Análise de Tipo de Modelo de Negócio

Modelo Plataforma Multilateral

Multi-Lateral - O Analista de Modelos de Negocios

O Modelo Plataforma MultiLateral, também conhecido como Modelo Multi-Faces (ou em inglês Two-Sided), é um modelo que funciona ao atender dois grupos distintos de clientes que geram valor quando interagem entre si.

Em outras palavras, o modelo atende dois segmentos diferentes de clientes coexistentes e interdependentes, pois a presença de um gera valor para o outro.

Ao permitir que usuários criem e consumam valor, o modelo se torna extremamente escalável por se beneficiar de efeitos de rede.

Em alguns casos, não se cobra nada de um dos clientes como forma de atraí-los para então poder oferecê-los ao outro segmento.

Uma piada atual diz que nessas ocasiões “se você não está pagando pelo produto, você deve ser o produto.”

Apesar do modelo ter ganho popularidade com a chamadas plataformas online, ele existe já há muitos anos e é bastante comum.

Negócios que usam esse modelo incluem: operadoras de cartão de crédito (usuários e varejistas) a até páginas amarelas (leitores e anunciantes).

O Business Model Canvas da Plataforma Multilateral

O modelo canvas de empresas que adotam a Plataforma Multilateral segue o seguinte padrão:

Modelo Plataforma Multilateral - Business Model Canvas

Como Ganhar Dinheiro com a Plataforma Multilateral

O modelo de Multi-Face ganha dinheiro cobrando um valor fixo ou variável de um dos grupos ou de ambos com base no valor da venda / transação realizada.

Forças e Fraquezas do Modelo Plataforma Multilateral

Forças – O modelo se beneficia de economias de escala e efeito de rede uma vez que se dá o trabalho de apenas permitir que diferentes grupos de clientes interajam entre si. São estes grupos que geram e consomem toda a oferta de valor.

Fraquezas – O modelo sofre do problema do ovo ou da galinha, uma vez que é necessário que um grande número de clientes em ambos os grupos para que o negócio seja bem sucedido. De nada adianta ter apenas um dos grupos, pois o modelo só possui valor se ambos os grupos forem equilibrados.

Como obter Sucesso com o Modelo Plataforma Multilateral

Para obter sucesso com o Modelo Plataforma Multilateral é preciso vencer o problema do Ovo e da Galinha e garantir que pelo menos um dos grupos tenha força para conseguir atrair o segundo grupo.

Para conseguir isso, é necessário que empresas consigam operar em um modo unilateral no início de sua operação.

Em outras palavras, a plataforma precisa conseguir oferecer valor para pelo menos um dos lados. É o caso do Google que consegue oferecer valor para apenas internautas que querem buscar. Ou do Youtube que oferece valor para quem quer compartilhar vídeos.

Uma vez conquistado um dos lados, fica mais fácil conquistar o outro. Em ambos os exemplos acima, foi fácil para Google e Youtube trazerem anunciantes após a conquista do primeiro grupo de clientes.

Caso de Sucesso

Você já foi surpreendido com um jornal gratuito, de formato pequeno, enquanto estava andando na rua ou parado no sinal? Provavelmente, era uma edição do Jornal Destak (ou do Metro) entregue por um dos inúmeros distribuidores espalhados pela sua cidade. A oferta de um jornal gratuito e compacto é algo difícil de ser recusado transeuntes (pessoas em deslocamento, a pé ou de carro).

Desta forma, o jornal atrai e retém um dos seus grupos de clientes. Uma vez que este grupo esta conquistado, o jornal vende espaços de publicidade para anunciantes.

Anunciantes representam o segundo grupo de clientes do jornal, os quais de fato geram receitas. Desta forma, o modelo multi-lateral adota pelo jornal obtém sucesso: a oferta do jornal gratuito a leitores é o fato responsável pela oferta de valor a anunciantes.

Outras Empresas que Adotam o Modelo Plataforma Multilateral

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! ;-)

Fontes
http://platformed.info/why-business-models-fail-pipes-vs-platforms/
http://www.slideshare.net/sanguit/building-a-marketplace-a-checklist-for-online-disruption
https://hbr.org/2013/01/three-elements-of-a-successful-platform
http://ebusiness.mit.edu/platform/agenda/slides/5%20Platforms%20Transitions.pdf
http://pt.slideshare.net/InfoEcon/platform-shift-how-new-business-models-are-changing-the-shape-of-industry
http://www.applicoinc.com/blog/what-is-a-platform-business-model/
http://www.launchworksventures.com/2014/04/21/what-is-a-platform-business/
http://platformsandnetworks.blogspot.com.br/2011/07/business-model-analysis-part-2.html
Resumo
Modelo Plataforma Multilateral
Nome do Artigo
Modelo Plataforma Multilateral
Descrição
O Modelo Plataforma MultiLateral é um modelo que funciona ao atender dois grupos distintos de clientes que geram valor quando interagem entre si.
Autor
Nome do Editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo do Editor
Daniel Pereira
Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios
Você também pode gostar...
Modelo de Time Sharing
Modelo de Time Sharing
Modelo Isca e Anzol - O Analista de Modelos de Negocios
Modelo Isca e Anzol
2 Comentários
  • Modelo de Negócio do Uber jun 28,2016 em 09:38

    […] Modelo de Negócio do Uber é do tipo Plataforma Multilateral por conectar motoristas a pessoas que precisam de transporte privado sob demanda. Desta forma, a […]

  • […] um excelente exemplo de empresa que faz uso do Modelo Multi-lateral ao atender dois segmentos diferentes de clientes coexistentes e interdependentes, onde a […]

Deixe o seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Site

Erro: Por favor, informe um endereço de e-mail válido.

Erro: Email Inválido

Erro: Por favor, Informe seu nome.

Erro: Por favor, Informe seu sobrenome.

Erro: Por favor, digite seu nome de usuário.

Erro: Por favor, Informe sua senha.

Erro: Confirmar Senha

Erro: As senhas informadas não são as mesmas.