Modelo de negócio de Sites de Comparação de Preços

Modelo de Negócio de Sites Comparadores de Preço

O Modelo de Negócio de Sites Comparadores de Preço são conhecidos como lead-generation pois geram oportunidades de negócio. Também podemos considerá-los agregadores ou plataformas multilaterais já que atendem dois segmentos de clientes distintos: usuários que buscam preços baixos e lojas que buscam potenciais clientes.

Um site de comparação de preços é, em termo simples, um mecanismo de pesquisa em que usuários comparam preços de um determinado produto em diferentes lojas online. Além dos preços, esses sites também costumam oferecer informações a respeito do produto, como recursos, opiniões de compradores, opções de entrega, entre outros. Essas plataformas juntam as informações de diferentes varejistas, mas normalmente não vendem o produto diretamente.

Mas como funciona o seu modelo de negócios? Vamos saber um pouco mais a respeito.

Canvas do Modelo de Negócio de Sites Comparadores de Preço

Em se tratando de Business Model Canvas, vamos observar cada um dos nove blocos da metodologia para o modelo de negócio de sites de comparação de preços:

Modelo de Negócio de Sites de Comparação de Preço - Business Model Canvas

Como os sites de comparação de preços ganham dinheiro

Ao criar um site de comparação de preços, é necessário que o modelo de negócios inclua uma planejamento sobre como – e quando – a plataforma será monetizada. Há toda uma questão de timing envolvida, pois, se você começar a cobrar muito cedo, perderá os clientes. Mas se deixar passar tempo demais, pode acabar inviabilizando a cobrança.

Em geral, os sites de comparação de preços não cobram nada dos usuários que efetuam as consultas em sua plataforma. Ao contrário, eles costuma se manter através de pagamentos recebidos dos varejistas que aparecem em suas listas.

No entanto, há diversas opções para produzir renda com o seu modelo de negócios. A alternativa escolhida depende muito do público, do mercado e dos fornecedores envolvidos. A maioria das opções envolve:

Propaganda

Trata-se da venda de espaço publicitário para anúncios. Isso é ainda mais forte se o site de comparação está direcionado para um segmento de nicho de mercado, com marcas específicas a serem abordadas.

Mas você também pode fazer uma conta no Google AdSense. Você não terá total controle sobre quem anuncia em seu site, mas ainda tem a opção de definir categorias de anunciantes e até mesmo bloquear os indesejados.

Inscrição

Nesse caso, os sites cobram uma taxa fixa dos fornecedores para que eles sejam incluídos no site. Essa taxa pode ser mensal, anual, o varejista pode pagar pela quantidade de produtos apresentadas e você pode até mesmo oferecer postagens pagas, em que as empresas pagam para aparecer no topo dos resultados de pesquisa.

Comissão

Em outros casos, as empresas pagam uma taxa por clique – toda vez que o consumidor entra no site do fornecedor por meio da plataforma, ou quando concluem uma compra, ou quando inserem seu e-mail, entre outros.

Seus fornecedores fornecerão links de rastreamento para serem adicionados ao seu site. Esses links permitem controlar os cliques ou as vendas. Então, ambos os lados são capazes de verificar as ações na plataforma.

Usuário

Essa só é uma boa opção se estivermos falando de um mercado muito específico. Então, você pode cobrar uma taxa ou uma assinatura para que o usuário tenha acesso às informações de seu site de comparação de preços.

Nesse caso, seu site precisa oferecer uma experiência diferenciada e um valor agregado real ao usuário. Além disso, você precisará investir um pouco mais em marketing para atrair seu público-alvo segmentado.

Pontos fortes e pontos fracos do Modelo de Negócio de Sites Comparadores de Preço

Em geral, as pessoas consultam um site de comparação de preços para economizar tempo e dinheiro. Isso porque esse mecanismos de comparação apresentam diversos varejistas que poderiam ser desconhecidos do comprador até então. E muitos deles oferecem preços mais interessantes.

Além disso, você pode consultar dezenas de lojas em poucos cliques, reunindo um grande número de informações em poucos minutos. O que não aconteceria se tivesse de pesquisar cada site individualmente.

E, mais do que economizar tempo e dinheiro, o usuário também pode se beneficiar desses sites porque pode comparar as diversas opções de produtos similares que existem no mercado. Mais do que preço, pode avaliar o grau de satisfação de compradores anteriores, conferir os diferentes recursos de uma marca para outra etc.

Mas também há alguns transtornos relacionados a compras efetivadas após a consulta aos sites. Um deles é que, por vezes, o cliente pode acabar comprando um produto falsificado ou que não era exatamente como parecia na loja online. Com frequência, as descrições apresentadas não refletem a imagem real do artigo.

Outro problema é que poucos sites de comparação de preços informam os métodos de pagamento disponíveis. Então, muitas vezes, você é atraído pelo preço para uma loja, mas, ao começar o processo de compra com o varejista percebe que as opções de pagamento não combinam com a sua necessidade. O mesmo quanto ao frete e prazo de entrega…

Exemplos de sites de comparação de preços

  • Zoom: também compara os preços de todos os tipos de produtos. Porém, o seu diferencial é que os fornecedores cadastrados são todos empresas confiáveis, de forma a garantir uma compra mais segura ao usuário.
  • Baixou: serve para acompanhar a variação dos preços dos produtos desejados. Os preços são monitorados e hora e hora e, quando acontece redução no valor, o usuário é alertado. Possui extensão para navegador Chrome e Firefox.
  • Bondfaro: é um site de comparação de preços de produtos em geral, com destaque para eletro, eletrônicos, decoração, esporte e lazer. Ele apresenta um histórico dos preços, alerta de queda de valor e uma grande quantidade de opiniões dos compradores. Também tem versões para Android e iOS.
  • Buscapé: o site brasileiro mais famoso na área de comparação de preços é também o maior do setor na América Latina, com mais de 11 mil produtos cadastrados. Ele compara preços de todos os tipos de produtos em uma ampla gama de fornecedores.
    Além disso, também avisa quando um artigo entra em promoção e está disponível na internet, Android e iOS.
  • CotaCota: mais um site de comparação de preços de produtos em geral. A diferença do CotaCota é que ele também compara com preços dos Estados Unidos e já mostra os valores convertidos para Real e atualizados.
  • GoogleShopping: interface simples e direta, já que se trata do maior mecanismo de busca do mundo. Seu diferencial é mostrar produtos similares àqueles que você está procurando.
  • JáCotei: outro site de comparação de preços em geral. Seu grande diferencial é que o usuário acumula milhas aéreas sempre que efetuar compras por meio de sua plataforma.
  • Melhor Plano: compara planos de telefonia, celular, internet, TV por assinatura, inclusive combos e planos empresarias, tudo observando a disponibilidade em sua região.
  • Panda Check: direcionado para os clientes que querem fazer compras em sites chineses. Ele faz a comparação dos preços de diversas lojas virtuais da China, apresentando os resultados sempre em português.
  • Skyscanner: esse site pesquisa e compara preços de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de veículos. Seu foco é oferecer soluções aos viajantes.
  • Trivago: com alto investimento em marketing, o Trivago é um site de comparação de preços de hotéis no mundo todo. Além de informar os preços de acordo com o tipo de hospedagem e os recursos selecionados, ele também apresenta avaliações dos usuários para ajudar os compradores em suas escolhas.
  • Yubb: voltado para o segmento de investidores. O usuário informa a quantidade de dinheiro que tem para investir e o site oferece alternativas em diversos bancos e corretoras. Tudo isso sem custo para o usuário.
  • Zaply: um site de comparação de preços de mercados que possuem serviço de delivery. Você faz as compras de mercado através do site e os estabelecimento entregam em seu endereço.

 

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