O Modelo de Negócio de Sites Comparadores de Preço são conhecidos como lead-generation pois geram oportunidades de negócio. Também podemos considerá-los agregadores ou plataformas multilaterais já que atendem dois segmentos de clientes distintos: usuários que buscam preços baixos e lojas que buscam potenciais clientes.
Um site de comparação de preços é, em termo simples, um mecanismo de pesquisa em que usuários comparam preços de um determinado produto em diferentes lojas online. Além dos preços, esses sites também costumam oferecer informações a respeito do produto, como recursos, opiniões de compradores, opções de entrega, entre outros. Essas plataformas juntam as informações de diferentes varejistas, mas normalmente não vendem o produto diretamente.
Mas como funciona o seu modelo de negócios? Vamos saber um pouco mais a respeito.
Índice
Em se tratando de Business Model Canvas, vamos observar cada um dos nove blocos da metodologia para o modelo de negócio de sites de comparação de preços:
Ao criar um site de comparação de preços, é necessário que o modelo de negócios inclua uma planejamento sobre como – e quando – a plataforma será monetizada. Há toda uma questão de timing envolvida, pois, se você começar a cobrar muito cedo, perderá os clientes. Mas se deixar passar tempo demais, pode acabar inviabilizando a cobrança.
Em geral, os sites de comparação de preços não cobram nada dos usuários que efetuam as consultas em sua plataforma. Ao contrário, eles costuma se manter através de pagamentos recebidos dos varejistas que aparecem em suas listas.
No entanto, há diversas opções para produzir renda com o seu modelo de negócios. A alternativa escolhida depende muito do público, do mercado e dos fornecedores envolvidos. A maioria das opções envolve:
Trata-se da venda de espaço publicitário para anúncios. Isso é ainda mais forte se o site de comparação está direcionado para um segmento de nicho de mercado, com marcas específicas a serem abordadas.
Mas você também pode fazer uma conta no Google AdSense. Você não terá total controle sobre quem anuncia em seu site, mas ainda tem a opção de definir categorias de anunciantes e até mesmo bloquear os indesejados.
Nesse caso, os sites cobram uma taxa fixa dos fornecedores para que eles sejam incluídos no site. Essa taxa pode ser mensal, anual, o varejista pode pagar pela quantidade de produtos apresentadas e você pode até mesmo oferecer postagens pagas, em que as empresas pagam para aparecer no topo dos resultados de pesquisa.
Em outros casos, as empresas pagam uma taxa por clique – toda vez que o consumidor entra no site do fornecedor por meio da plataforma, ou quando concluem uma compra, ou quando inserem seu e-mail, entre outros.
Seus fornecedores fornecerão links de rastreamento para serem adicionados ao seu site. Esses links permitem controlar os cliques ou as vendas. Então, ambos os lados são capazes de verificar as ações na plataforma.
Essa só é uma boa opção se estivermos falando de um mercado muito específico. Então, você pode cobrar uma taxa ou uma assinatura para que o usuário tenha acesso às informações de seu site de comparação de preços.
Nesse caso, seu site precisa oferecer uma experiência diferenciada e um valor agregado real ao usuário. Além disso, você precisará investir um pouco mais em marketing para atrair seu público-alvo segmentado.
Em geral, as pessoas consultam um site de comparação de preços para economizar tempo e dinheiro. Isso porque esse mecanismos de comparação apresentam diversos varejistas que poderiam ser desconhecidos do comprador até então. E muitos deles oferecem preços mais interessantes.
Além disso, você pode consultar dezenas de lojas em poucos cliques, reunindo um grande número de informações em poucos minutos. O que não aconteceria se tivesse de pesquisar cada site individualmente.
E, mais do que economizar tempo e dinheiro, o usuário também pode se beneficiar desses sites porque pode comparar as diversas opções de produtos similares que existem no mercado. Mais do que preço, pode avaliar o grau de satisfação de compradores anteriores, conferir os diferentes recursos de uma marca para outra etc.
Mas também há alguns transtornos relacionados a compras efetivadas após a consulta aos sites. Um deles é que, por vezes, o cliente pode acabar comprando um produto falsificado ou que não era exatamente como parecia na loja online. Com frequência, as descrições apresentadas não refletem a imagem real do artigo.
Outro problema é que poucos sites de comparação de preços informam os métodos de pagamento disponíveis. Então, muitas vezes, você é atraído pelo preço para uma loja, mas, ao começar o processo de compra com o varejista percebe que as opções de pagamento não combinam com a sua necessidade. O mesmo quanto ao frete e prazo de entrega…
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Obrigada Daniel! Seu site me ajudou bastante como fonte de pesquisa. Abraços!
Gostei muito das informação, só veio a acrescentar no meu novo negócio. gratidão
Fico muito feliz em ler isso. De nada, Ana Paula!
Bom dia Daniel! Parabéns pela matéria! Gostaria de saber se você conhece ou pode indicar uma solução para a criação de um site comparador de preços como crawling ou bots. Obrigado!
Muito bom e interessante Daniel! Parabéns pela matéria! Tenho avaliado e testado esses comparadores e não realmente uma mão na roda pra economizar.
Valeu, Alex!
Obrigado! Muito bom!
Por acaso conhece alguma plataforma que oferece uma solução para criar comparador de preços?
Obrigado, Jaya. Infelizmente, não conheço não.
Muito bom.
Estou pensando em criar um site de comparação de preços, mas ainda não sei bem como fazer pois será necessário verificar os preços com alguma API e muitas vezes os sites não fornecem, então teria que fazer algum bot para verificar isso, o que não deve ser tão simples.