O Modelo Lead Generation, também conhecido como geração de leads ou geração de oportunidades, funciona ao capturar visitas ou emails de usuários que possuem interesse em produtos ou serviços de uma outra empresa.
Geralmente, empresas que adotam esse modelo usam tecnologia para oferecer algum tipo de serviço (ex: comparar preços) para usuários com potencial de compra (ex: interessados em comprar um aspirador de pó) que são então direcionados para o site de empresas que interessadas em vender para eles (ex: americanas.com), gerando assim oportunidades de vendas.
Índice
O Modelo Canvas do Lead Generation
O Business Model Canvas do Lead Generation possui o seguinte padrão
Como o Modelo Lead Generation Ganha Dinheiro
O Modelo Lead Generation ganha dinheiro cobrando uma taxa fixa por cada lead gerado. Dependendo do nicho de mercado essa taxa pode ir de alguns poucos centavos a até dezenas de reais.
Apesar de não ser muito comum, por ser mais difícil de controlar, algumas empresas de lead generation cobram uma taxa percentual baseada no valor da venda gerada pelo lead.
Forças e Fraquezas do Modelo Lead Generation
Forças – A demanda por leads qualificados é muito alta no mercado pois representam oportunidades de alta probabilidade de conversão e ticket médio maior do que a média do mercado. Leads qualificados também costumam representar maior LTV (customer lifetime value).
Fraquezas – Dependendo do nicho de mercado e da concorrência, o valor pago por leads pode ser muito baixo para criar um negócio lucrativo.
Como obter Sucesso com o Modelo Lead Generation
Para obter sucesso com o modelo Lead Generation empresas precisam criar serviços capazes de atrair usuários sem gastar dinheiro em links patrocinados ou em outras formas de publicidade paga.
É também fundamental encontrar nichos que pagam valores altos por cada lead gerado, além de garantir que estes leads sejam extremamente qualificados.
Um exemplo interessante é o nicho de geração de leads para faculdades americanas. Neste nicho, sites comparam a qualidade do ensino, do campus e etc. e chegam a cobrar 15 dólares (cerca de 40 reais) por cada lead gerado.
Caso de Sucesso do Modelo Lead Generation
O Booking.com é um site para reserva de acomodações em hotéis em todo o mundo.
Criado em 1996 como uma pequena startup em Amsterdam (Holanda), a empresa foi comprada em 2005 pela empresa americana Priceline por apenas 135.000 dólares. A empresa faturou 9.2 bilhões de dólares em 2015.
O Booking.com é o maior e mais famoso site de reservas de hotéis em todo o mundo. Ele está disponível em 41 línguas diferentes, o site conta mais de 900,000 hotéis parceiros o site gera mais de 1 milhão de reservas de quartos todo os dias.
Outras Empresas que Adotam o Modelo Lead Generation
Apesar dos comparadores de preços, como o Buscapé ou o Zoom, serem os exemplos mais famosos de empresas que adotam o Lead Generation, existem também:
- Sites de opiniões e reservas, como o Booking (citado acima) ou o Decolar
- Aplicativos de identificação de música, como o Shazam
- Orçamento de serviços profissionais, como o Get Ninjas
- Comparativos de seguros, como o Bidu
Leia mais sobre o Modelo de Negócio do Zoom e confira outros diversos nichos de mercado nesta lista das 10 maiores verticais de sites de lead generation (em inglês):
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