Modelo de Negócio do Zoom

Zoom.com.br

O Modelo de Negócio do Zoom é do tipo Lead Generation pois oferece um comparador de preços como forma de atrair e gerar leads qualificados para lojas virtuais que em troca pagam um valor fixo por cada oportunidade gerada.

O Zoom foi criado em setembro de 2010, pelos fundadores do Bondfaro (comprado pelo Buscapé alguns anos antes).

Curso Business Model Canvas

Busca Zoom

A motivação estava em criar uma alternativa ao Buscapé (que dominava sozinho o mercado), mas com benefícios além da simples comparação de preços.

Ao acessar o Zoom, o usuário tem acesso a comparações de preço de 2,5 milhões de produtos em mais de 300 lojas, garantia de satisfação da loja indicada (com o Zoom Garante), histórico de preços dos produtos, especificações técnicas padronizadas e opiniões de usuários.

Esta caro Zoom

O Zoom Garante, por exemplo, é uma grande inovação da empresa. Ao ativá-lo, o cliente passa a ter assegurado o recebimento do produto comprado ou o seu dinheiro de volta, desde que o valor não seja superior a 5 mil reais.

Modelo de Negócio do Zoom no Business Model Canvas

Veja abaixo como é o modelo canvas do Zoom

Modelo de Negócio do Zoom

Como o Zoom Ganha Dinheiro

O Zoom ganha dinheiro cobrando um valor fixo (CPC – custo por clique), em sistema de leilão igual ao modelo do Google, por cada lead qualificado enviado ao site de suas lojas parceiras.

Segundo o site da própria empresa:

“Nosso modelo de negócio funciona por CPC (Custo por Clique). Isto é, você só paga quando um usuário efetivamente clicar na oferta e for encaminhado à sua loja para realizar a compra.”

“O valor por clique irá variar de acordo com as categorias que você anunciar seus produtos e suas ofertas serão posicionadas no resultado de busca seguindo o modelo de leilão de CPC. Quanto maior for o CPC pago em determinada categoria, mais bem posicionada ficará a sua oferta perante aos outros anunciantes.”

Curso Business Model Canvas

Além disso, a empresa também oferece formatos especiais de publicidade, como Produto Patrocinado, Filtro Patrocinado, Banner Menu, Filtro Patrocinado, Oferta Patrocinada, Banner de Categoria, Produto Patrocinado, Conteúdo Patrocinado e Newsletter. Todos cobrados pelo modelo de CPM (custo por milhar).

Outras Empresas que Adotam Modelos Semelhantes ao Modelo de Negócio do Zoom

  • Sites de opiniões e reservas, como o Booking ou o Decolar
  • Aplicativos de identificação de música, como o Shazam
  • Orçamento de serviços profissionais, como o Get Ninjas
  • Comparativos de seguros, como o Bidu

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Curso Business Model Canvas

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!