O modelo de negócio P2P (Peer-to-Peer) funciona permitindo que os indivíduos se conectem diretamente entre si e troquem produtos e serviços.
P2P significa de pessoa para pessoa e não envolve relação entre empresas, portanto também pode ser chamado de modelo C2C (consumer to consumer).
As empresas oferecem um sistema de correspondência que pode ser um sistema automático (baseado em algoritmo) ou um sistema de busca manual (diretório) no qual os clientes podem encontrar, contratar e comprar o que estão procurando.
P2P é um termo muito amplo que foi popularizado pelo sistema de compartilhamento de arquivos Napster, originalmente lançado em 1999. O movimento peer-to-peer permitiu que milhões de usuários da Internet se conectassem “diretamente”, formando grupos e colaborando para se tornarem mecanismos de busca criados por usuários. supercomputadores virtuais e sistemas de arquivos.
O modelo P2P originou um grande número de modelos de negócios diferentes com nomes diferentes, como plataformas, marketplaces ou crowdsourcing. Embora uma rede P2P seja projetada em torno do conceito de nós pares iguais, que funcionam simultaneamente como “clientes” e “servidores” para os outros nós da rede, no mundo dos negócios, o vendedor e os clientes são grupos diferentes e não precisam funcionar simultaneamente com os dois conjuntos.
No fundo, apesar do conceito P2P tratar de uma conexão direta entre usuários, sem intermediários, isso não é totalmente possível. A conexão entre pessoas sempre será intermediada por alguma tecnologia e/ou empresa.
Índice
O Business Model Canvas do Modelo de Negócio P2P
O business model canvas do P2P é, no fundo, como os modelos de negócio B2C ou B2B, e é apena base para modelos mais completos
Como o Modelo de Negócio P2P Ganha Dinheiro
O modelo de negócios P2P foi criado sem cobrar nada diretamente dos usuários, mas aproveitando o fluxo dos mesmos para vender espaços de publicidade para terceiros.
Porém, como dito acima, o modelo foi derivado para outros modelos que passaram a ter maior participação na intermediação da troca de serviços e produtos, com maior nível de serviço para garantir qualidade e satisfação. Nesses casos ganha dinheiro cobrando uma taxa baseada em comissão com base no valor da venda. Algumas empresas também podem cobrar por serviços de listagem ou produtos.
Forças e Fraquezas do Modelo de Negócio P2P
Forças – Este é um modelo de negócio muito escalável, com fortes efeitos de rede.
Fraquezas – Também sofre com o problema do ovo de galinha, igual nas plataformas multilaterais.
Como Obter Sucesso com o Modelo P2P
Para ter sucesso com o modelo de negócios P2P, as empresas devem melhorar a experiência da conexão entre os pares, promovendo um bom relacionamento e satisfação mútua com tecnologia que permita esse tipo de serviço em alta escala.
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