Modelos Canvas de Empresas

Modelo de Negócio da Netflix

Netflix - O Analista de Modelos de Negocios

O Modelo de Negócio da Netflix é do tipo All You Can Eat por oferecer conteúdo em vídeo (filmes, séries, shows, documentários, etc.) ilimitado por um valor fixo mensal.

Criado em 1998, a Netflix revolucionou a indústria de locadoras de vídeos no mundo todo.

Um mercado até então dominado pela BlockBuster que, apesar de suas enormes lojas e grande variedade de vídeos, se mantinha presa ao tradicional modelo de pagamento por diárias.

O problema deste modelo é que ele possuía uma grande fraqueza: a falta de conveniência do deslocamento às lojas físicas e o modelo punitivo de multas pelo atraso na devolução dos vídeos.

Os fundadores da Netflix, Marc Randolph e Reed Hastings, atentos a esses problemas resolveram criar um modelo de aluguel de DVDs por correios por assinatura.

Neste primeiro modelo de negócio da Netflix, clientes pagavam um valor fixo mensal e podiam ter até um DVD por vez em sua posse para assistir quando e como quisessem. Para alugar um novo DVD era necessário devolver o que já estava alugado.

Netflix DVD - O Analista de Modelos de Negócios

Nele, não existiam multas por atraso e nem necessidade de se deslocar até as lojas. Tudo era feito pelo website da empresa e pelos correios que traziam e buscavam os DVDs alugados.

A empresa conseguia ter lucro se os clientes alugassem até 7 DVDs por mês, mas a média dos clientes ficava entre 3 e 4 DVDs.

Atentos novamente as mudanças tecnológicas do mercado, como o avanço da velocidade de conexão e de eletrônicos conectados a internet (como Smart TVs), seus fundadores migraram o serviço para o streaming online, migrando para um novo modelo de negócio da netflix.

Desta forma, os clientes passaram a poder assistir quantos filmes quisessem no exato momento em que desejassem (on-demand) pelo mesmo custo mensal cobrado anteriormente.

A mudança foi um sucesso, conforme o gráfico abaixo da Bloomberg, e rapidamente eliminou de vez a operação de DVDs.

Netflix DVD vs Streaming - O Analista de Modelos de Negócios

O novo modelo trouxe inúmeros benefícios. A empresa reduziu custos (correios, compra e reposição de DVDs), ganhou escalabilidade e passou a ter fácil atuação global, rapidamente expandindo pelos cinco continentes.

Em 2016, a Netflix anunciou ter ultrapassado a marca de 80 milhões de assinantes e presença em 190 países.

O Modelo de Negócio da Netflix no Business Model Canvas

Veja abaixo como é o modelo canvas da Netflix

Netflix - Business Model Canvas

O modelo também é conhecido como Aluguel Sob-Demanda, Rent on-Demand ou Video on-Demand.

Como a Netflix Ganha Dinheiro

A Netflix ganha dinheiro cobrando uma mensalidade de R$ 20,00 pelo plano básico que é o mais simples. Existem ainda outros dois planos: padrão e premium que custam R$ 25,00 e R$ 30,00, respectivamente. Veja as descrição dos mesmos abaixo:

  • O plano básico – permite que uma pessoa assista aos filmes e séries de TV da Netflix em definição padrão (SD).
  • O plano padrão – permite que duas pessoas assistam ao mesmo tempo aos filmes e séries de TV da Netflix e, quando disponível, em alta definição (HD).
  • O plano premium – permite que até quatro pessoas assistam ao mesmo tempo aos filmes e séries de TV da Netflix e, quando disponíveis, em alta definição (HD) e ultra-alta definição (Ultra HD).

Para ganhar dinheiro a Netflix mantém seus custos operacionais abaixo das receitas com suas mensalidades.

Os valores baixos servem para vender em maior escala e atender um maior número de pessoas e classes sociais.

Graças ao seu modelo online via streaming a empresa se beneficia de economias de escala.

Em 2015, a Netflix teve receitas de  1,74 bilhões de dólares e lucro de 74 milhões de dólares.

Outras Empresas que Adotam Modelos Semelhantes ao Modelo de Negócio da Netflix

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Resumo
Modelo de Negócio da Netflix
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Modelo de Negócio da Netflix
Descrição
O Modelo de Negócio da Netflix é do tipo All You Can Eat por oferecer conteúdo em vídeo ilimitado por um valor fixo mensal. Veja o seu Canvas no post.
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O Analista de Modelos de Negócios
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Daniel Pereira
Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios
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11 Comentários
  • Pedro jun 14,2018 em 08:50

    Ola eu gostaria de saber se a netflix é uma startup ou uma unicornio, você saberia me dizer ?

    • Daniel Pereira jun 15,2018 em 12:28

      Oi Pedro, acho que a Netflix já não é mais nenhum dos dois. Uma startup é uma empresa nova, geralmente na área de tecnologia, que esta passando por acelerado crescimento. Um unicórnio é uma startup que foi avaliada em mais de 1 bilhão de dólares. A netflix já é uma mega empresa, presente no mundo todo, com capital aberto e mais valiosa do que muitos grandes grupos de mídia.

  • Mayara Almeida maio 24,2018 em 13:46

    Oi Daniel achei super interessante sua matéria, estou fazendo um trabalho sobre a netflix e nela devemos identificar o ponto de venda mais adequado para a divulgação, tem como me ajudar nisso

    • Daniel Pereira maio 24,2018 em 15:08

      Oi Mayara, tem como lhe ajudar sim. Mas não sei se entendi ao certo a sua pergunta. Se quiser me explicar com mais detalhes me envia por e-mail para [email protected]

  • Millena abr 26,2018 em 10:53

    Cara, genial o trabalho que você faz aqui. Seria bacana se fizesse da microsoft!!!

    • Daniel Pereira abr 26,2018 em 16:00

      Oi Milena, legal que você gostou. Vou colocar a Microsoft aqui na lista, pode deixar!

  • Rodrigo Rey jan 26,2017 em 21:43

    gostaria de saber como é a relação (financeira) com as distribuidoras de filmes… quanto a Netflix para pelos filme como é essa relação, por visualizações, etc…

    • Daniel Pereira mar 27,2017 em 09:59

      Oi Rodrigo, a remuneração das distribuidoras do Netflix ou gravadoras/artistas no Spotify é feita com base no número de visualizações / plays. Porém não é um valor fixo, mas sim uma proporção em cima do número total versus o valor total das assinaturas distribuído. Vou dar um exemplo: Digamos que o Maroon 5 teve suas músicas escutadas 10 milhões de vezes por assinantes do Spotify e que isso represente 1% do total de músicas tocadas. Se, ainda hipoteticamente, o Spotify faturar 1 bilhão de reais por mês com assinaturas e distribuir 70% desse valor aos donos dos direitos autorais das músicas, o Marron 5 irá receber 1% de 700 milhões, o que seria equivalente a 7 milhões de reais de remuneração no determinado mês. Conseguiu entender? Se tiver ainda com dúvida me avise. Abraços!

  • Luiza out 15,2016 em 17:40

    Oi, Daniel. Muito legal seu blog! Estou formando em Publicidade e meu TCC cita muito a Netflix. Seus dados estão sendo muito úteis. Gostaria de saber aonde você encontrou o gráfico que fala sobre o crescimento nas vendas da Netflix, depois que migrou para o online. Você pode me passar?! Obrigada e parabéns!

  • Geovani jul 12,2016 em 11:34

    Olá Daniel,
    Gostei muito de seu blog, achei o conteúdo é inovador em relação a blogs de empreendedorismo que leio.
    Obrigado por compartilhar suas analises de Business Model Canvas, estava buscando mesmo por exemplos.

    • Daniel Pereira jul 12,2016 em 13:04

      Fala Geovani! Muito obrigado pelo seu feedback. Fico feliz em saber que o conteúdo do blog foi útil para você. Não deixe de se inscrever na newsletter para receber novidades uma vez por semana do que foi publicado por aqui. Grande abraço!

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