O Modelo de Negócio de Cartão Pré-Pago funciona vendendo crédito antes da despesa de clientes. Seu portador pode utilizar serviços ou comprar produtos até o valor de crédito comprado antecipadamente. Uma vez que o crédito acaba, o uso de serviços ou compra de produtos fica impossibilitado até que uma nova quantidade de créditos seja recarregada no cartão.
Ele tem sido usado amplamente por empresas de telefonia celular, mas se espalhou por outras empresas como companhias de cartão de crédito e grandes redes varejistas.
No segmento de cartões de crédito, clientes carregam um valor em dinheiro para usar em saques e compras nacionais e internacionais. A cada débito, o valor diminui até que acabe o saldo do cartão pré-pago.
No varejo, ele é conhecido como cartões vale-presente (gift card), onde geralmente são vendidos com valores pré-definidos já impressos nos cartões. O modelo de vale-presente ganhou tanta força que empresas especializadas surgiram para popularizar essa forma de presentear.
Apesar de ainda recentes no Brasil, ao redor do mundo empresas do gênero são grandes e lucrativas ao redor do mundo.
Um outro ponto interessante é que apesar de seu nome e origem estarem atrelados a um “cartão”, essa dependência não existe mais.
Hoje inúmeras empresas adotam a venda antecipada de créditos para clientes independente do uso de um cartão. É possível carregar sua conta em e-commerces, empresas de telefonia celular e etc. sem qualquer tipo de vínculo com um cartão.
Com isso, posso afirmar que o modelo é essencialmente uma estratégia de fonte de receita com venda antecipada de créditos para uso posterior. O exato oposto ao modelo pós-pago.
Índice
O Business Model Canvas de Cartão Pré-Pago segue o seguinte padrão
Por geralmente significar menor gasto ou oportunidades reduzidas de lucro com taxa de juros (por pagamentos em atraso), o modelo de cartão pré-pago cobra uma taxa por depósito de crédito ou um maior custo por uso.
Por exemplo, o minuto da ligação em operadoras de telefonia celular é mais caro para clientes pré-pago do que para clientes pós-pago.
Forças – é um modelo de negócios muito poderoso para atender as necessidades de clientes da base da pirâmide por não lideram com necessidade de aprovação de crédito e nem risco de inadimplência.
Fraquezas – os gastos dos clientes são mais limitados e não existem ganhos com juros por atraso no pagamento de faturas.
Para obter sucesso com o modelo de cartão pré-pago empresas precisam fazer com que a compra dos cartões seja simples e disponível em uma grande variedade de canais como bancas de jornais, farmácias, rodoviárias, grandes redes varejistas e etc.
Desde que foi regulamentado em 2013 pelo Banco Central, o mercado de cartões pré-pagos não para de crescer. Por não exigir análise de crédito, o mercado é, inclusive, beneficiado pela recessão econômica dos últimos anos.
A Mastercard tem dominado esse setor, não apenas como fornecedora direta mas também como parceira no fornecimento de cartões pré-pagos para parceiros. A previsão movimentou 65 bilhões de reais em 2015 só com cartões dessa modalidade.
De acordo com um estudo feito pela Mastercard, 46% dos clientes que usam pré-pago são da Classe C, possuem renda média de R$ 3 mil, recarregam em média R$ 360 por mês e fazem compras com ticket médio de R$ 76.
Leia também sobre Modelo de Microcrédito e Modelo de Negócio do Nubank e conheça outros modelos de negócios.
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excelente! parabens