, o foguete operacional mais poderoso do mundo, com uma carga de até 63.800 quilos.

A SpaceX já garantiu mais de 100 missões contratadas, o que representa cerca de 12 bilhões de dólares em faturamento. Esses números incluem lançamentos de satélites comerciais e missões para o governo dos Estados Unidos.

A sua sonda, chamada de Dragon, também vem realizando diversas missões de reabastecimento de carga para a estação espacial. No entanto, a Dragon foi mesmo projetada para transporte de pessoas. Então, em breve levará também astronautas do Programa de Tripulação Comercial da NASA.

Atualmente, a SpaceX oferece serviços de lançamento dos foguetes Falcon 9, com capacidade para 22.800 kg e Falcon Heavy, mencionado acima. Ela também pode oferecer serviços de transporte de tripulação a clientes comerciais que querem levar astronautas para destinos alternativos.

Como nasceu a SpaceX

SpaceX

O objetivo primordial de Elon Musk, o visionário fundador da SpaceX, era proporcionar a vida em Marte e outros planetas. Para tanto, inicialmente, ele pensou em um empreendimento chamado “Mars Oasis”, que colocaria um viveiro de plantas no Planeta Vermelho.

No entanto, a atividade era bastante onerosa para a NASA. Então, Musk foi atrás de fornecedores privados de foguetes. Mas, diante dos valores enfrentados, o empreendedor percebeu que ele mesmo poderia dar início a uma empresa de aeronaves espaciais.

Foi assim que ele fundou a Space Exploration Technologies Corporation – a SpaceX. Seu objetivo era fabricar um foguete de baixo custo e reutilizável, capaz de fazer várias viagens.

Para tanto, contratou o designer de foguetes Tom Mueller. Juntos, eles passaram dois anos desenvolvendo o Falcon 1 (o nome é uma referência à nave de Guerra das Estrelas). O empreendimento foi subsidiado por alguns especuladores além de 100 milhões de dólares do próprio Musk.

Em 2008, após três tentativas anteriores, o Falcon 1 entrava no espaço. Dois anos depois, o Falcon 9 se tornava o principal ônibus espacial particular a ir e voltar da órbita terrestre.

A SpaceX hoje

SpaceX

A SpaceX atualmente conta mais de seis mil funcionários, entre sua sede na Califórnia, duas estações de lançamento na Flórida e uma na Califórnia, a instalação de desenvolvimento de foguetes no Texas, além de outros quatro escritórios em diferentes estados americanos.

A instalação de desenvolvimento fica na cidade de McGregor, no estado do Texas. São 4 mil acres de área, com 16 bancas de teste especializadas que validam os testes dos motores tanto dos foguetes quanto da sonda.

A instalação também realiza inspeções pós-voo e está levando a cabo os testes de motores e componentes da próxima geração de veículos da SpaceX, que deverá transportar seres humanos para Marte e outros destinos.

Analisando o modelo de negócio da SpaceX

Vamos ver como o modelo de negócio da SpaceX fica desenhado no business model canvas

Modelo de Negocio da SpaceX Business Model Canvas

  • Segmento de clientes: é bastante específico. Envolve associações abertas e privadas que precisam transportar alguma coisa para o espaço. Atualmente, seus clientes incluem as forças armadas dos Estados Unidos, além da OrbComm (uma empresa voltada para internet das coisas e soluções de comunicação para máquinas) e da MDA Corporation (especializada em satélites e serviços relacionados).
  • Proposta de valor: são três ofertas principais, acessibilidade, desempenho e status. É a principal empresa privada a enviar e trazer de volta um ônibus espacial, a enviar foguetes para a Estação Espacial Internacional e para um círculo geossíncrono e gerenciar a chegada de água de um foguete orbital de primeiro estágio. Sua marca é sólida e está associada a Elon Musk, visionário de negócios com destaque mundial devido ao sucesso da Tesla e do PayPal.
  • Canais: seu principal canal é um grupo de aprimoramento de negócios, onde obtém seus clientes. Além disso, conta com seu website e as redes sociais.
  • Relacionamento com o cliente: a SpaceX atua muito próximo do cliente, numa relação de ajuda e confiança, que vai do lançamento ao retorno do foguete.
  • Atividades-chave: desenhar, montar, lançar e recuperar foguetes e satélites.
  • Parcerias-chave: são os fornecedores que garantem as peças das aeronaves. São mais de 3 mil em todo o território americano.
  • Recursos-chave: sem dúvida, sua equipe de inovação, com programadores, desenvolvedores e designers.
  • Estrutura de custos: sua maior despesa é provavelmente o custo da mercadoria. Outros custos importantes envolvem pesquisa e aprimoramento, além da publicidade.
  • Fonte de receita: oferta de foguetes e satélites. O Falcon 9 custa US$ 62 milhões e o Falcon Heavy, US$ 90 milhões. Além disso, o site da SpaceX conta com uma loja que vende camisetas, agasalhos e adornos da marca.

O futuro da SpaceX

SpaceX

Como você já conseguiu perceber, o futuro da SpaceX está escrito desde a sua idealização: transportar seres humanos. Portanto, a empresa se concentra em desenvolver e lançar aeronaves espaciais totalmente reutilizáveis ​, capazes de transportar pessoas para Marte e outros destinos no Sistema Solar.

 

-73%
Original price was: R$99.Current price is: R$27.
-61%
Original price was: R$249.Current price is: R$97.
-51%
Original price was: R$297.Current price is: R$147.
-44%
Original price was: R$119.Current price is: R$67.

2 thoughts on “Modelo de negócio da SpaceX

  1. Ricardo says:

    Parabéns Daniel pelo conteúdo e compartilhar seus conhecimentos permitindo clareza e acessibilidade aos assuntos abordados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.