Modelo de Negócio da Folha de São Paulo

Folha de Sao Paulo - O Analista de Modelos de Negocios

O Modelo de Negócio da Folha de São Paulo é do tipo Assinatura para o seu jornal impresso e Paywall para seu jornal online. 

Apesar de fazer vendas avulsas por meio de bancas de jornais, a Folha tem seus esforços voltados para seus dois tipos de assinatura, que garantem a ela um fluxo mais regular de tiragem e de faturamento.

O modelo de Paywall têm sido a grande aposta de inúmeros jornais para combater a crescente crise da mídia impressa, em todo o mundo.

Apesar de ser exclusivo para o jornal online, o Paywall também vêm ajudando nas vendas de assinaturas do jornal impresso com a estratégia de embutir o acesso ao jornal online para quem assina a versão impressa.

Fundada em 1921, a Folha de São Paulo é o segundo maior jornal de circulação do Brasil e também vêm apostando no Paywall.

Ela foi o primeiro jornal brasileiro a adotá-lo e é hoje o maior jornal brasileiro em número de assinaturas digitais: 138 mil em maio, segundo o Instituto Verificador de Comunicação (IVC).

Paywall - Folha de São Paulo

A Folha adota o chamado Soft Paywall (ou Muro de Pagamento Poroso), pois qualquer leitor do seu site pode acessar até dez textos por mês sem pagar.

A mecânica da Folha funciona assim: o acesso é livre até cinco reportagens e, de seis a dez, requer que o internauta preencha um breve cadastro. De 11 textos em diante, ele é convidado a fazer uma assinatura.

A Folha começou seu modelo de Paywall liberando 20 reportagens gratuitas mas, em um comunicado recente, reduziu esse número para 10 com o intuito de adotar uma estratégia mais agressiva de conversão de leitores em assinantes.

O Modelo de Negócio da Folha de São Paulo no Business Model Canvas

Veja abaixo como é o modelo canvas da Folha de São Paulo

Modelo de Negócio da Folha de São Paulo

Como a Folha de São Paulo Ganha Dinheiro

A Folha de São Paulo ganha dinheiro cobrando R$ 47,90 por mês em sua assinatura de jornal impresso, entregues diariamente no endereço de preferência do cliente (e com acesso ao jornal online incluído), ou R$ 29,90 para apenas o acesso digital.

Outras Empresas que Adotam Modelos Semelhantes ao Modelo de Negócio da Folha de São Paulo

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!