Modelo de Negócio Preferido das Startups

Modelo de Negócio Preferido das Startups

Na semana passada recebi um e-mail da Associação Brasileira de Startups sobre o modelo de negócio preferido das startups.

Apesar dos resultados serem bem resumidos, achei interessante alguns pontos. Primeiramente, vamos aos resultados:

Curso Business Model Canvas
  • SaaS lidera como modelo de negócios mais comum entre startups – presente em 41,1% das startups
  • Marketplace aparece em 2º lugar no ranking em 20.1% das startups;
  • Em relação a público alvo, o mais comum nas startups é o B2B (48,9%).

Eu fiquei bastante animado com esses resultados, pois demonstram para mim um amadurecimento do ecossistema de startups, principalmente por considerar um alinhamento entre o modelo de negócios existentes e a disponibilidade de capital de risco ainda baixa em nosso país.

Modelo de Negócio Preferido das Startups

Agora, comentando ponto a ponto, seguem minhas observações:

  • O Modelo de SaaS, ou Software-as-a-Service, é extremamente popular nessa era de computação na nuvem. Não apenas pelo valor gerado para o cliente, mas por se tratar de um modelo de assinatura, traz maior estabilidade para o fluxo de caixa das startups. E isso vale ouro.
  • O Modelo de Marketplace se tornou uma das melhores e maiores formas de escalar um negócio com menos recursos. Isso é principalmente válido no universo B2C, pois atender ao consumidor final geralmente exige grandes investimentos em marketing/publicidade e canais de distribuição. Esse modelo utilizar o custo próximo de distribuição próximo de zero, para gerar um modelo de cauda longa que é capaz de gerar divulgação orgânica.
  • O modelo de B2B é uma outra grande demonstração de maior preocupação das startups com seu fluxo de caixa. Clientes B2B por um lado significam maiores ciclos de venda, mas por outro significam tickets maiores, contratos de prestação de serviço com prazos mais longos e multas rescisórias. O mercado B2B exige menor escala e compensa o investimento em equipes de venda mais estruturadas.

Essas startups estão mapeadas no Startupbase, um projeto bem legal de acompanhar.

Curso Business Model Canvas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!