Modelo de Negócio de Medição (Metering)

Modelo de Negócio de Medição - Metering

O modelo de negócio de medição – ou metering, em inglês – trabalha cobrando clientes pela quantidade de serviço utilizada. As unidades de medição podem variar de acordo com o tipo de serviço fornecido, podendo ser horas a volume cúbico.

O modelo de medição é um modelo de negócios exclusivo do setor de prestação de serviços e não funciona para venda de produtos a não ser quando a empresa adota o modelo de servitização.

É um modelo muito comum entre serviços de energia elétrica, táxis, serviços de consultoria – onde é conhecido também como hora-homem -, advocacia, etc.

É um modelo de negócios bem simples e direto, muito conhecido tanto nos segmentos B2C quanto B2B.

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio de Medição

Empresas que adotam o Modelo de Medição possui o seguinte modelo canvas

Modelo de Medição - Business Model Canvas

Como o Modelo de Negócio de Medição Ganha Dinheiro

O modelo de negócios de medição ganha dinheiro cobrando mais do que o custo para entregar as unidades de serviço. Ou seja, um ponto fundamental para esse modelo de negócio é calcular exatamente quanto custa prestar um serviço dentro da unidade de medida usada para cobrança.

Se for um taxi, qual o custo por quilômetro rodado? Esse custo precisa englobar gasolina, manutenção preventiva, troca de pneus, taxas anuais e etc. Se for uma consultoria, qual o custo por hora de um consultor, deslocamentos, refeições e de toda a infraestrutura administrativa e de apoio necessária para manter a empresa funcionando?

A maior parte das empresa que adotam esse modelo tem dificuldades de precificar corretamente e controlar os custos de forma a garantir boa rentabilidade.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio de Medição

Forças – O modelo é simples de ser adotado na maioria dos negócios e é compreendido pela maioria dos clientes por ser amplamente utilizado em diferentes indústrias.

Fraquezas – Nem sempre é fácil entender todos os custos de uma unidade de serviço que podem resultar em lucros insatisfatórios. Também é um modelo de negócios em que a previsão do fluxo de caixa pode ser difícil. As empresas de telefonia celular mudaram desse modelo para planos de assinatura para evitar isso.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Medição

O sucesso do modelo de negócios de medição está estritamente relacionado ao controle de custos das unidades de serviço. Você precisa agrupar corretamente os custos com suas possíveis variações para definir o preço das unidades cobradas.

Empresas que Adotam o Modelo de Negócio de Servitização

  • Uber
  • Accenture
  • Light
  • CEG
  • Sabesp
Fontes:
http://www.businessspectator.com.au/article/2014/2/14/energy-markets/changing-utilities-business-model
http://utilityweek.co.uk/news/will-the-traditional-utility-business-model-survive-smart-metering/1064452#.VbAPZxNViko
http://www.chadbourne.com/Power_Industry_Business_Model_projectfinance/
http://searchcio.techtarget.com/definition/metered-services
Resumo
Modelo de Negócio de Medição (Metering)
Nome do Artigo
Modelo de Negócio de Medição (Metering)
Descrição
O modelo de negócio de medição - ou metering, em inglês - trabalha cobrando clientes pela quantidade de serviço utilizada. As unidades de medição podem variar de acordo com o tipo de serviço fornecido, podendo ser horas a volume cúbico.
Autor
Nome do editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!