O Modelo de Negócio de Crowd-Learning funciona permitindo que pessoas aprendam com a experiência e conhecimento de outras pessoas. Ao conectar uma grande variedade de instrutores e professores com alunos, o modelo também pode ser considerado uma variação do modelo P2P, além de plataforma multilateral e/ou cauda longa.
Crowd-Learning significa aprender através da oferta de conhecimento das massas, além dos limites da sala de aula de instituições tradicionais de ensino. As plataformas de crowd-learning são baseadas na web, mas adotam conceitos de redes sociais para agregar valor e expandir organicamente.
O Crowd-learning mostra que o conhecimento não é apenas algo alimentado de forma hierarquizada, de cima para baixo, por aqueles que detém diplomas acadêmicos. As plataformas de aprendizagem em massa estimulam a interação e promovem boas idéias, independente de quem esteja ensinando.
O importante é que se conheça bem o assunto e se tenha uma boa didática. Quem ensina bem sucede com boa pontuação de seus cursos e quem não sabe ensinar, desaparece.
As plataformas de Crowd-Learning tiveram seu boom por volta do ano de 2010 com o surgimento das denominadas MOOCs (Mass Online Open Courses) aproveitando a onda da Web 2.0 e aplicando a área de educação.
Índice
O business model canvas do Crowd-Learning possui a seguinte estrutura
Plataformas de Crowd-Learning ganham dinheiro com três formas distintas:
Forças – Por se tratar de uma plataforma multi-lateral, possui uma grande capacidade de escalar e de aproveitar todos os benefícios da cauda longa.
Fraquezas – O setor de educação ainda é muito tradicional também por parte dos consumidores. Ainda existe o pensamento de que curso bom é aquele feito em instituição tradicional, de renome, com professores, sala de aula e diploma. O setor empresarial também participa disso contratando funcionários com base em diplomas reconhecidos. Ainda é um longo caminho a ser vencido.
O modelo de negócio de crowd-learning ainda esta tentando encontrar qual o seu modelo de receitas ideal e oferta de valor ideal. Eu particularmente acredito que a transição para uma educação baseada no crowd-sourcing deve ainda misturar elementos tradicionais da sala de aula, como trabalhos em grupo e acesso direto ao professor para aconselhamento e dúvidas, com as tecnologias do mundo web, como vídeos sob-demanda, fóruns, etc., para que alunos (e empresas) se sintam cada vez mais à vontade para adotarem esse novo modelo de ensino.
Afinal, para você: o que é um modelo de negócio? Eu gostaria que você pensasse…
O Mapa de Empatia é uma ferramenta, criada pela consultoria de Design Thinking Xplane, que ajuda…
Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos…
A BizCapital, fintech brasileira fundada em 2016, cujo propósito, segundo a própria empresa, é “trazer…
A SpaceX é uma empresa privada norte-americana de foguetes comerciais. Ela nasceu há 17 anos…
O Modelo de Negócio da Monetus é do tipo corretagem de negócios. A Monetus é…
View Comments
claro que no brasil o modelo de ensino presencial ainda é forte, mas vemos mudanças rápidas para o ensino ead