Modelo de Negócio All-Inclusive

Modelo de Negocio All-Inclusive

O Modelo de Negócio All-Inclusive funciona ao permitir que clientes consumam todos os produtos e serviços oferecidos por um hotel, na quantidade que quiserem, pagando um valor fixo por diária de hospedagem.

Este modelo funciona da mesma forma que o Modelo de Negócio All You Can Eat, mas é geralmente aplicado na indústria hoteleira de pousadas e resorts.

A localização de certas pousada e da maioria dos resorts costuma ser afastado de centros comerciais obrigando hóspedes a fazerem todas as refeições, atividades de entretenimento e etc. no próprio estabelecimento. A oferta de pacotes All-Inclusive permitiu que clientes de Resorts tenham a percepção de que “a diária pode ser cara, mas esta com tudo incluído”, aumentando a percepção de valor e reduzindo a insegurança do valor total da conta ao final da estadia.

O Business Model Canvas do Modelo de Negócio All-Inclusive

business model canvas All-Inclusive possui a seguinte estrutura

Modelo de Negócio All-Inclusive - Business Model Canvas.001

Como o Modelo de Negócio All-Inclusive Ganha Dinheiro

A matemática é a mesma do All You Can Eat: os hotéis cobram mais do que o custo médio de consumo e os custos operacionais dos hóspedes.

Apesar de Resorts All-Inclusive oferecerem comidas e bebidas (incluíndo bebidas alcóolicas), passeios e outras atividades, nem todos seus hóspedes consumem quantidades altas de todos os produtos e serviços.

Por exemplo, o alto consumo alcóolico de um hóspede que bebe muito é equilibrado por um outro hóspede que não bebe ou uma criança. Bem como o custo de atividades esportivas que crianças aproveitam ao máximo mas que é equilibrado por hóspedes mais idosos ou que não são muito ativos.

Portanto, a oferta de um pacote de produtos e serviços é capaz de criar a percepção de oferta de valor alta para os mais diversos perfis de clientes. O custo do conjunto deve ser menor do que o valor cobrado pela diária da hospedagem, algo bastante simples de se atingir com o alto valor de Resorts e sua grande infraestrutura, com centenas de quartos.

Esse é outro ponto importante desse modelo: o ganho com economias de escala.

Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio All-Inclusive

Forças – É o modelo perfeito para famílias que querem conveniência. Simplifica os processos operacionais e também facilita a previsão de receitas e custos de alimentos e bebidas.

Fraqueza – O All-Inclusive não satisfaz todos os perfis de clientes e não é adequado para cidades com restaurantes de alta qualidade e entretenimento próximos aos hotéis (como Nova Iorque, São Paulo capital, etc.). Outra desvantagem é a incapacidade de aumentar e gerar receitas adicionais.

Como Obter Sucesso com o Modelo de Negócio All-Inclusive

Para ter sucesso com o modelo de negócio all-inclusive o hotel deve oferecer o maior valor de quartos, refeições, bebidas, serviços e entretenimento que possam caber um preço razoável e que possam gerar bons lucros.

Caso de Sucesso do All-Inclusive

Talvez o maior case de sucesso e um dos precursores deste modelo de negócio seja o Club Med. Com um rede de 77 resorts espalhados por todos os 5 continentes, o Club Med foi fundado em 1950 e já passou por inúmeras fases de crescimento, expansão e renovação.

O Brasil possui 4 unidades de seus resorts.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Negócio All-Inclusive

  • Costa do Sauípe
  • Tivoli Ecoresort
  • Iberostar
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/All-inclusive_resort
http://blog.bradleygauthier.com/all-inclusive-resorts-perfection-of-the-value-add-business-model/
http://www.hotelnewsnow.com/Article/9434/Profitable-US-all-inclusive-market-heats-up
http://www.businessinsider.com/how-hyatt-hotels-could-overhaul-the-all-inclusive-resort-market-2013-12
http://www.forbes.com/sites/nextavenue/2014/03/20/all-inclusive-resorts-are-back-but-can-boomers-really-save/
http://www.travelagentcentral.com/all-inclusive/the-changing-face-all-inclusives
Resumo
Modelo de Negócio All-Inclusive
Nome do Artigo
Modelo de Negócio All-Inclusive
Descrição
O Modelo de Negócio All-Inclusive funciona ao permitir que clientes consumam todos os produtos e serviços oferecidos por um hotel, na quantidade que quiserem, pagando um valor fixo por diária de hospedagem.
Autor
Nome do editor
O Analista de Modelos de Negócios
Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!