Modelo de Negócio da Gillette

Gillette - O Analista de Modelos de Negocios

O Modelo de Negócio da Gillette adota o padrão conhecido como Isca e Anzol ao utilizar a estratégia de vender barbeadores com baixa margem, mas lâminas com alta margem.

Referência em todo o mundo no segmento de lâminas de barbear, a Gillette foi criada em 1901 e desde o início do século passado usa o mesmo modelo de negócios. O modelo, que também leva o seu nome (o modelo Isca e Anzol também é conhecido como modelo “Lâminas e Barbeador”), foi literalmente criado pela empresa.

Curso Business Model Canvas

Para se manter sempre a frente da concorrência, a Gillette investiu pesado em patentes e novas tecnologias para seus barbeadores e lâminas, o que lhe rendeu mais de 1.000 patentes desde sua criação. Um dos seus maiores lançamentos até hoje, a Gillette Mach3, consumiu 750 milhões de dólares em pesquisas.

Em 2005, a empresa realizou uma fusão com a gigante Procter & Gamble (P&G) e apesar de ainda ser líder no mercado, começa a sofrer com a competição de novas empresas que adotaram o modelo de assinatura para oferecer maior valor aos seus clientes ao reduzir preços e gerar comodidade. É o caso da empresa Dollar Shave Club que hoje já possui mais de 300.000 assinantes e segue em amplo crescimento.

O Modelo de Negócio da Gillette no Canvas

Modelo de Negócio da Gillette - Modelo Canvas

Como a Gillette Ganha Dinheiro

O Modelo de Negócio da Gillette ganha dinheiro vendendo lâminas para clientes que possuem seus barbeadores. Atraídos pela modernidade, qualidade do barbear e baixo custo, clientes compram seus barbeadores sem perceber que estarão presos a recargas exclusivas que custam caro no mercado e precisam de reposição frequente já que as lâminas desgastam com o tempo.

Outras Empresas que Adotam Modelo de Negócio Semelhante ao da Gillette

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Curso Business Model Canvas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

 
Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!