Modelo de Microcrédito

O Modelo de Microcrédito funciona oferecendo uma fonte alternativa de serviços financeiros, como empréstimos e poupança, para a população de baixa renda que não têm acesso a bancos e outros serviços tradicionais.

Seus serviços financeiros normalmente envolvem valores baixos que podem ser oferecidos de diferentes formas, incluindo associações, bancos comunitários, cooperativas, ONGs, risco compartilhado em grupo e empresas privadas.

Curso Business Model Canvas

É um mercado com imenso potencial, mas ainda em desenvolvimento, validando e testando formatos diferentes.

O Modelo Canvas do Microcrédito

O Business Model Canvas de empresas de Microcrédito segue o seguinte padrão Modelo de Microcredito - Modelo Canvas

Como o Modelo de Microcrédito Ganha Dinheiro

O modelo de Microcrédito ganha dinheiro cobrando credores juros sobre os valores de empréstimos.

Apesar de normalmente estes juros serem menores do que em bancos tradicionais, dependendo do modelo de empréstimo ele pode ser até mais caro pois algumas instituições cobram, além do juros, um valor fixo por transação.

Apesar de ser focado nos mais pobres, empresas de microcrédito possuem baixíssima taxa de inadimplência. Mais de 90% dos empréstimos são pagos.

Forças e Fraquezas do Modelo de Microcrédito

Forças – o modelo possui um risco menor em relação ao mercado tradicional e demanda menor investimento já que os valores dos empréstimos são relativamente baixos.

Fraquezas – existem diversas maneiras diferentes que podem ser adotadas e que ainda estão sendo validadas no mercado.

Como obter Sucesso com o Modelo de Microcrédito

Para obter sucesso com o modelo de microcrédito empresas precisam investir em soluções móveis (celular) para conseguir entregar serviços financeiros com um mínimo de custo de infraestrutura.

As empresas também devem usar agentes locais como canal de distribuição para penetrar em comunidades que normalmente precisam ganhar confiança no serviço oferecido.

O uso de agentes também ajuda a reduzir o risco de inadimplência já que a pressão de seus pares semelhantes cria uma camada de consciência coletiva e social.

Caso de Sucesso do Modelo de Microcrédito

Fundado em 1976 pelo professor e prêmio nobel da paz Muhammad Yunnus, O Grameen Bank é o primeiro banco do mundo especializado em microcrédito.

Yunus criou o banco pensando em erradicar a probreza no mundo em Bangladesh, Índia, e desde sua fundação já emprestou o equivalente a 5,71 bilhões de dólares para 6,61 milhões de clientes, dos quais 97% são mulheres.

O banco possui 2185 agências e 18.795 funcionários que atendem a 71.371 vilarejos. Sua taxa de inadimplência é de apenas 1,15%, o que significa que o banco recebe de volta 98,85% dos empréstimos que concede.

Com uma taxa de inadimplência tão baixa, o Grameen bank é considerado uma das mais bem administradas instituições financeiras do mundo.

Outras Empresas que Adotam o Modelo de Microcrédito

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo! Dúvidas são bem vindas e serão respondidas assim que possível! 😉

Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Microfinance
The New MicroFinance Handbook
http://www.microfinancegateway.org/what-is-microfinance
http://www.kiva.org/about/microfinance
http://www.gdrc.org/icm/model/model-fulldoc.html
http://www.fgda.org/dati/ContentManager/files/Documenti_microfinanza/Comparing%20Microfinance%20Models.pdf
Curso Business Model Canvas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVIDADES NO SEU

EMAIL

 
Quer ficar por dentro das análises dos mais diversos modelos de negócios do planeta? Assine agora e não perca nenhum novo post!