Modelo Clube de Assinatura

Clube de Assinatura - O Analista- de Modelos de Negocios

O Modelo Clube de Assinatura funciona ao entregar produtos em quantidades pré-definidas regularmente no endereço de preferência do cliente mediante o pagamento de uma taxa mensal.

O modelo, que foi inspirado pelo modelo de assinatura de jornais e revistas, é usado nos dias de hoje pelos mais variados tipos de empresas e produtos.

Talvez eu possa afirmar que esse é o modelo de negócio mais popular dos últimos tempos. Principalmente por ser facilmente adotado por qualquer empresa de e-commerce.

Tanto que a maior parte das plataformas de e-commerce já oferece funcionalidade que permite a implementação de vendas de assinaturas.

O sucesso é tão grande no Brasil que já possuímos até uma Associação de Clubes de Assinatura.

O Modelo Canvas do Clube de Assinatura

O Business Model Canvas do Club de Assinatura possui o seguinte padrão

Modelo Clube de Assinatura - Modelo Canvas

O modelo também é conhecido como Assinatura de Produtos (Product Subscription)

Como o Modelo Clube de Assinatura Ganha Dinheiro

O Modelo Clube de Assinatura ganha dinheiro cobrando uma taxa mensal de seus clientes com base na quantidade e periodicidade de entrega de produtos.

Por lidar com uma melhor previsão de vendas, baseada no número de assinantes, empresas que adotam esse modelo conseguem planejar e negociar melhor suas compras com fornecedores.

Outro benefício é o fato da eliminação de perdas por estoque não-vendido, já que as compras são feitas na mesma quantidade das suas assinaturas.

Forças e Fraquezas do Modelo Clube de Assinatura

Forças – O modelo permite receitas recorrentes, maior previsibilidade de vendas e redução de perdas de estoque. Além disso, o modelo embute comodidade na venda de commodities.

Fraquezas – Muitas pessoas não estão dispostas a criar novos custos fixos para suas finanças pessoais e preferem comprar conforme necessidade de consumo ou promoções temporárias no varejo.

Como obter Sucesso com o Modelo Clube de Assinatura

Para obter sucesso com o modelo Clube de Assinatura é importante oferecer produtos que são consumidos regularmente por clientes.

Como, por exemplo, café, pasta de dente, comida de cachorro, lâminas de barbear e etc. O que importa é que quanto mais regular for o consumo, melhor será para a empresa que adotar esse modelo.

Outras dicas para obter sucesso são: venda produtos com preços menores do que o mercado, escolha segmentos de clientes que priorizam a conveniência ou escolha produtos que não são tão facilmente encontrados em lojas.

Caso de Sucesso do Modelo Clube de Assinatura

blacksocks.com

Em 1994, quando o recém-formado economista Samy Liechti foi convidado por seu chefe para participar de um encontro com clientes japoneses em Zurique, ele não sabia que esse dia iria mudar sua vida.

Depois de uma reunião produtiva, os japoneses o convidaram para uma cerimônia de chá. A tradição exige que você tire os sapatos para tais ocasiões.

Foi aí que um erro tão vergonhoso ficou nítido: as duas meias usadas por Samy eram diferentes, em idade e estilo. Uma era preto profundo e de tecido suave, a outra velha e de tecido riscado, com um pequeno furo no dedão do pé.

A situação embaraçosa fez Samy Liechti refletir sobre como gerenciar o seu problema pessoal de meias e evitar situações semelhantes no futuro.

Em 1999, nascia a assinatura de meias, pelo seu site blacksocks.com, onde um executivo que dependesse diariamente de meias pretas poderiam escolher assinaturas que lhe entregassem 3 pares de meias, 3, 4 ou 6 vezes ao ano.

O negócio foi um sucesso muito maior do que se esperava. Hoje são mais de 40.000 clientes em 74 países diferentes.

Outras Empresas que Adotam o Modelo Clube de Assinatura

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Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Subscription_business_model
http://www.subbly.co/blog/10-best-practices-for-online-subscription-business-models/
Resumo
Modelo Clube de Assinatura
Nome do Artigo
Modelo Clube de Assinatura
Descrição
O Modelo Clube de Assinatura funciona ao entregar produtos em quantidades pré-definidas regularmente no endereço de preferência do cliente.
Autor
Nome do editor
O Analista de Modelos de Negócios
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