Business Model You: O seu Modelo de Negócios Pessoal

Livro Business Model You

Em termos simples, pode-se dizer que o Business Model You é uma adaptação ou uma releitura promovida pelo autor Tim Clark sobre o famoso método chamado Business Model Canvas, que permite que você faça o planejamento completo de um negócio em uma única tela (canvas).

A ideia de Tim Clark foi utilizar esse mesmo canvas para planejar sua própria carreira, pessoalmente, maximizando, assim, a criação de seu próprio valor. O canvas – e o livro – foi chamado, por isso, de Business Model You. Ou seja, o modelo de negócio aqui é Você!

Mas como o Business Model You pode ajudar você?

O objetivo desse canvas é permitir que, em uma única tela, você seja capaz de esclarecer o que quer de e para sua própria carreira. O Business Model You visa a ajudar você em seu fluxo de ideias e pensamentos sempre que você quiser fazer mudanças de curso em sua vida profissional.

Essa metodologia foca na reinvenção de sua carreira, isto é, em descobrir a melhor maneira para você se sustentar financeiramente, tomando como base seus talentos, habilidades, objetivos, necessidades e desejo, dentro de seu ambiente profissional.

O Modelo de Negócio Pessoal - Business Model You

Como é o Canvas do Business Model You?

Assim como o Business Model Canvas, o Business Model You consiste em nove blocos componentes. Fazendo uma associação com o canvas original, a relação é esta:

  1. Segmentos de Clientes >> Quem você ajuda;
  2. Proposta de Valor >> Como você ajuda;
  3. Canais >> Como eles chegam até você e como você atua;
  4. Relacionamento com o Cliente >> Como você interage;
  5. Fontes de Receita >> O que você recebe;
  6. Recursos Principais >> Quem você é e o que você tem;
  7. Atividades-Chave >> O que você faz;
  8. Parcerias Principais >> Quem ajuda você;
  9. Estrutura de Custo >> O que você dá.

Vamos analisar separadamente – de maneira breve – cada um dos nove componentes, para que você entenda como os blocos são definidos, que informações envolvem e como interagem uns com os outros. Observe:

  1. Quem você ajuda

O primeiro bloco do Business Model You inclui todos os espaços, pessoas e organizações que você pode ajudar com seu trabalho, todos aqueles que receberão algum benefício decorrente do serviço que você presta. Podem ser seus colegas, sócios, chefes, parceiros, fornecedores e até mesmo pessoas de fora da empresa que tenham recebam alguma melhoria ou vantagem por sua causa.

Para ajudá-lo nessa definição, você pode se fazer as seguintes perguntas: Para quem você cria valor? Quem é seu cliente mais importante? Quem depende de seu trabalho para conseguir fazer o seu próprio? Quem são os clientes de seus clientes?

  1. Como você ajuda

Aqui você precisa determinar que tipo de problema você está resolvendo para os outros, sejam eles empregadores ou clientes. Envolve tudo o que você faz para ajudá-los a alcançar seus próprios objetivos. Considere se o valor que você entrega proporciona:

  • Redução de custos;
  • Redução de risco;
  • Aumento de conveniência ou usabilidade;
  • Melhora da performance;
  • Elevação do prazer;
  • Satisfação das necessidades básicas;
  • Satisfação de necessidades sociais (marca, status, aprovação etc.);
  • Satisfação de necessidades especiais.

Nesse componente, as questões que podem norteá-lo incluem: Que valor você entrega ao consumidor? Que problema você resolve ou que expectativa precisa satisfazer? De que benefícios específicos os clientes usufruem como resultado de seu trabalho?

  1. Como os clientes chegam até você e como você atua

O foco deste bloco do Business Model You é descobrir como os seus possíveis empregadores ou clientes podem ficar sabendo de você, isto é, por que meios eles podem contratá-lo, como você fornece seu trabalho e, mais do que isso, como você se certifica de que eles estão satisfeitos com a maneira com o que você lhes entrega.

Para você ser capaz de responder quais são os melhores canais para que você seja encontrado, você precisa avaliar as cinco fases de um canal, quais sejam:

  1. Consciência: como os clientes em potencial sabem sobre você?
  2. Avaliação: como você ajuda clientes em potencial a avaliar seu valor?
  3. Compra: como seus novos clientes contratam você ou compram seus serviços?
  4. Entrega: como você entrega valor aos clientes?
  5. Pós-venda: como você continua a dar suporte aos clientes e se assegura de que eles estão satisfeitos?
  6. Como você interage

O objetivo aqui é responder que tipo de relacionamentos seus clientes esperam que você estabeleça e mantenha com eles, bem como descrever e comparar com os tipos de relacionamentos que você já tem.

Você pode interagir com seus empregadores e/ou clientes das mais variadas formas. Alguns exemplos: assistência pessoal, comunicação on-line, transações comerciais, aquisição e/ou retenção de consumidores, serviço remoto (e-mail, Skype), cocriação, serviços automatizados, self-service, entre outros.

  1. O que você recebe

O quinto componente do Business Model You abrange todas as formas de pagamento que você receber pelo seu trabalho, inclusive vantagens e benefícios – físicos ou não. Aqui, você deve se questionar como seus clientes lhe pagam agora, e também como eles podem preferir pagar.  Suas receitas podem ser:

Tangíveis: salário, honorário, comissões, pagamentos em espécie ou permuta, seguro, plano de saúde, opções de investimentos e planos de ações, plano de aposentadoria, assistência para educação etc.

Intangíveis: satisfação, prazer, desenvolvimento pessoal e profissional, reconhecimento, contribuição social, flexibilidade de horários, entre outros.

  1. Quem você é e o que você tem

Os seus recursos principais envolvem tanto seus talentos e capacidades quanto suas preferências. Trata-se de tudo aquilo que pode ajudar você a atingir suas metas profissionais. Seus interesses, sua personalidade, suas habilidades.

Descreva seus principais talentos (coisas que você faz naturalmente sem esforço) e suas melhores habilidades (coisas que você aprendeu a fazer). Você também pode incluir recursos como experiência, capacidades físicas, contatos, reputação etc. Também é importante que você liste seus interesses e preferências.

  1. O que você faz

Esse é o momento de informar todas as atividades que você realiza diariamente e que diferenciam sua função ou ocupação das demais. Você pode agrupar tais atividades em grandes áreas como, por exemplo Realizar (construir, criar, resolver, entregar etc.), Vender (informar, persuadir, ensinar etc.) e Sustentar (administrar, calcular, organizar etc.)

Após descrever as atividades que você desempenha, pergunte a si mesmo: Quais dessas atividades-chave a sua proposta de valor requer? Quais atividades seus Canais e Relacionamento com o cliente requerem? Assim, você saberá definir quais são suas atividades-chave para o seu Business Model You.

  1. Quem ajuda você

Liste nesse bloco toda a sua rede pessoal e profissional que lhe ajuda e apoia seus objetivos de carreira, aqueles que lhe permitem proporcionar valor às outras pessoas, que fornecem recursos principais ou que desempenham atividades-chave em seu nome.

Alguns exemplos incluem: família, amigos, colegas, mentores, chefes, supervisores, pessoal do RH, fornecedores, membros da associação laboral, conselheiros, entre outros.

  1. O que você dá

O último – mas não menos importante – componente do Business Model You abrange tudo aquilo que você dá de si para realizar suas atividades, tudo aquilo que seu trabalho lhe custa. Esses custos podem ser:

Tangíveis: tempo comprometido com viagens a trabalho, horas extras, despesas com deslocamento e viagens, custos de treinamentos, cursos, aperfeiçoamento, ferramentas, materiais, taxas de assinaturas, vestimentas apropriadas, internet, telefonia etc.

Intangíveis: estresse, insatisfação, falta de oportunidades de crescimento pessoal e profissional, baixo reconhecimento, pouca contribuição social, entre outros.

Vale lembrar, por fim, que o canvas é apenas o passo inicial na criação de seu modelo de negócios pessoal. A metodologia envolve, inclusive, seu propósito de vida, a fim de permitir que você descubra como se reinventar e como agir para isso – e depois disso.

Afinal, o ponto de carreira que todos desejam é aquele em que convergem, simultaneamente, o seus interesses (o que lhe motiva e anima), sua personalidade (a maneira como você gosta de trabalhar e de se relacionar com os outros), bem como seus talentos e habilidades (o que você consegue fazer com facilidade). O foco do Business Model You é levar você até lá!

Business Model You

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