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O Modelo de Negócio do Shopify é do tipo Software as a Service (SaaS) e Plataforma Multilateral, pois além de cobrar uma mensalidade e percentual sobre suas vendas pelo seu uso, sua plataforma de e-commerce também possui desenvolvedores oferecendo aplicativos que podem ser contratados para incrementar as lojas virtuais.

O Shopify é uma plataforma de e-commerce, que possibilita aos comerciantes venderem seus produtos por meio de uma taxa de assinatura mensal, bem como serviços adicionais fornecidos pela empresa.

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Sua principal fonte de receita, teoricamente, é baseada nessas assinaturas. No entanto, no ano de 2018, o Shopify obteve mais de 50% de sua renda por meio de outra fonte, que eles chamam de “Merchant Solutions”, algo como “soluções para o comerciante”.

Segundo o próprio Shopify, sua missão é melhorar o comércio para todos, ajudando empreendedores de todos os tamanhos a alcançarem seu maior potencial nos negócios. Vamos verificar, portanto, qual é, de fato, o modelo de negócio do Shopify.

Como o Shopify ganha dinheiro

Shopify

O maior público do Shopify são empresas pequenas e médias. Para atendê-las, a plataforma conta com três planos de assinatura – todos com período gratuito de 14 dias para avaliação: Basic Shopify, Shopify e Advanced Shopify.

O Basic Shopify custa 29 dólares por mês. Oferece loja online com produtos ilimitados, suporte 24 horas por dia e venda via app. No entanto, são apenas duas contas de usuários, as taxas para pagamento via cartão de crédito são mais altas, e o desconto no frete é o mais baixo, por exemplo.

O Shopify, que é a assinatura intermediária é a faixa onde se concentra a grande maioria dos clientes da plataforma. São 79 dólares mensais, com cinco contas de usuários, taxas e descontos melhores do que o plano básico, mas um pouco mais caras ainda do que o Advanced.

O maior volume de vendas do Shopify, por sua vez, vem dos comerciantes que optam pelo plano mais completo, o Shopify Advanced, a um custo de 299 dólares por mês, com 15 contas de usuários, taxas mais interessantes, além de todas as opções de pontos de vendas e tudo o mais que a plataforma tiver para oferecer.

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Além desses três planos regulares, ainda existe a opção do Shopify Plus dentro das ofertas do modelo de negócio do Shopify. Trata-se de um serviço voltado para clientes corporativos, com grandes volumes – e também responsáveis por impulsionar as vendas na plataforma.

O Shopify Plus não aparece na página de planos de assinatura padrão, por ser pensado para clientes empresariais, com um custo muito acima do que plano Advanced. Esse valor é estipulado via atendimento da equipe, a partir de análise caso a caso, mas, geralmente, parte de 2 mil dólares mensais.

A largura de banda da plataforma Plus permite que o Shopify lide com milhares de pedidos por minuto, sem sobrecarga. E as vendas podem ser realizadas internacionalmente, em diversos idiomas e por mais de 70 meios de pagamento.

O Shopify Plus é o plano de retenção mais alto e conta com marcas do calibre da Unilever, por exemplo. Em 2018, a base de contas corporativas era superior a 5.300.

Merchant Solutions

Shopify

As soluções para comerciantes, como comentado no início desse post, são serviços adicionais, oferecidos pela plataforma. Trata-se de funcionalidades ou serviços que melhoram a experiência com o Shopify pelas empresas comerciantes. Entre eles, estão:

  • Shopify Payments: é um serviço de processamento de pagamentos totalmente integrado, que permite aos empreendedores aceitarem e processarem cartões de crédito online e offline.
    Esse serviço representa a maior receita entre as Merchant solutions, com suas taxas de processamento de pagamentos. Isso porque, segundo o Shopify, dois terços de seus clientes ativam o Payments.
  • Shopify Shipping: oferece diversos parceiros de frete à escolha. O comerciante seleciona o parceiro e pode imprimir etiquetas de remessa, fazer devoluções, rastrear pedidos etc., tudo via plataforma do Shopify.
  • Shopify Capital: proporciona o crescimento dos negócios das empresas usuárias, por meio de capital de giro. Para tanto, o Shopify compra uma quantidade de recebíveis futuros ou então libera um empréstimo ao empreendedor. Para pagamento, o comerciante irá pagar uma porcentagem fixa de suas vendas diárias, até que o saldo esteja zerado.
  • Shopify POS: aplicativo para smartphone que permite a venda em local físico.

Além de aumentar o fluxo de receita para o Shopify – até mesmo superando as assinaturas – essas soluções comerciais melhoram a taxa de retenção de sua base de clientes, fortalecendo o negócio principal.

Como o Shopify funciona

Shopify

O Shopify define sua plataforma como um sistema baseado em nuvem, projetado para múltiplos usuários, com escalabilidade, confiabilidade, segurança e alto desempenho.

O primeiro passo para o novo comerciante que quer se inscrever na plataforma é avaliação gratuita de 14 dias. Para isso, ele só precisa informar dados de contato e responder algumas questões a respeito de sua empresa. Ainda não é solicitada a inserção de dados do cartão.

Durante esse período, o ideal é que sejam testadas todas as funcionalidades disponíveis, tais como campanha de marketing, design da loja, aplicativos, de forma a descobrir o que será necessário para seu empreendimento.

Então, após o período de 14 dias, o usuário poderá escolher o plano mais adequado, selecionar um layout definitivo para sua loja e incluir todos os seus produtos. Ele também irá eleger quais extensões e aplicativos serão agregados ao seu plano (são mais de 1500 opções).

Isso tudo, claro, em se tratando do usuário regular, dentre os três planos de assinaturas. O comerciante Shopify Plus adequa todo o seu e-commerce via atendimento na plataforma, já que se trata de uma situação diferenciada.

Pontos positivos e negativos do Shopify

Shopify

Primeiramente, o Shopify é fácil de usar. É bastante intuitivo, com design claro e de simples edição. Os clientes são capazes de configurar e gerenciar suas lojas de forma independente, sem precisar do suporte nem de conhecimento técnico prévio.

Também há uma bela variedade de temas a serem usados como layout para a loja. Todos são responsivos, adequando-se a qualquer dispositivo. E, para quem precisar de mais funcionalidades, há temas pagos para atender.

Além disso, uma das propostas de valor do Shopify é a sua própria identidade de reputação: a marca é líder em soluções de comércio eletrônico, tendo, portanto, um dos nomes mais conhecidos e reconhecidos do setor, especialmente no mercado norte-americano.

Outro benefício é seu investimento em tecnologia e inovação. O Shopify utiliza tecnologia e equipe próprias no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para sua plataforma online.

Por fim, o lado negativo, para o segmento de clientes regular, são os custos. As despesas iniciais são baixíssimas, já que o primeiro plano de assinatura parte de apenas 29 dólares mensais. No entanto, os complementos são relativamente caros. Os planos básico e intermediário não incluem muitos recursos avançados. E o custo da adição de apenas três recursos pagos já costuma dobra a taxa mensal.

Modelo de Negócio do Shopify

O modelo canvas do Shopify segue a seguinte estrutura

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