Economize mais de R$200 Hoje!

MODELOS DE NEGÓCIOS DE EMPRESAS

Modelo de Negócio do Google

Google - O Analista de Modelos de Negócios

O Modelo de Negócio do Google é do tipo Plataforma Multilateral ao atender dois segmentos diferentes de clientes coexistentes e interdependentes, onde a presença de um gera valor para o outro.

O Google é uma das empresas de tecnologia mais importantes do mundo e apesar de ter muitas frentes de atuação, 95% do seu faturamento de mais de 74 milhões de dólares (2015) vem de sua ferramenta de busca.

e-Book Guia Definitivo do Business Model Canvas

Portanto, sua oferta principal é uma ferramenta de busca de altíssima qualidade e totalmente gratuita para internautas do mundo todo. Sua segunda oferta é a venda de Links Patrocinados (espaço publicitário) para pessoas e empresas que desejam exposição na web. Este espaço é cobrado por meio de um sistema de leilão de palavras-chave.

Apesar de somente a segunda oferta gerar receitas, ela só é viável graças ao grande volume de usuários que usa sua ferramenta de busca.

O Business Model Canvas do Google

O Modelo de Negócio do Google segue o seguinte padrão

Modelo de Negócio do Google

Como o Modelo de Negócio do Google Ganha Dinheiro

O Google ganha dinheiro através do Google AdWords – um programa de publicidade baseado em leilões de palavras-chave. Nele, anunciantes criam seus próprios anúncios, escolhem as palavras-chave para as quais querem exposição, decidem um orçamento total da campanha e o valor máximo de lance por palavra.

O pagamento só é feito em caso de cliques dos usuários nos anúncios. Esse modelo, conhecido como CPC, apresenta um alto valor para anunciantes quando comparado ao modelo tradicional de publicidade que se baseia na simples exposição dos anúncios.

E através do AdSense, o Google extende a exposição de campanhas para além de sua ferramenta de busca, utilizando uma rede de sites parceiros. Esta rede, conhecida como Rede de Display, comissiona seus participantes com uma parcela da receita de anúncios em troca de espaços de exposição em seus sites.

e-Book Guia Definitivo do Business Model Canvas

O Modelo de Agregadores é uma rede de parceiro que usa o Google Adsense para ganhar dinheiro.

Outras Empresas que Adotam Modelo de Negócios Semelhante ao Google

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

e-Book Guia Definitivo do Business Model Canvas
-73%
-61%
R$97
-44%

9 thoughts on “Modelo de Negócio do Google

  1. Stêfani says:

    Ei Daniel, parabéns pelo trabalho do site. Queria aproveitar pra tirar uma dúvida: em quantos modelos de negócio o Google se baseia? Fiquei na dúvida se de algum modo ele usa além da Plataforma Multilateral o modelo de Lead Generation com o AdWords. E ainda tem o Adsense que não sei a qual desses modelos se pertence.

    • Daniel Pereira says:

      Oi Stêfani, tudo bem? Muito obrigado! Olha, o modelo do Google é essencialmente um modelo de plataforma multilateral por atender dois grupos distintos e fazer com que um crie valor para o outro. Porém, podemos dizer que o modelo tem pitadas de Isca e Anzol + Leilão. Isso considerando o Adwords, se falarmos de outros serviços tem muito SaaS e Assinatura também.

  2. Saulo Maciel says:

    Oi Daniel, tudo bem?
    Fiquei na dúvida se o internauta realmente é um cliente ou um parceiro do negócio, já que o negócio está essencialmente orientado para atrair o melhor contexto publicitário para os anunciantes (que garantem a sua sustentabilidade). A ferramenta de busca não seria exatamente a venda, mas o ambiente, q deve ser fortalecido e nutrido, a fim de atrair o cliente anunciante. O que vc acha?

    • Daniel Pereira says:

      Oi Saulo, tudo bem? Sua observação é interessante, mas no fundo o internauta precisa ser satisfeito tanto quanto o anunciante. É graças a qualidade do que o Google oferece gratuitamente (ferramenta de busca) que tantos internautas o utilizam e portanto o Google tem a maior audiência da internet para anunciantes. O que acontece com clientes que não pagam é que no fundo eles se tornam o “produto a ser vendido”.

  3. heriberto says:

    Oi Daniel tudo bem?
    voce tem algum estudo sobre a estrutura de custos da google e quais os tipos de economia a google adota?

  4. Hamilton Yobo says:

    Oi Daniel, queria apenas parabenizar pelo artigo interessante que escreveu, e deu para aprender muito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.