Modelo de Time Sharing

Modelo de Time Sharing

O Modelo de Time Sharing funciona ao oferecer o direito de ocupação de um imóvel, como um quarto de hotel ou casa de férias, durante um determinado período de tempo.

Cada período de tempo costuma ser curto, geralmente uma ou duas semanas por ano. O modelo permite que múltiplos usuários possam usufruir dos benefícios de um mesmo imóvel sem ser dono dele.

Curso Business Model Canvas

Apesar de ser considerado uma forma híbrida de propriedade, no modelo de time sharing, diferente do modelo de propriedade compartilhada, seus usuários não são donos de cotas da propriedade, mas sim do direto de tempo de uso.

Sendo mais específico, a diferença entre estes dois institutos está na natureza de ambos. Pois enquanto a propriedade compartilhada diz respeito ao direito real, o time sharing trata de direito contratual. No primeiro caso, a pessoa é detentora da propriedade, ou seja, possui o título do bem e todos os direitos inerentes à propriedade, podendo vender o bem a qualquer tempo e lucrar com a sua eventual valorização.

Assim, o modelo de time sharing se resume a organizar os períodos de tempo que cada “proprietário” tem direito de uso do local. Para facilitar, geralmente cada cliente tem direito ao mesmo período do ano, todos os anos, evitando assim problemas de disputa pelas mesmas datas de uso.

O Business Model Canvas do Time Sharing

O modelo de time sharing possui o seguinte modelo canvas

Modelo de Time Sharing - Modelo Canvas

Como o Modelo de Time Sharing Ganha Dinheiro

O Modelo de Time Sharing ganha dinheiro cobrando uma taxa de administração (assim como o Modelo de Agenciamento), colocada como overhead, em cima do valor repassado ao proprietário do local, que geralmente é uma rede hoteleira.

Desta forma, empresas que gerenciam time sharing ganham um valor que é calculado em cima do montante total repassado aos proprietários. Pela sua importância hoje no percentual de receitas, muitas redes hoteleiras tem criado seu próprio braço de time sharing.

Existem também taxas anuais de manutenção da propriedade cobradas dos clientes e que podem ser fonte extra de receitas dependendo da forma como a empresa de time sharing realizar tais serviços.

Forças e Fraquezas do Modelo de Time Sharing

Forças – O modelo de time sharing é famoso por representar um menor custo em relação a estadia em hotéis, bem como a maior sensação de propriedade de seus usuários, mesmo que por um período pequeno por ano.

Fraquezas – O modelo sofre atualmente com a expansão de empresas de locação de temporada, como o Airbnb, e pelas altas taxas de manutenção cobradas anualmente.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Time Sharing

Para obter sucesso com o modelo de time sharing é necessário que empresas apostem em propriedades exclusivas com diferenciais em relação a localização e qualidade quando comparados com ofertas convencionais de redes hoteleiras.

Muitas redes de time sharing tem se diferenciado adotando o posicionamento de Destination Clubs para atrair clientes com ofertas mais completas que incluem estadias all-inclusive e uma série de serviços adicionais de entretenimento, diversão, saúde e beleza, se aproximando assim do modelo de Resorts.

Outra forma de obter sucesso é conseguir de fato descontos agressivos na negociação de contratos anuais de locação, garantindo assim excelente redução de custos para seus clientes, quando comparado a propriedades do mesmo nível alugadas por valor de tabela.

Empresas que Adotam o Modelo de Negócio de Time Sharing

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Timeshare
http://www.investopedia.com/terms/t/time-sharing.asp
http://www.startupbizhub.com/how-to-start-timeshare-business.htm
https://www.quora.com/Do-luxury-property-timesharing-models-make-for-profitable-businesses
http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI222654,21048-Timesharing+e+Fractional+Ownership+no+Brasil
Curso Business Model Canvas

10 thoughts on “Modelo de Time Sharing

  1. Thiago Neves says:

    Bela matéria. Bem objetiva.
    Estou “criando” um modelo de negócio, no ramo náutico, q eu achava q era Propriedade Compartilhada, mas acabei de descobrir q eh Time Sharing.
    Vc saberia me dizer se tem algum modelo de contrato Time Sharing, q eu possa me basear p oferecer aos m futuros clientes?

  2. paulo cesar martin says:

    boa tarde Daniel
    tenho uma pousada com 22 apartamentos quero optar pelo time sharing, voce tem alguma empresa que eu possa pegar informaçoes e futuramente contratar (documentos que precisa tipos de contrato enfim como seguir legalmente) como faço

  3. Julio says:

    Boa noite!
    Como transformar minha Pousada de 24 aptos para o modelo time sharing?
    Qual é o primeiro passo?
    Aguardo e agradeço desde já!
    Julio

  4. Elisabeth says:

    Boa tarde Daniel,

    Tenho uma bela casa numa represa, e gostaria de adotar o esquema time Sharing. Quais os passos para isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!