Modelo de Negócio da Nespresso

Modelo Canvas Nespresso

O Modelo de Negócio da Nespresso é do tipo Isca e Anzol, pois oferta máquinas e cápsulas de café dependentes entre si, mas com margens de preços distintas. A máquina de espresso é vendida com baixíssima margem de lucro ou até mesmo com prejuízo (a Isca), e as cápsulas de café são vendidas com alta margem de lucro (o Anzol).

A Nespresso foi criada pela Nestlé e começou suas operações em 2000 para levar o modelo de Isca e Anzol ao mercado de cafés. Ao identificar que a preparação de café espresso era algo trabalhoso e complicado para o usuário doméstico, a Nespresso vislumbrou a mesma oportunidade identificada pela Gilette, HP, entre outras.

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Ao invés de ter que lidar com pó de café, máquinas complexas e muito caras, a Nespresso trouxe ao mercado máquinas com design moderno, preço acessível, e excelente conveniência e facilidade de uso por meio de um sistema de cápsulas.

A partir do momento em que se compra uma máquina da Nespresso vendida com baixíssima margem, você fica preso a um formato patenteado de cápsulas que possui altas margens de lucro para a empresa.

A empresa vêm sofrendo com a quebra da patente de suas cápsulas e com a crescente crítica sobre a poluíção causada pelo descarte incorreto das cápsulas de alumínio. Mesmo assim, segue como um produto desejado por muitas pessoas, graças a sua marca forte e contínua inovação de máquinas e sabores.

O Sucesso Depois de Anos de Fracasso

Com receitas de mais de US $ 4 bilhões, a Nespresso é um dos produtos mais rentáveis ​​da Nestlé com margens brutas de 85% ou mais de acordo com um ex-executivo.

Durante anos, a Nespresso foi um ralo de dinheiro considerável na Nestlé … e a divisão quase saiu do mercado porque seu primeiro modelo de negócios não funcionou.

Eles falharam com exatamente a mesma máquina de café expresso e sistema de cápsulas que é um negócio multimilionário hoje. Isso porque uma ótima idéia por si só não era suficientemente boa … eles precisavam de outro modelo de negócios.

Então, como eles passaram de quase falência para criar e dominar o segmento de mais rápido crescimento do mercado de café?

1) Em vez de vender para os mercados de restaurantes e escritórios (b2b), eles começaram a vender diretamente ao consumidor (b2c).

2) Transformaram um negócio transacional (vendendo café através de varejo) em um com receitas recorrentes (vendendo cápsulas proprietárias através de canais diretos).

A viagem da Nespresso do fracasso ao sucesso levou mais de sete anos, e uma enorme quantidade de dinheiro.

O Business Model Canvas da Nepresso

Veja abaixo como é o modelo canvas da Nepresso

Modelo Canvas Nespresso Modelo de Negócio da Nespresso

Como a Nepresso Ganha Dinheiro

Cada cápsula de Nepresso contém 5-6 gramas de pó de café e prepara uma única xícara de café. O valor médio de uma cápsula é de R$ 2,20, o que faz com que o preço do kilo de café Nepresso seja R$ 440,00.

Se considerarmos que 1 kg de café comum custa cerca de R$ 22,00 no mercado, estamos falando de um valor 20 vezes acima do valor de mercado.

Mesmo considerando o valor do alumínio e das embalagens de papelão, ainda podemos afirmar que a margem é altíssima.

A empresa vende máquinas via varejistas parceiros, mas detém a exclusividade da venda direta das cápsulas, o que garante sua margem alta.

Outras Empresas que Adotam Modelos Semelhantes ao Modelo de Negócio da Nepresso

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