Modelo de Negócio do Zoom

Zoom.com.br

O Modelo de Negócio do Zoom é do tipo Lead Generation pois oferece um comparador de preços como forma de atrair e gerar leads qualificados para lojas virtuais que em troca pagam um valor fixo por cada oportunidade gerada.

O Zoom foi criado em setembro de 2010, pelos fundadores do Bondfaro (comprado pelo Buscapé alguns anos antes).

Busca Zoom

A motivação estava em criar uma alternativa ao Buscapé (que dominava sozinho o mercado), mas com benefícios além da simples comparação de preços.

Ao acessar o Zoom, o usuário tem acesso a comparações de preço de 2,5 milhões de produtos em mais de 300 lojas, garantia de satisfação da loja indicada (com o Zoom Garante), histórico de preços dos produtos, especificações técnicas padronizadas e opiniões de usuários.

Esta caro Zoom

O Zoom Garante, por exemplo, é uma grande inovação da empresa. Ao ativá-lo, o cliente passa a ter assegurado o recebimento do produto comprado ou o seu dinheiro de volta, desde que o valor não seja superior a 5 mil reais.

Modelo de Negócio do Zoom no Business Model Canvas

Veja abaixo como é o modelo canvas do Zoom

Modelo de Negócio do Zoom

Como o Zoom Ganha Dinheiro

O Zoom ganha dinheiro cobrando um valor fixo (CPC – custo por clique), em sistema de leilão igual ao modelo do Google, por cada lead qualificado enviado ao site de suas lojas parceiras.

Segundo o site da própria empresa:

“Nosso modelo de negócio funciona por CPC (Custo por Clique). Isto é, você só paga quando um usuário efetivamente clicar na oferta e for encaminhado à sua loja para realizar a compra.”

“O valor por clique irá variar de acordo com as categorias que você anunciar seus produtos e suas ofertas serão posicionadas no resultado de busca seguindo o modelo de leilão de CPC. Quanto maior for o CPC pago em determinada categoria, mais bem posicionada ficará a sua oferta perante aos outros anunciantes.”

Além disso, a empresa também oferece formatos especiais de publicidade, como Produto Patrocinado, Filtro Patrocinado, Banner Menu, Filtro Patrocinado, Oferta Patrocinada, Banner de Categoria, Produto Patrocinado, Conteúdo Patrocinado e Newsletter. Todos cobrados pelo modelo de CPM (custo por milhar).

Outras Empresas que Adotam Modelos Semelhantes ao Modelo de Negócio do Zoom

  • Sites de opiniões e reservas, como o Booking ou o Decolar
  • Aplicativos de identificação de música, como o Shazam
  • Orçamento de serviços profissionais, como o Get Ninjas
  • Comparativos de seguros, como o Bidu

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5 thoughts on “Modelo de Negócio do Zoom

  1. Casimiro says:

    Tenho um projeto pelo qual já está em fase beta http://www.melhorprecoangola.com
    E preciso de algumas dicas de experts na área de negócios e IT O melhor preço faz comparação de preços de produtos de lojas que estejam cadastradas na plataforma. Mais como aqui em Angola a maioria das lojas não tem um site online para eu usar o modelo de negócio CPC. Estou a pensar em usar um modelo de preço fixo onde cada produto cadastrado terá um custo de 20akz em conversão para real daria (0.38145) real por dia. Num período de 1 mês de de contrato com a plataforma.
    Gostaria de saber da vossa parte se este modelo de negócio é viável e se tiverem outros que me dessem sugestões.
    Obrigado

    • Daniel Pereira says:

      Olá Casimiro, tudo bem? O seu negócio me lembrou muito um portal bastante famoso aqui no Rio de Janeiro usado para pesquisa de preços de peças de computador. Se chama Boa Dica (https://www.boadica.com.br/) e tem um modelo de cobrança fixa também. Só que no caso deles, eles cobram um valor fixo por loja e não por produto. Eu particularmente acho mais simples para você e para o lojista. Veja mais os preços e modelos praticados por eles aqui: https://www.boadica.com.br/anuncieaqui
      Boa sorte!

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