O Modelo Marketplace funciona ao disponibilizar produtos de diversos vendedores em um único ambiente virtual. Normalmente, em um e-commerce de grande porte, que pode ou não vender produtos próprios, mas que acima de tudo possui alto volume de usuários que frequentam e confiam em sua marca.
A Amazon foi a percursora dessa estratégia no mundo, que acabou por também ser adotada no Brasil por grandes empresas como Americanas, Walmart, Extra.com, Submarino, Mercado Livre e Saraiva.
Assim, estes grandes players do mercado passaram a permitir que lojas virtuais de menor porte se conectassem a sua plataforma de vendas para oferecer produtos a sua grande massa de visitantes.
Enquanto que para os grandes players o marketplace é um modelo de negócios, para os pequenos players trata-se de uma estratégia de canal de distribuição.
O modelo se tornou famoso, pois a grande massa de lojas virtuais pequenas que antes gastavam muito dinheiro em divulgação, passaram apenas a se plugar em grandes varejistas online e aproveitar seu fluxo de usuários e sua marca para vender, em troca de um pequeno percentual nas vendas.
Apesar da venda ser feita e processada pelo grande varejista, todo o trabalho de compra, estoque e envio dos produtos fica a cargo do pequeno varejista.
O modelo marketplace hoje em dia é usado principalmente para negócios no mundo virtual, mas cabe ressaltar que ele é o mesmo modelo adotado há muitos anos por shopping centers.
O modelo também é conhecido como uma variação dos modelos cauda longa, plataforma multi-lateral ou intermediação.
Índice
O Modelo Canvas do Marketplace
O Business Model Canvas do Marketplace possui o seguinte padrão
Como o Modelo Marketplace Ganha Dinheiro
O modelo Marketplace ganha dinheiro cobrando uma comissão (percentual) sobre as vendas dos varejistas parceiros feitas em seu ambiente.
Empresas que adotam esse modelo também podem ganhar dinheiro de outras formas como: venda de espaço para anúncios / destaques de produtos vendidos, mensalidade por vendedor, adicional sobre o frete e venda de serviços agregados.
Forças e Fraquezas do Modelo Marketplace
Forças – A principal força do modelo esta na ampliação do portfólio de produtos oferecidos a baixo custo, já que não é necessário investimento em compras, estoque e etc.
Isso acaba por trazer maior escalabilidade e benefícios do modelo de cauda longa, por permitir a oferta de produtos de nicho.
Fraquezas – O modelo exige grande esforço de divulgação e estabelecimento de uma marca reconhecida no mercado.
Existe também uma série de atividades para garantir a qualidade dos varejistas parceiros plugados em sua plataforma para evitar problemas de insatisfação por causa de demora, erros e qualidade dos produtos vendidos.
Como obter Sucesso com o Modelo Marketplace
Para obter sucesso com este modelo é importante garantir que, além da divulgação, marca e plataforma de vendas robusta, somente varejistas confiáveis e de qualidade estejam plugados em sua plataforma de vendas.
Por isso, um criterioso processo de seleção e uma avaliação contínua da qualidade são fundamentais.
Caso de Sucesso
A Amazon, maior e mais bem sucedida loja virtual do mundo, começou sua história vendendo apenas livros e com o tempo expandiu seu portfólio passando a vender DVDs e CDs.
Apesar de ter iniciado uma expansão ainda maior em sua variedade de produtos, a empresa realmente se tornou o maior varejista online do mundo ao permitir que outras empresas vendessem através de seu site.
Com isso, a empresa possui mais de 2 bilhões de produtos em seu portfólio, dos quais boa parte vendidos por mais de 2 milhões parceiros em seu marketplace.
Esses parceiros hoje representam 40% do total das vendas feitas pela Amazon.
Outras Empresas que Adotam o Modelo Marketplace
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