O Modelo Isca e Anzol (Bait and Hook) funciona ao ofertar produtos dependentes entre si, mas com margens de preços diferentes. O produto principal é vendido com baixíssima margem de lucro ou até mesmo com prejuízo (a Isca), e o produto secundário (recargas) são vendidas com alta margem de lucro (o Anzol).
O modelo também é conhecido como “Barbeador e Lâmina” como uma referência ao seu bem sucedido uso pela empresa Gillette.
Outras diversas empresas usam com sucesso este modelo, entre elas: Nespresso, Impressoras HP, Consoles de Video-Game e Operadoras de Celular.
Esse modelo usa uma variação da estratégia de preço conhecida como Preço de Penetração.
Índice
O Modelo Canvas do Isca e Anzol
O Business Model Canvas do Isca e Anzol possui o seguinte padrão
Como Ganhar Dinheiro com o Modelo Isca e Anzol
O modelo Isca e Anzol ganha dinheiro vendendo produtos que só funcionam com recargas específicas vendidas no mercado com alta margem de lucro.
Ou seja, uma vez que um cliente compra a Isca (por exemplo, um barbeador da Gillette), ele terá sempre que comprar recargas (lâminas da Gillette) para usar o produto principal.
Forças e Fraquezas do Modelo Isca e Anzol
Forças – Esse modelo se beneficia do fato de que consumidores tendem a focar no custo inicial de aquisição (isca) sem considerar os custos de longo-prazo (anzol) e nem mesmo avaliar o aprisionamento tecnológico (customer lock-in) embutido em produtos que usam esse modelo.
Fraquezas – Para conseguir oferecer um produto principal com baixa margem ou perda e aguardar que as recargas tragam lucro para a operação, uma quantia considerável de capital de giro é necessária.
Além disso, empresas que adotam este modelo estão sujeitas a produtos genéricos / falsificados, portanto precisam investir pesado em patentes e advogados para combater piratarias.
Como obter Sucesso com o Modelo Isca e Anzol
Para obter sucesso com este modelo é importante criar um produto principal (isca) que seja uma excelente plataforma tecnológica, capaz de oferecer grande conveniência e facilidade de uso, junto com recargas (anzol) de altíssima qualidade para justificar os altos preços cobrados pelas mesmas.
Caso de Sucesso
Outras Empresas que Adotam o Modelo Isca e Anzol
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R$119R$672 thoughts on “Modelo Isca e Anzol”
Daniel eu tenho uma duvida sobre esse modelo. No caso de um game free-to-play onde eu tenho compras dentro dele, mas elas nao são obrigatórias, pode ser considerado como isca e anzol? ou ele estaria mais próximo do modelo freemium?
Oi Rogério, tudo bem? Jogos com in-app purchase são considerados modelo freemium.