Modelo de Negócio da Netflix

Netflix - O Analista de Modelos de Negocios

O Modelo de Negócio da Netflix é do tipo All You Can Eat por oferecer conteúdo em vídeo (filmes, séries, shows, documentários, etc.) ilimitado por um valor fixo mensal.

Criado em 1998, a Netflix revolucionou a indústria de locadoras de vídeos no mundo todo.

Um mercado até então dominado pela BlockBuster que, apesar de suas enormes lojas e grande variedade de vídeos, se mantinha presa ao tradicional modelo de pagamento por diárias.

O problema deste modelo é que ele possuía uma grande fraqueza: a falta de conveniência do deslocamento às lojas físicas e o modelo punitivo de multas pelo atraso na devolução dos vídeos.

Os fundadores da Netflix, Marc Randolph e Reed Hastings, atentos a esses problemas resolveram criar um modelo de aluguel de DVDs por correios por assinatura.

Neste primeiro modelo de negócio da Netflix, clientes pagavam um valor fixo mensal e podiam ter até um DVD por vez em sua posse para assistir quando e como quisessem. Para alugar um novo DVD era necessário devolver o que já estava alugado.

Netflix DVD - O Analista de Modelos de Negócios

Nele, não existiam multas por atraso e nem necessidade de se deslocar até as lojas. Tudo era feito pelo website da empresa e pelos correios que traziam e buscavam os DVDs alugados.

A empresa conseguia ter lucro se os clientes alugassem até 7 DVDs por mês, mas a média dos clientes ficava entre 3 e 4 DVDs.

Atentos novamente as mudanças tecnológicas do mercado, como o avanço da velocidade de conexão e de eletrônicos conectados a internet (como Smart TVs), seus fundadores migraram o serviço para o streaming online, migrando para um novo modelo de negócio da netflix.

Desta forma, os clientes passaram a poder assistir quantos filmes quisessem no exato momento em que desejassem (on-demand) pelo mesmo custo mensal cobrado anteriormente.

A mudança foi um sucesso, conforme o gráfico abaixo da Bloomberg, e rapidamente eliminou de vez a operação de DVDs.

Netflix DVD vs Streaming - O Analista de Modelos de Negócios

O novo modelo trouxe inúmeros benefícios. A empresa reduziu custos (correios, compra e reposição de DVDs), ganhou escalabilidade e passou a ter fácil atuação global, rapidamente expandindo pelos cinco continentes.

Em 2016, a Netflix anunciou ter ultrapassado a marca de 80 milhões de assinantes e presença em 190 países.

O Modelo de Negócio da Netflix no Business Model Canvas

Veja abaixo como é o modelo canvas da Netflix

Netflix - Business Model Canvas

O modelo também é conhecido como Aluguel Sob-Demanda, Rent on-Demand ou Video on-Demand.

Como a Netflix Ganha Dinheiro

A Netflix ganha dinheiro cobrando uma mensalidade de R$ 20,00 pelo plano básico que é o mais simples. Existem ainda outros dois planos: padrão e premium que custam R$ 25,00 e R$ 30,00, respectivamente. Veja as descrição dos mesmos abaixo:

  • O plano básico – permite que uma pessoa assista aos filmes e séries de TV da Netflix em definição padrão (SD).
  • O plano padrão – permite que duas pessoas assistam ao mesmo tempo aos filmes e séries de TV da Netflix e, quando disponível, em alta definição (HD).
  • O plano premium – permite que até quatro pessoas assistam ao mesmo tempo aos filmes e séries de TV da Netflix e, quando disponíveis, em alta definição (HD) e ultra-alta definição (Ultra HD).

Para ganhar dinheiro a Netflix mantém seus custos operacionais abaixo das receitas com suas mensalidades.

Os valores baixos servem para vender em maior escala e atender um maior número de pessoas e classes sociais.

Graças ao seu modelo online via streaming a empresa se beneficia de economias de escala.

Em 2015, a Netflix teve receitas de  1,74 bilhões de dólares e lucro de 74 milhões de dólares.

Outras Empresas que Adotam Modelos Semelhantes ao Modelo de Negócio da Netflix

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!