Modelo de Outsourcing

Modelo de Outsourcing

O Modelo de Outsourcing funciona ao oferecer serviços de execução e administração de processos de negócios que não fazem parte do core business de seus clientes.

Serviços de outsourcing podem ajudar empresas a mitigar a falta de habilidade ou expertise em áreas nas quais elas não são especializadas. Desta forma, empresas podem focar e performar melhor em suas competências centrais.

Curso Business Model Canvas

Outsourcing é também uma forma de reduzir custos fixos. O relacionamento com empresas de outsourcing funciona com base em acordos contratuais, os quais oferecem melhor flexibilidade orçamentária e controle, permitindo que empresas paguem apenas pelos serviços necessários, quando necessários.

O modelo é muito forte em determinados segmentos de mercado, como outsourcing de impressão, serviços de telemarketing, contabilidade, serviços de limpeza, manutenção predial, alimentação, entre outros.

O avanço dos serviços baseados na internet criaram um novo espectro de serviços de outsourcing digital, permitindo que empresas funcionem de qualquer lugar no mundo sem precisar investir em software e hardware.

O Modelo Canvas do Outsourcing

O Business Model Canvas do Outsourcing segue o seguinte padrão

Modelo de Outsourcing - Modelo Canvas

Como o Modelo de Outsourcing Ganha Dinheiro

O modelo de Outsourcing ganha dinheiro cobrando uma valor fixo por mês ou por hora. Algumas empresas também podem cobrar uma taxa baseada em performance.

De uma forma geral, as empresas calculam seus custos, incluindo impostos, custos operacionais com equipamentos e pessoal, e adicionam uma taxa de administração que varia conforme indústria e segmento.

Forças e Fraquezas do Modelo de Outsourcing

Forças – Serviços de Outsourcing são vistos como uma estratégia muito importante para reduzir custos e melhorar a qualidade de determinados processos.

Fraquezas – O controle da qualidade é um dos principais desafios já que o outsourcing ainda é, em sua maioria absoluta, serviços baseados em pessoas.

Como obter Sucesso com o Modelo de Outsourcing

Para obter sucesso é importante oferecer um novo modelo contratual em crescente demanda pelo mercado, conhecido como Vested Outsourcing.

Nele, ambas as partes definem objetivos comuns que possam ser medidos e ofereçam benefícios mútuos que garantam um relacionamento de longo prazo e de sucesso.

Caso de Sucesso do Modelo de Outsourcing

A multinacional francesa Capgemini é uma das maiores empresas de outsourcing do mundo, empregando mais de 180,000 funcionários em 40 países diferentes.

A Capgemini cria e entrega soluções de negócios, de tecnologia e digitais que atendem às necessidades de seus clientes, permitindo que conquistem inovação e competitividade.

Fundada em 1967, o grupo reportou um faturamento global de 11,9 bilhões de euros em 2015.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Outsourcing

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Curso Business Model Canvas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!