Análise de Tipo de Modelo de Negócio

Modelo All You Can Eat

All You Can Eat - O Analista de Modelos de Negocios

O Modelo All You Can Eat (AYCE), que em português significa “Tudo o que Você Poder Comer” (ou Buffet-Livre), é um modelo de negócio que funciona ao permitir que clientes consumam produtos ou serviços o quanto quiserem pagando um valor fixo (pagamento único ou recorrente).

Esse modelo foi criado na industria alimentícia, mais especificamente em restaurantes buffet comuns em escolas, universidades, hotéis e cassinos.

Hoje em dia, este modelo é também comum em restaurantes de rodízio de pizza, churrascarias e japonês.

Mas foi no mundo digital que este modelo ganhou novamente fama e se tornou extremamente popular entre empresas de serviços de streaming de música ou de vídeo, como Spotify e Netflix.

O Modelo Canvas do All You Can Eat

O Business Model Canvas de empresas que adotam o modelo All You Can Eat possui o seguinte padrão

Modelo All You Can Eat

Como o Modelo All You Can Eat Ganha Dinheiro

O modelo All You Can Eat ganha dinheiro cobrando um valor maior do que o custo do consumo médio de seus produtos ou serviços.

Por exemplo, a Netflix quando começou suas operações alugava DVDs físicos, entregues via correios, permitindo que cada cliente tivesse um DVD por vez em casa para assistir.

Ou seja, se você quisesse outro DVD para assistir, tinha que devolver o que já estava em sua casa.

O preço cobrado por mês pela Netflix permitia que a empresa tivesse lucro caso a média de DVDs “alugados” por cliente não ultrapassasse 7 DVDs por mês.

Como a média de DVDs alugados ficava entre 3 e 4 DVDs por cliente, a empresa tinha boa margem de lucro.

Quando a empresa passou a fazer streaming, o custo deixou de ser relacionado ao frete/correios e passou a ser relacionado ao custo de direitos autorais fixo por título por um período determinado. O valor varia conforme país, título, etc.

Nota sobre o universo de restaurantes – buffets ganham dinheiro com a mesma lógica do valor cobrado ser maior do que o consumo médio dos clientes. Porém, existe um conjunto de estratégias para atingir esse objetivo como: equipe reduzida em relação a restaurantes tradicionais, preço de bebidas maior do que outros restaurantes, uso de pratos e colheres de servir menores, oferta de produtos que saciam rapidamente a baixo custo (como purê de batatas).

Forças e Fraquezas do Modelo All You Can Eat

Forças – O modelo oferece grande valor a clientes ao ofertar um número quase infinito de opções que podem ser consumidos automaticamente quando se quiser.

Além disso, empresas que adotam a cobrança de um valor fixo recorrente (assinatura) garantem fluxo de caixa estável.

Fraquezas – A precificação é um dos maiores desafios já que a mesma esta diretamente relacionada ao volume de clientes que a empresa conseguirá atrair e manter em sua base de clientes ativos / pagantes.

Como o sucesso deste modelo costuma estar atrelado a preços baixos, outro desafio igualmente importante é a negociação junto a estúdios / gravadoras / artistas para conseguir manter dentro de limites saudáveis.

Como obter Sucesso com o Modelo All You Can Eat

Para obter sucesso com o modelo All You Can Eat sua empresa deve oferecer um grande número de produtos / serviços capaz de causar impressão de grande valor percebido pelo seu cliente em comparação ao preço cobrado.

Caso de Sucesso

O Spotify é um serviço de streaming de música digital que dá acesso a milhões de músicas. Criado em 2008 na Suécia, mas presente em praticamente todo o mundo, o serviço mudou a forma como a maioria das pessoas consome música no mundo todo.

Graças ao seu modelo All You Can Eat por um valor mensal fixo (no Brasil o valor é de R$ 14,90 mensais), ele desafiou gigantes da música digital como Apple, ao desincentivar a compra unitária de álbuns e músicas.

Afinal de contas, para quer pagar por um conjunto limitado de músicas quando você pode ter acesso ilimitado a milhões de músicas?

Outras Empresas que Adotam o Modelo All You Can Eat

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! ;-)

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Buffet#All-you-can-eat_.28AYCE.29
http://www.digitalbusinessmodelguru.com/2013/03/the-all-you-can-eat-business-model.html
http://www.quora.com/What-are-the-economics-of-all-you-can-eat-buffets
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/06/08/AR2010060804600.html
Resumo
Modelo All You Can Eat
Nome do Artigo
Modelo All You Can Eat
Descrição
O Modelo All You Can Eat funciona ao permitir que clientes consumam produtos ou serviços o quanto quiserem pagando um valor fixo. Veja o seu modelo canvas.
Autor
Editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo
Daniel Pereira
Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios
Você também pode gostar...
Low Cost - O Analista de Modelos de Negocios
Modelo Low Cost
Private Label - O Analista de Modelos de Negocios
Modelo Private Label

Deixe o seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Seu Site

Erro: Por favor, informe um endereço de e-mail válido.

Erro: Email Inválido

Erro: Por favor, Informe seu nome.

Erro: Por favor, Informe seu sobrenome.

Erro: Por favor, digite seu nome de usuário.

Erro: Por favor, Informe sua senha.

Erro: Confirmar Senha

Erro: As senhas informadas não são as mesmas.