Modelo Plataforma Multilateral

O Modelo Plataforma MultiLateral, também conhecido como Modelo Multi-Faces (ou em inglês Two-Sided), é um modelo que funciona ao atender dois grupos distintos de clientes que geram valor quando interagem entre si.

Em outras palavras, o modelo atende dois segmentos diferentes de clientes coexistentes e interdependentes, pois a presença de um gera valor para o outro.

Ao permitir que usuários criem e consumam valor, o modelo se torna extremamente escalável por se beneficiar de efeitos de rede.

Em alguns casos, não se cobra nada de um dos clientes como forma de atraí-los para então poder oferecê-los ao outro segmento.

Uma piada atual diz que nessas ocasiões “se você não está pagando pelo produto, você deve ser o produto.”

Apesar do modelo ter ganho popularidade com a chamadas plataformas online, ele existe já há muitos anos e é bastante comum.

Negócios que usam esse modelo incluem: operadoras de cartão de crédito (usuários e varejistas) a até páginas amarelas (leitores e anunciantes).

O Business Model Canvas da Plataforma Multilateral

O modelo canvas de empresas que adotam a Plataforma Multilateral segue o seguinte padrão:

Como Ganhar Dinheiro com a Plataforma Multilateral

O modelo de Multi-Face ganha dinheiro cobrando um valor fixo ou variável de um dos grupos ou de ambos com base no valor da venda / transação realizada.

Forças e Fraquezas do Modelo Plataforma Multilateral

Forças – O modelo se beneficia de economias de escala e efeito de rede uma vez que se dá o trabalho de apenas permitir que diferentes grupos de clientes interajam entre si. São estes grupos que geram e consomem toda a oferta de valor.

Fraquezas – O modelo sofre do problema do ovo ou da galinha, uma vez que é necessário que um grande número de clientes em ambos os grupos para que o negócio seja bem sucedido. De nada adianta ter apenas um dos grupos, pois o modelo só possui valor se ambos os grupos forem equilibrados.

Como obter Sucesso com o Modelo Plataforma Multilateral

Para obter sucesso com o Modelo Plataforma Multilateral é preciso vencer o problema do Ovo e da Galinha e garantir que pelo menos um dos grupos tenha força para conseguir atrair o segundo grupo.

Para conseguir isso, é necessário que empresas consigam operar em um modo unilateral no início de sua operação.

Em outras palavras, a plataforma precisa conseguir oferecer valor para pelo menos um dos lados. É o caso do Google que consegue oferecer valor para apenas internautas que querem buscar. Ou do Youtube que oferece valor para quem quer compartilhar vídeos.

Uma vez conquistado um dos lados, fica mais fácil conquistar o outro. Em ambos os exemplos acima, foi fácil para Google e Youtube trazerem anunciantes após a conquista do primeiro grupo de clientes.

Caso de Sucesso

Você já foi surpreendido com um jornal gratuito, de formato pequeno, enquanto estava andando na rua ou parado no sinal? Provavelmente, era uma edição do Jornal Destak (ou do Metro) entregue por um dos inúmeros distribuidores espalhados pela sua cidade. A oferta de um jornal gratuito e compacto é algo difícil de ser recusado transeuntes (pessoas em deslocamento, a pé ou de carro).

Desta forma, o jornal atrai e retém um dos seus grupos de clientes. Uma vez que este grupo esta conquistado, o jornal vende espaços de publicidade para anunciantes.

Anunciantes representam o segundo grupo de clientes do jornal, os quais de fato geram receitas. Desta forma, o modelo multi-lateral adota pelo jornal obtém sucesso: a oferta do jornal gratuito a leitores é o fato responsável pela oferta de valor a anunciantes.

Outras Empresas que Adotam o Modelo Plataforma Multilateral

Conheça o Modelo de Negócio Aberto.

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Fontes
http://platformed.info/why-business-models-fail-pipes-vs-platforms/
http://www.slideshare.net/sanguit/building-a-marketplace-a-checklist-for-online-disruption
https://hbr.org/2013/01/three-elements-of-a-successful-platform
http://ebusiness.mit.edu/platform/agenda/slides/5%20Platforms%20Transitions.pdf
http://pt.slideshare.net/InfoEcon/platform-shift-how-new-business-models-are-changing-the-shape-of-industry
http://www.applicoinc.com/blog/what-is-a-platform-business-model/
https://www.launchworks.co/insights/what-is-a-platform-business/
http://platformsandnetworks.blogspot.com.br/2011/07/business-model-analysis-part-2.html
Daniel Pereira

Daniel é maluco por negócios e não consegue deixar de usar o Business Model Canvas para analisar os mais diversos tipos de Modelos de Negócios. Ele é o Analista de Modelos de Negócios

View Comments

  • Excelente material Daniel! sabe de alguma plataforma que "alugue" plataformas prontas para quem quer tentar sem ter que investir muito?

    • Oi Carlos, tudo bem? Não sei bem se eu entendi o que você quis dizer com "aluguel de plataformas", mas tem algumas soluções que hoje lhe permitem criar uma plataforma com facilidade. Um exemplo é o Share Tribe (https://www.sharetribe.com/). Dá uma olhada se é isso que você queria. Abraços!

  • Daniel, seu conteúdo é de grande ajuda e tenho aprendido muito com eles. Obrigado, por compartilhar essas informações, sucesso!

    • Obrigado, Marcelo! Fico feliz com o seu comentário. Grande abraço!

  • Bom dia Daniel! Estava tentando encontrar estratégias de marketing para esse modelo... me recomenda algum material?

  • Olá Daniel , tudo bom ? Você tem conhecimento sobre estratégias de engajamento das pontas envolvidas nesse modelo de negócio ?

    Obrigada !

    • Oi Veronica, tudo bem? Estratégias de engajamento costumam estar relacionadas a oferta de valor que você oferece para cada um dos seus segmentos de clientes. Não existe uma estratégia genérica para plataformas multilaterais. A única coisa recomendada é que você comece pelo lado da oferta para depois estimular o lado da demanda.

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Daniel Pereira

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