O modelo de crowdsourcing funciona ao utilizar o poder das massas para entregar serviços para clientes através de uma plataforma on-line.
A palavra vem da combinação de “multidão” (crowd) e “terceirização” (sourcing) e tem se espalhado em muitos formatos e objetivos diferentes. Aqui no Blog já falamos sobre o Crowdfunding e o Concorrência Criativa (crowdcreativity, em inglês) que são diferentes formatos do modelo de Crowdsourcing.
O modelo foi possibilitado por plataformas na internet que passaram a conectar a demanda por serviços a uma grande fonte de fornecedores. Por isso, podemos também considera que o modelo de Crowdsourcing é também uma variação do Modelo de Plataforma Multilateral.
A variedade dos sites que adotam o modelo de negócio de crowdsourcing é bem grande e oferece uma vasta gama de serviços, incluindo:
- Crowd-Creativity – Também conhecido como concorrências criativas, as empresas que usam o crowd- creativity aproveitam a massa para criar logotipos, slogans, nomes e etc.
- Crowd-Demanding – São empresas que usam a força da massa para demandar eventos e/ou ações por parte de órgãos governamentais.
- Crowd-Funding – Esse modelo aproveita a força da massa para financiar novos projetos por meio de micro- doações ou micro-empréstimos.
- Crowd-Labor – É uma nova forma de recrutar e selecionar freelancers ao redor de todo o mundo para realizar trabalhos específicos.
- Crowd-Knowledge – Uma maneira de aproveitar o conhecimento da massa para extrair informações e insights sobre inúmeros assuntos.
- Crowd-Learning – Utiliza a massa como fonte de ensino geralmente em relação a assuntos específicos ou com alta demanda de mercado.
Índice
O Business Model Canvas do Crowdsourcing
Como o Modelo de Crowdsourcing ganha Dinheiro
O modelo de Crowdsourcing ganha dinheiro facilitando os pagamentos entre os clientes e fornecedores de serviços, mantendo uma pequena percentagem da transferência do dinheiro pago.
Força e Fraquezas do Modelo de Crowdsourcing
Forças – O maior benefício do modelo de crowdsourcing é poder oferecer uma enorme quantidade de mão-de-obra sem ter que pagar por salários e benefícios.
Fraquezas – O modelo de crowdsourcing sofre com o famoso problema do “ovo ou galinha”, comuns em marketplaces e plataformas multilaterais.
Como obter Sucesso com o Modelo de Crowdsourcing
Para ter sucesso com o modelo de negócio crowdsourcing você deve ser capaz de montar uma comunidade e fornecer controle de qualidade do serviço prestado pela massa, garantindo assim sempre alto nível de satisfação e retorno dos clientes.
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Gostaria de saber um pouco mais sobre modelo de negócio de prestação de serviços
Oi Paulo, tudo bem? O que você gostaria de saber especificamente?