Modelo de Negócio do Tinder

Modelo de Negócio do Tinder

O modelo de negócio do Tinder é, em sua essência, uma mistura dos tipos Freemium e Assinatura, pois seu principal serviço é oferecido gratuitamente, mas com uma oferta adicional de funcionalidades premium cobradas por meio de uma mensalidade.

Deslize o dedo, faça um match, flerte e marque um encontro (para transar). O Tinder é tão simples, mas tão eficaz, que a empresa é hoje uma das startups de mais rápido crescimento de todos os tempos.

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Mas foram 2 anos inteiros sem ganhar dinheiro até a empresa lançar o Tinder Plus, sua oferta premium. Vamos entender com detalhes essa trajetória e sucesso do seu modelo de negócio.

O que é o Tinder

Lançado em 2012, o Tinder é um aplicativo móvel de busca social baseado em localização (usando o Facebook Connect) que facilita a comunicação entre usuários interessados ​​mutuamente em seus perfis, permitindo que usuários correspondidos conversem e marquem encontros para transar.

O aplicativo ficou conhecido por ser um aplicativo de namoro mais direto ao ponto. No Tinder o que dita as regras é o gosto pela aparência do usuário, facilidade de se encontrar (por causa da localização geográfica e proximidade dos grupos sociais) e o objetivo embutido de se rolar o match, vai rolar sexo.

Propriedade da InterActiveCorp (IAC), uma empresa norte-americana de Internet e mídia, pertencente a Match Group, que também possui mais de 150 marcas e produtos, incluindo ask.com, Vimeo, Investopedia, Match, OkCupid, etc.

Como Funciona o Tinder

Para entender o Tinder é importante conhecer suas principais funcionalidades:

Perfis

Os usuários criam um perfil tinder fazendo login no Facebook. Imagens de perfil, trabalho e faculdade, interesses e outras informações básicas são importadas do Facebook. Esses perfis desempenham um papel muito importante no Modelo de Negócios Tinder.

Localização

O Tinder é um aplicativo de busca social baseado no local que sugere diferentes usuários para uma pessoa com base em sua localização e interesses.

Swipe

O swipe (deslizar o dedo) é fundamental na experiência do Tinder. Uma lista de possíveis correspondências com base na localização geográfica, número de amigos em comum e interesses comuns são sugeridos para um usuário. O usuário é solicitado a deslizar para a direita para gostar e para esquerda para não gostar do perfil sugerido e continuar a pesquisa. O Tinder foi o pioneiro a usar esse recurso.

Match

Os usuários são correspondidos se ambos tiverem gostado um do outro (isso é conhecido como “match”). Um Match é um pré-requisito para iniciar um bate-papo.

Super Like

Introduzido em 1 de outubro de 2015, com o recurso Super Like, os usuários, em vez de indicar anonimamente que estão interessados ​​em alguém passando o dedo para a direita, podem Super Gostar deles, notificando-os de que estão interessados ​​neles. Os usuários têm três vezes mais chances de encontrar uma correspondência usando o recurso super-like.

Como o Tinder Ganha Dinheiro

O Tinder oferece gratuitamente seu principal serviço de conectar usuários a estranhos que eles normalmente não conheceriam, em vez de se conectar com pessoas que um usuário já conhecia, para gerar encontros com altas chances de terminar em sexo.

Tinder Plus

Introduzido dois anos após a criação do aplicativo, com a criação do Tinder Plus, os usuários que usam têm acesso a recursos especiais, como: swipes ilimitados, passaporte (use o Tinder em qualquer lugar do mundo), mais de um Super Like por dia, 1 Boost todo mês.

Tinder Gold

O Tinder Gold é uma extensão do Tinder Plus: um serviço pago exclusivo que fornece todos os recursos do Tinder Plus, juntamente com o novo recurso do Likes You, que permite que você veja quantos likes você tem.

Mostra as pessoas que gostaram de você em um formato de grade e permite que você dê um like, deslike ou verificar o perfil da pessoa sem perder tempo em passar o dedo para o lado.

Perfis Patrocinados

O Tinder camuflou de forma inteligente a venda de anúncios patrocinados para sua interface usual, para torná-lo menos intrusivo. Chatbots são geralmente usados ​​para essa finalidade.

Preços

O preço dos serviços premium do Tinder variam desde R$ 25,90 a até a R$ 154,99. Os valores variam conforme idade, plataforma e outros critérios não divulgados.

O Business Model Canvas do Tinder

O Modelo Canvas preenchido do Tinder é exemplificado assim:

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Projeções de Receitas do Tinder (dados de 2018)

As tendências de namoro online estão mudando e o número de usuários do Tinder segue subindo. Os jovens aparentemente estão felizes em pagar pelo namoro online, principalmente em um app que vai mais direto ao ponto.

O Tinder adicionou quase 300.000 novos assinantes no segundo trimestre de 2018 e agora tem quase 3,8 milhões no total.

O Tinder vai gerar mais de US $800 milhões de receita este ano – Gary Swidler, CFO, Match Group.

Fontes
https://www.quora.com/What-is-the-business-model-of-Tinder-and-how-does-it-make-money
http://smwiaccra.com/ways-through-which-tinder-earns
https://www.investopedia.com/articles/personal-finance/121714/how-tinder-makes-money.asp
http://www.businessofapps.com/data/tinder-statistics/
https://www.feedough.com/tinder-make-money-business-model/
https://en.wikipedia.org/wiki/Tinder_(app)#Paid_subscriptions
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2 thoughts on “Modelo de Negócio do Tinder

    • Daniel Pereira says:

      Oi Michelle, tudo bem? Talvez o Tinder não seja apenas para isso, mas ele foi desenvolvido com esse objetivo. Você pode ler em inúmeros artigos na internet que o Tinder é considerado o “Uber for sex”. Pessoas viajam ao redor do mundo para usar o Tinder em outros países com esse mesmo objetivo. Tanto que o mercado para os outros aplicativos de namoro segue firme e forte.

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