Modelo de Negócio de Medição (Metering)

Modelo de Negócio de Medição - Metering

O modelo de negócio de medição – ou metering, em inglês – trabalha cobrando clientes pela quantidade de serviço utilizada. As unidades de medição podem variar de acordo com o tipo de serviço fornecido, podendo ser horas a volume cúbico.

O modelo de medição é um modelo de negócios exclusivo do setor de prestação de serviços e não funciona para venda de produtos a não ser quando a empresa adota o modelo de servitização.

Curso Business Model Canvas

É um modelo muito comum entre serviços de energia elétrica, táxis, serviços de consultoria – onde é conhecido também como hora-homem -, advocacia, etc.

É um modelo de negócios bem simples e direto, muito conhecido tanto nos segmentos B2C quanto B2B.

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio de Medição

Empresas que adotam o Modelo de Medição possui o seguinte modelo canvas

Modelo de Medição - Business Model Canvas

Como o Modelo de Negócio de Medição Ganha Dinheiro

O modelo de negócios de medição ganha dinheiro cobrando mais do que o custo para entregar as unidades de serviço. Ou seja, um ponto fundamental para esse modelo de negócio é calcular exatamente quanto custa prestar um serviço dentro da unidade de medida usada para cobrança.

Se for um taxi, qual o custo por quilômetro rodado? Esse custo precisa englobar gasolina, manutenção preventiva, troca de pneus, taxas anuais e etc. Se for uma consultoria, qual o custo por hora de um consultor, deslocamentos, refeições e de toda a infraestrutura administrativa e de apoio necessária para manter a empresa funcionando?

A maior parte das empresa que adotam esse modelo tem dificuldades de precificar corretamente e controlar os custos de forma a garantir boa rentabilidade.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio de Medição

Forças – O modelo é simples de ser adotado na maioria dos negócios e é compreendido pela maioria dos clientes por ser amplamente utilizado em diferentes indústrias.

Fraquezas – Nem sempre é fácil entender todos os custos de uma unidade de serviço que podem resultar em lucros insatisfatórios. Também é um modelo de negócios em que a previsão do fluxo de caixa pode ser difícil. As empresas de telefonia celular mudaram desse modelo para planos de assinatura para evitar isso.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio de Medição

O sucesso do modelo de negócios de medição está estritamente relacionado ao controle de custos das unidades de serviço. Você precisa agrupar corretamente os custos com suas possíveis variações para definir o preço das unidades cobradas.

Empresas que Adotam o Modelo de Negócio de Servitização

  • Uber
  • Accenture
  • Light
  • CEG
  • Sabesp
Fontes:
http://www.businessspectator.com.au/article/2014/2/14/energy-markets/changing-utilities-business-model
http://utilityweek.co.uk/news/will-the-traditional-utility-business-model-survive-smart-metering/1064452#.VbAPZxNViko
http://www.chadbourne.com/Power_Industry_Business_Model_projectfinance/
http://searchcio.techtarget.com/definition/metered-services
Curso Business Model Canvas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

 
Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!