O Modelo de Negócio da Nespresso é do tipo Isca e Anzol, pois oferta máquinas e cápsulas de café dependentes entre si, mas com margens de preços distintas. A máquina de espresso é vendida com baixíssima margem de lucro ou até mesmo com prejuízo (a Isca), e as cápsulas de café são vendidas com alta margem de lucro (o Anzol).
A Nespresso foi criada pela Nestlé e começou suas operações em 2000 para levar o modelo de Isca e Anzol ao mercado de cafés. Ao identificar que a preparação de café espresso era algo trabalhoso e complicado para o usuário doméstico, a Nespresso vislumbrou a mesma oportunidade identificada pela Gilette, HP, entre outras.
Ao invés de ter que lidar com pó de café, máquinas complexas e muito caras, a Nespresso trouxe ao mercado máquinas com design moderno, preço acessível, e excelente conveniência e facilidade de uso por meio de um sistema de cápsulas.
A partir do momento em que se compra uma máquina da Nespresso vendida com baixíssima margem, você fica preso a um formato patenteado de cápsulas que possui altas margens de lucro para a empresa.
A empresa vêm sofrendo com a quebra da patente de suas cápsulas e com a crescente crítica sobre a poluíção causada pelo descarte incorreto das cápsulas de alumínio. Mesmo assim, segue como um produto desejado por muitas pessoas, graças a sua marca forte e contínua inovação de máquinas e sabores.
Índice
O Sucesso Depois de Anos de Fracasso
Com receitas de mais de US $ 4 bilhões, a Nespresso é um dos produtos mais rentáveis da Nestlé com margens brutas de 85% ou mais de acordo com um ex-executivo.
Durante anos, a Nespresso foi um ralo de dinheiro considerável na Nestlé … e a divisão quase saiu do mercado porque seu primeiro modelo de negócios não funcionou.
Eles falharam com exatamente a mesma máquina de café expresso e sistema de cápsulas que é um negócio multimilionário hoje. Isso porque uma ótima idéia por si só não era suficientemente boa … eles precisavam de outro modelo de negócios.
Então, como eles passaram de quase falência para criar e dominar o segmento de mais rápido crescimento do mercado de café?
1) Em vez de vender para os mercados de restaurantes e escritórios (b2b), eles começaram a vender diretamente ao consumidor (b2c).
2) Transformaram um negócio transacional (vendendo café através de varejo) em um com receitas recorrentes (vendendo cápsulas proprietárias através de canais diretos).
A viagem da Nespresso do fracasso ao sucesso levou mais de sete anos, e uma enorme quantidade de dinheiro.
O Business Model Canvas da Nepresso
Veja abaixo como é o modelo canvas da Nepresso
Como a Nepresso Ganha Dinheiro
Cada cápsula de Nepresso contém 5-6 gramas de pó de café e prepara uma única xícara de café. O valor médio de uma cápsula é de R$ 2,20, o que faz com que o preço do kilo de café Nepresso seja R$ 440,00.
Se considerarmos que 1 kg de café comum custa cerca de R$ 22,00 no mercado, estamos falando de um valor 20 vezes acima do valor de mercado.
Mesmo considerando o valor do alumínio e das embalagens de papelão, ainda podemos afirmar que a margem é altíssima.
A empresa vende máquinas via varejistas parceiros, mas detém a exclusividade da venda direta das cápsulas, o que garante sua margem alta.
Outras Empresas que Adotam Modelos Semelhantes ao Modelo de Negócio da Nepresso
Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉
eBooks
eBook Guia Definitivo do Business Model Canvas
R$99Original price was: R$99.R$27Current price is: R$27.Planilha
Planilha de Business Model Canvas em Excel 2.0
R$249Original price was: R$249.R$97Current price is: R$97.Cursos
Curso Desenvolvendo Modelos de Negócios com o Business Model Canvas
R$297Original price was: R$297.R$147Current price is: R$147.Apresentação
Modelo de Apresentação de Business Model Canvas em PowerPoint
R$119Original price was: R$119.R$67Current price is: R$67.9 thoughts on “Modelo de Negócio da Nespresso”
Parabéns pela matéria, me agregou muito
Parabéns! Tem somado e muitas essas matérias publicadas pelo Daniel Pereira no meu empreendimento.
Valeu, Paulo!
Conteúdos de alta qualidade e agregadores!
Muito bacana a matéria! Me fez enxergar novas oportunidades! Abraços
Legal, Lucas! Fico feliz em saber!
fantástico
Valeu, Gisele!
Este artigo sobre o modelo de negócio Nespresso foi muito bem elaborado, parabéns e o modelo canvas ficou ótimo e bem claro.