O Modelo de Negócio All-Inclusive funciona ao permitir que clientes consumam todos os produtos e serviços oferecidos por um hotel, na quantidade que quiserem, pagando um valor fixo por diária de hospedagem.
Este modelo funciona da mesma forma que o Modelo de Negócio All You Can Eat, mas é geralmente aplicado na indústria hoteleira de pousadas e resorts.
A localização de certas pousada e da maioria dos resorts costuma ser afastado de centros comerciais obrigando hóspedes a fazerem todas as refeições, atividades de entretenimento e etc. no próprio estabelecimento. A oferta de pacotes All-Inclusive permitiu que clientes de Resorts tenham a percepção de que “a diária pode ser cara, mas esta com tudo incluído”, aumentando a percepção de valor e reduzindo a insegurança do valor total da conta ao final da estadia.
Índice
O business model canvas All-Inclusive possui a seguinte estrutura
A matemática é a mesma do All You Can Eat: os hotéis cobram mais do que o custo médio de consumo e os custos operacionais dos hóspedes.
Apesar de Resorts All-Inclusive oferecerem comidas e bebidas (incluíndo bebidas alcóolicas), passeios e outras atividades, nem todos seus hóspedes consumem quantidades altas de todos os produtos e serviços.
Por exemplo, o alto consumo alcóolico de um hóspede que bebe muito é equilibrado por um outro hóspede que não bebe ou uma criança. Bem como o custo de atividades esportivas que crianças aproveitam ao máximo mas que é equilibrado por hóspedes mais idosos ou que não são muito ativos.
Portanto, a oferta de um pacote de produtos e serviços é capaz de criar a percepção de oferta de valor alta para os mais diversos perfis de clientes. O custo do conjunto deve ser menor do que o valor cobrado pela diária da hospedagem, algo bastante simples de se atingir com o alto valor de Resorts e sua grande infraestrutura, com centenas de quartos.
Esse é outro ponto importante desse modelo: o ganho com economias de escala.
Forças – É o modelo de negócio perfeito para famílias que querem conveniência. Simplifica os processos operacionais e também facilita a previsão de receitas e custos de alimentos e bebidas.
Fraqueza – O All-Inclusive não satisfaz todos os perfis de clientes e não é adequado para cidades com restaurantes de alta qualidade e entretenimento próximos aos hotéis (como Nova Iorque, São Paulo capital, etc.). Outra desvantagem é a incapacidade de aumentar e gerar receitas adicionais.
Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio All-Inclusive
Para ter sucesso com o modelo de negócio all-inclusive o hotel deve oferecer o maior valor de quartos, refeições, bebidas, serviços e entretenimento que possam caber um preço razoável e que possam gerar bons lucros.
Talvez o maior case de sucesso e um dos precursores deste modelo de negócio seja o Club Med. Com um rede de 77 resorts espalhados por todos os 5 continentes, o Club Med foi fundado em 1950 e já passou por inúmeras fases de crescimento, expansão e renovação.
O Brasil possui 4 unidades de seus resorts.
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