O Modelo de Microcrédito funciona oferecendo uma fonte alternativa de serviços financeiros, como empréstimos e poupança, para a população de baixa renda que não têm acesso a bancos e outros serviços tradicionais.
Seus serviços financeiros normalmente envolvem valores baixos que podem ser oferecidos de diferentes formas, incluindo associações, bancos comunitários, cooperativas, ONGs, risco compartilhado em grupo e empresas privadas.
É um mercado com imenso potencial, mas ainda em desenvolvimento, validando e testando formatos diferentes.
Índice
O Business Model Canvas de empresas de Microcrédito segue o seguinte padrão
O modelo de Microcrédito ganha dinheiro cobrando credores juros sobre os valores de empréstimos.
Apesar de normalmente estes juros serem menores do que em bancos tradicionais, dependendo do modelo de empréstimo ele pode ser até mais caro pois algumas instituições cobram, além do juros, um valor fixo por transação.
Apesar de ser focado nos mais pobres, empresas de microcrédito possuem baixíssima taxa de inadimplência. Mais de 90% dos empréstimos são pagos.
Forças – o modelo possui um risco menor em relação ao mercado tradicional e demanda menor investimento já que os valores dos empréstimos são relativamente baixos.
Fraquezas – existem diversas maneiras diferentes que podem ser adotadas e que ainda estão sendo validadas no mercado.
Para obter sucesso com o modelo de microcrédito empresas precisam investir em soluções móveis (celular) para conseguir entregar serviços financeiros com um mínimo de custo de infraestrutura.
As empresas também devem usar agentes locais como canal de distribuição para penetrar em comunidades que normalmente precisam ganhar confiança no serviço oferecido.
O uso de agentes também ajuda a reduzir o risco de inadimplência já que a pressão de seus pares semelhantes cria uma camada de consciência coletiva e social.
Fundado em 1976 pelo professor e prêmio nobel da paz Muhammad Yunnus, O Grameen Bank é o primeiro banco do mundo especializado em microcrédito.
Yunus criou o banco pensando em erradicar a probreza no mundo em Bangladesh, Índia, e desde sua fundação já emprestou o equivalente a 5,71 bilhões de dólares para 6,61 milhões de clientes, dos quais 97% são mulheres.
O banco possui 2185 agências e 18.795 funcionários que atendem a 71.371 vilarejos. Sua taxa de inadimplência é de apenas 1,15%, o que significa que o banco recebe de volta 98,85% dos empréstimos que concede.
Com uma taxa de inadimplência tão baixa, o Grameen bank é considerado uma das mais bem administradas instituições financeiras do mundo.
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