Modelo de Crowdsourcing

Modelo de Crowdsourcing - O Analista de Modelos de Negócios

O modelo de crowdsourcing funciona ao utilizar o poder das massas para entregar serviços para clientes através de uma plataforma on-line.

A palavra vem da combinação de “multidão” (crowd) e “terceirização” (sourcing) e tem se espalhado em muitos formatos e objetivos diferentes. Aqui no Blog já falamos sobre o Crowdfunding e o Concorrência Criativa (crowdcreativity, em inglês) que são diferentes formatos do modelo de Crowdsourcing.

Curso Business Model Canvas

O modelo foi possibilitado por plataformas na internet que passaram a conectar a demanda por serviços a uma grande fonte de fornecedores. Por isso, podemos também considera que o modelo de Crowdsourcing é também uma variação do Modelo de Plataforma Multilateral.

A variedade dos sites que adotam o modelo de negócio de crowdsourcing é bem grande e oferece uma vasta gama de serviços, incluindo:

  1. Crowd-Creativity – Também conhecido como concorrências criativas, as empresas que usam o crowd- creativity aproveitam a massa para criar logotipos, slogans, nomes e etc.
  2. Crowd-Demanding – São empresas que usam a força da massa para demandar eventos e/ou ações por parte de órgãos governamentais.
  3. Crowd-Funding – Esse modelo aproveita a força da massa para financiar novos projetos por meio de micro- doações ou micro-empréstimos.
  4. Crowd-Labor – É uma nova forma de recrutar e selecionar freelancers ao redor de todo o mundo para realizar trabalhos específicos.
  5. Crowd-Knowledge – Uma maneira de aproveitar o conhecimento da massa para extrair informações e insights sobre inúmeros assuntos.
  6. Crowd-Learning – Utiliza a massa como fonte de ensino geralmente em relação a assuntos específicos ou com alta demanda de mercado.

O Business Model Canvas do Crowdsourcing

Crowdsourcing - Modelo Canvas - Business Model Canvas

Como o Modelo de Crowdsourcing ganha Dinheiro

O modelo de Crowdsourcing ganha dinheiro facilitando os pagamentos entre os clientes e fornecedores de serviços, mantendo uma pequena percentagem da transferência do dinheiro pago.

Força e Fraquezas do Modelo de Crowdsourcing

Forças – O maior benefício do modelo de crowdsourcing é poder oferecer uma enorme quantidade de mão-de-obra sem ter que pagar por salários e benefícios.

Fraquezas – O modelo de crowdsourcing sofre com o famoso problema do “ovo ou galinha”, comuns em marketplaces e plataformas multilaterais.

Como obter Sucesso com o Modelo de Crowdsourcing

Para ter sucesso com o modelo de negócio crowdsourcing você deve ser capaz de montar uma comunidade e fornecer controle de qualidade do serviço prestado pela massa, garantindo assim sempre alto nível de satisfação e retorno dos clientes.

Empresas que Adotam o Modelo de Crowdsourcing

Fontes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing
http://crowdsourcingweek.com/what-is-crowdsourcing/
http://www.crowdsourcing-blog.org/
https://endeavor.org.br/crowdsourcing/
Curso Business Model Canvas

2 thoughts on “Modelo de Crowdsourcing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!