O Modelo de Assinatura funciona ao oferecer um produto ou serviço de forma contínua cobrando de forma recorrente, normalmente através de mensalidades.

As assinaturas são uma opção de estratégia de fonte de receita comum para serviços on-line nos dias de hoje, mas sua origem esta ligado a serviços regulares como ensino (ex: escola) e produtos de mídia impressa (ex: jornais e revistas).

Apesar da cobrança mensal ser a mais comum, elas também podem ocorrer anualmente, semestralmente, trimestralmente, semanalmente ou mesmo diariamente.

Com este modelo, as empresas procuram melhorar seu fluxo de caixa através de pagamentos recorrentes automáticos, ao mesmo tempo em que proporcionam maior valor ao longo do tempo.

Assinaturas no Mundo Físico

No mundo físico, as assinaturas são viáveis ​​tanto para produtos como para serviços. O tipo mais comum de assinatura é para um jornal ou revista, onde os clientes pagam uma taxa mensal ou anual para receber novas edições mensalmente, semanalmente ou diariamente.

Alguns serviços também são fornecidos em uma base de assinatura, como clubes de lazer / esportivos, academias ou planos de saúde. Nesses casos, a taxa anual ou mensal fornece acesso por um período de tempo definido.

As vantagens deste modelo de negócios no mundo físico são a quase garantida de um fluxo de caixa recorrente, mesmo de clientes que não são usuários regulares do produto ou serviço. Isso pode ser particularmente rentável se uma parcela significativa dos clientes continuarem a pagar suas taxas sem fazer uso de um serviço, como se vê muito no ramo de academias de musculação.

Eu digo “quase garantido” porque uma das desvantagens deste modelo no mundo físico é que nem todas as assinaturas vêm com renovação automática. Embora o uso de cartão de crédito tenha melhorado muito esse cenário, clientes ainda cancelam assinaturas com alguma frequência, já que no mundo físico os custos de entrega e infraestrutura costumam ser maiores e portanto o valor das mensalidades também.

Assinaturas no Mundo Digital

As assinaturas no mundo digital mantêm as mesmas vantagens do mundo físico, mas consegue eliminar ou reduzir boa parte das desvantagens do mundo físico. Na internet, onde o custo de distribuição é próximo de zero, as assinaturas são geralmente ligados a serviços – digitais ou não.

Nos casos em que existe entrega de produtos, como em clubes de assinatura de vinhos, toda a conta é gerenciada on-line, permitindo que a empresa gerencie boa parte da sua operação como um serviço.

O mundo digital permite que a tecnologia assuma boa parte das automações que facilitam a entrega recorrente de produtos e serviços. Por exemplo, a rescisão de uma assinatura pode ser processada em tempo real, de modo que, assim que um cartão de crédito expirar ou quando o cliente solicitar o cancelamento, os serviços podem ser suspensos imediatamente. Há muito mais controle no mundo digital do que no mundo físico.

O Business Model Canvas do Modelo de Assinatura

O modelo de assinatura possui o seguinte padrão de business model canvas

Como o Modelo de Assinatura Ganha Dinheiro

O Modelo de Assinatura ganha dinheiro ao cobrar uma taxa recorrente pelo produto ou serviço fornecido de forma contínua.

Forças e Fraquezas do Modelo de Assinatura

Forças – O modelo de assinatura sofre com a menor variação das receitas em seu fluxo de caixa. Por causa das renovações automáticas e da oferta de produtos e serviços de maneira contínua, empresas já iniciam os meses contábeis com previsão de receita mais precisa e portanto podem se programar seus custos diretos, gastos e investimentos.

Fraquezas – O modelo de assinatura sofre com as altas taxas de cancelamento, principalmente se o equilíbrio entre valor agregado e assinatura não estiver otimizado.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Assinatura

Para obter sucesso com o modelo de assinatura é necessário trabalhar ao máximo estratégias de redução de cancelamentos e perda de clientes.

Apesar de muitas empresas adotarem estratégias de contratos com prazo mínimo e multas de rescisão, os clientes de hoje em dia estão menos dispostos a entrar em relações comerciais com esse tipo de imposição.

Portanto, o ideal é que as estratégias estejam voltadas para criar um vínculo de dependência do valor agregado pelo serviço ou produto fornecido no dia a dia do cliente.

Empresas que Adotam o Modelo de Negócio de Assinatura

Conheça o Modelo de Negócio do Tinder.

Outros Tipos de Modelos de Negócios de Assinatura

Fontes:
http://www.digitalbusinessmodelguru.com/2013/07/the-subscription-business-model.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Subscription_business_model
https://hbr.org/2016/07/subscription-business-models-are-great-for-some-businesses-and-terrible-for-others
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/os-desafios-do-modelo-de-negocio-de-assinaturas-com-venda-recorrente-de-produtos/
https://www.theguardian.com/small-business-network/2016/sep/26/how-to-build-successful-subscription-business
Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

View Comments

  • Boa tarde! Primeiramente parabéns pelo ótimo artigo. Minha dúvida é: Como pagar (porcentagem, hora etc) aos produtores de conteúdos que entrarão na minha plataforma de assinatura digital.

    • Oi Josafá, tudo bem? Não sei se entendi ao certo sua pergunta, mas muitos marketplaces pagam seus produtores via split payment. Que é uma funcionalidade que gateways de pagamento oferecem. Assim, parte do dinheiro cai na sua conta e parte na conta do produtor automaticamente.

  • Incrível sua matéria,mas como remunerar um profissional prestador de serviço por exemplo, um barbeiro no modo assinatura?

    • Oi Vanessa, dentre meus negócios, tenho empreendimento no ramo de música ministrando aulas, eu montei um modelo de assinatura exclusivo para meus clientes (alunos). Vou compartilhar um pouco que pode servir para seu negócio (imagino que sua pergunta seja para isso).
      Eu criei planos (pacotes) econômicos ou promocionais aonde encaixo meus serviços (cursos) exemplo: Plano Master (descrevo os benefícios de acesso a esse plano e cito o que ele não possui, além do preço do investimento), dai o aluno escolhe esse plano e eu encaixo o curso que ele deseja (Perfil Iniciante Violão Popular (Música Sertaneja). Assim o cliente já sabe que curso vai fazer e em qual plano melhor atenderá suas necessidades econômicos e/ou acessos a benefícios exclusivos.
      EU tenho 3 planos "Plano econômico" (aonde só encaixo aulas em GRUPO)
      "Plano Master" (aonde entra aulas individuais e certos benefícios característicos especiais)
      "Plano Premium" (aonde eu colocou todos os benefícios do Master e bônus exclusivos, acesso ilimitado entre outros "mimos".
      Já para imaginar que cada plano tem seu custo do menor para o maior né?
      Assim consigo dar mais opções para meu cliente, diversifico os preços, do mais barato ao mais caro.
      Espero que essa partilha possa ajudar na criação do seu para sua necessidade.
      Sucesso!

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Daniel Pereira

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