Modelo de Crowdsourcing

Modelo de Crowdsourcing - O Analista de Modelos de Negócios

O modelo de crowdsourcing funciona ao utilizar o poder das massas para entregar serviços para clientes através de uma plataforma on-line.

A palavra vem da combinação de “multidão” (crowd) e “terceirização” (sourcing) e tem se espalhado em muitos formatos e objetivos diferentes. Aqui no Blog já falamos sobre o Crowdfunding e o Concorrência Criativa (crowdcreativity, em inglês) que são diferentes formatos do modelo de Crowdsourcing.

O modelo foi possibilitado por plataformas na internet que passaram a conectar a demanda por serviços a uma grande fonte de fornecedores. Por isso, podemos também considera que o modelo de Crowdsourcing é também uma variação do Modelo de Plataforma Multilateral.

A variedade dos sites que adotam o modelo de negócio de crowdsourcing é bem grande e oferece uma vasta gama de serviços, incluindo:

  1. Crowd-Creativity – Também conhecido como concorrências criativas, as empresas que usam o crowd- creativity aproveitam a massa para criar logotipos, slogans, nomes e etc.
  2. Crowd-Demanding – São empresas que usam a força da massa para demandar eventos e/ou ações por parte de órgãos governamentais.
  3. Crowd-Funding – Esse modelo aproveita a força da massa para financiar novos projetos por meio de micro- doações ou micro-empréstimos.
  4. Crowd-Labor – É uma nova forma de recrutar e selecionar freelancers ao redor de todo o mundo para realizar trabalhos específicos.
  5. Crowd-Knowledge – Uma maneira de aproveitar o conhecimento da massa para extrair informações e insights sobre inúmeros assuntos.
  6. Crowd-Learning – Utiliza a massa como fonte de ensino geralmente em relação a assuntos específicos ou com alta demanda de mercado.

O Business Model Canvas do Crowdsourcing

Crowdsourcing - Modelo Canvas - Business Model Canvas

Como o Modelo de Crowdsourcing ganha Dinheiro

O modelo de Crowdsourcing ganha dinheiro facilitando os pagamentos entre os clientes e fornecedores de serviços, mantendo uma pequena percentagem da transferência do dinheiro pago.

Força e Fraquezas do Modelo de Crowdsourcing

Forças – O maior benefício do modelo de crowdsourcing é poder oferecer uma enorme quantidade de mão-de-obra sem ter que pagar por salários e benefícios.

Fraquezas – O modelo de crowdsourcing sofre com o famoso problema do “ovo ou galinha”, comuns em marketplaces e plataformas multilaterais.

Como obter Sucesso com o Modelo de Crowdsourcing

Para ter sucesso com o modelo de negócio crowdsourcing você deve ser capaz de montar uma comunidade e fornecer controle de qualidade do serviço prestado pela massa, garantindo assim sempre alto nível de satisfação e retorno dos clientes.

Empresas que Adotam o Modelo de Crowdsourcing

Fontes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing
http://crowdsourcingweek.com/what-is-crowdsourcing/
http://www.crowdsourcing-blog.org/
https://endeavor.org.br/crowdsourcing/
Resumo
Modelo de Crowdsourcing
Nome do Artigo
Modelo de Crowdsourcing
Descrição
O modelo de crowdsourcing funciona ao utilizar o poder das massas para entregar serviços para os clientes através de uma plataforma on-line.
Autor
Nome do editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo

2 thoughts on “Modelo de Crowdsourcing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!