Modelo de Negócio da Folha de São Paulo

Folha de Sao Paulo - O Analista de Modelos de Negocios

O Modelo de Negócio da Folha de São Paulo é do tipo Assinatura para o seu jornal impresso e Paywall para seu jornal online. 

Apesar de fazer vendas avulsas por meio de bancas de jornais, a Folha tem seus esforços voltados para seus dois tipos de assinatura, que garantem a ela um fluxo mais regular de tiragem e de faturamento.

Curso Business Model Canvas

O modelo de Paywall têm sido a grande aposta de inúmeros jornais para combater a crescente crise da mídia impressa, em todo o mundo.

Apesar de ser exclusivo para o jornal online, o Paywall também vêm ajudando nas vendas de assinaturas do jornal impresso com a estratégia de embutir o acesso ao jornal online para quem assina a versão impressa.

Fundada em 1921, a Folha de São Paulo é o segundo maior jornal de circulação do Brasil e também vêm apostando no Paywall.

Ela foi o primeiro jornal brasileiro a adotá-lo e é hoje o maior jornal brasileiro em número de assinaturas digitais: 138 mil em maio, segundo o Instituto Verificador de Comunicação (IVC).

Paywall - Folha de São Paulo

A Folha adota o chamado Soft Paywall (ou Muro de Pagamento Poroso), pois qualquer leitor do seu site pode acessar até dez textos por mês sem pagar.

A mecânica da Folha funciona assim: o acesso é livre até cinco reportagens e, de seis a dez, requer que o internauta preencha um breve cadastro. De 11 textos em diante, ele é convidado a fazer uma assinatura.

A Folha começou seu modelo de Paywall liberando 20 reportagens gratuitas mas, em um comunicado recente, reduziu esse número para 10 com o intuito de adotar uma estratégia mais agressiva de conversão de leitores em assinantes.

O Modelo de Negócio da Folha de São Paulo no Business Model Canvas

Veja abaixo como é o modelo canvas da Folha de São Paulo

Modelo de Negócio da Folha de São Paulo

Como a Folha de São Paulo Ganha Dinheiro

A Folha de São Paulo ganha dinheiro cobrando R$ 47,90 por mês em sua assinatura de jornal impresso, entregues diariamente no endereço de preferência do cliente (e com acesso ao jornal online incluído), ou R$ 29,90 para apenas o acesso digital.

Outras Empresas que Adotam Modelos Semelhantes ao Modelo de Negócio da Folha de São Paulo

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Curso Business Model Canvas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

 
Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!