O Modelo de Negócio do Zoom é do tipo Lead Generation pois oferece um comparador de preços como forma de atrair e gerar leads qualificados para lojas virtuais que em troca pagam um valor fixo por cada oportunidade gerada.
O Zoom foi criado em setembro de 2010, pelos fundadores do Bondfaro (comprado pelo Buscapé alguns anos antes).
A motivação estava em criar uma alternativa ao Buscapé (que dominava sozinho o mercado), mas com benefícios além da simples comparação de preços.
Ao acessar o Zoom, o usuário tem acesso a comparações de preço de 2,5 milhões de produtos em mais de 300 lojas, garantia de satisfação da loja indicada (com o Zoom Garante), histórico de preços dos produtos, especificações técnicas padronizadas e opiniões de usuários.
O Zoom Garante, por exemplo, é uma grande inovação da empresa. Ao ativá-lo, o cliente passa a ter assegurado o recebimento do produto comprado ou o seu dinheiro de volta, desde que o valor não seja superior a 5 mil reais.
Modelo de Negócio do Zoom no Business Model Canvas
Veja abaixo como é o modelo canvas do Zoom
Como o Zoom Ganha Dinheiro
O Zoom ganha dinheiro cobrando um valor fixo (CPC – custo por clique), em sistema de leilão igual ao modelo do Google, por cada lead qualificado enviado ao site de suas lojas parceiras.
Segundo o site da própria empresa:
“Nosso modelo de negócio funciona por CPC (Custo por Clique). Isto é, você só paga quando um usuário efetivamente clicar na oferta e for encaminhado à sua loja para realizar a compra.”
“O valor por clique irá variar de acordo com as categorias que você anunciar seus produtos e suas ofertas serão posicionadas no resultado de busca seguindo o modelo de leilão de CPC. Quanto maior for o CPC pago em determinada categoria, mais bem posicionada ficará a sua oferta perante aos outros anunciantes.”
Além disso, a empresa também oferece formatos especiais de publicidade, como Produto Patrocinado, Filtro Patrocinado, Banner Menu, Filtro Patrocinado, Oferta Patrocinada, Banner de Categoria, Produto Patrocinado, Conteúdo Patrocinado e Newsletter. Todos cobrados pelo modelo de CPM (custo por milhar).
Outras Empresas que Adotam Modelos Semelhantes ao Modelo de Negócio do Zoom
- Sites de opiniões e reservas, como o Booking ou o Decolar
- Aplicativos de identificação de música, como o Shazam
- Orçamento de serviços profissionais, como o Get Ninjas
- Comparativos de seguros, como o Bidu
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Olá, pode me dar uma ajuda em um modelo de negocio?
Me mande um e-mail por favor
Oi Adriano! Respondi o seu e-mail. Espero ter ajudado. Abraços
Tenho um projeto pelo qual já está em fase beta http://www.melhorprecoangola.com
E preciso de algumas dicas de experts na área de negócios e IT O melhor preço faz comparação de preços de produtos de lojas que estejam cadastradas na plataforma. Mais como aqui em Angola a maioria das lojas não tem um site online para eu usar o modelo de negócio CPC. Estou a pensar em usar um modelo de preço fixo onde cada produto cadastrado terá um custo de 20akz em conversão para real daria (0.38145) real por dia. Num período de 1 mês de de contrato com a plataforma.
Gostaria de saber da vossa parte se este modelo de negócio é viável e se tiverem outros que me dessem sugestões.
Obrigado
Olá Casimiro, tudo bem? O seu negócio me lembrou muito um portal bastante famoso aqui no Rio de Janeiro usado para pesquisa de preços de peças de computador. Se chama Boa Dica (https://www.boadica.com.br/) e tem um modelo de cobrança fixa também. Só que no caso deles, eles cobram um valor fixo por loja e não por produto. Eu particularmente acho mais simples para você e para o lojista. Veja mais os preços e modelos praticados por eles aqui: https://www.boadica.com.br/anuncieaqui
Boa sorte!
O Trivago trabalha assim Booking e Decolar não.
Muito bom seu conteúdo! Parabéns pelo seu site! Obrigada por compartilhar!
Boa tarde Daniel,
Parabéns pelo seu site.
Você saberia me dizer onde automatizo este processo de CPC. existe algum plugin ou plataforma para colocar no meu site de comparador de preços.
Atenciosamente
Marcelo